terça-feira, 8 de maio de 2018

Ana Lucia Torre se destacou e repetiu a boa parceria com Walcyr Carrasco em "O Outro Lado do Paraíso"

Ela é uma das melhores atrizes do país, embora não receba o devido valor. Sua carreira televisiva foi iniciada em 1977, na novela "Dona Xepa", quando viveu Glorita Camargo, uma perua falida. A partir desse trabalho, emendou várias outras tramas, como "Sinhazinha Flô" (1977), "Marron Glacê" (1979), "As Três Marias" (1980), "Ciranda de Pedra" (1981), "Corpo a Corpo" (1984), "Tieta" (1989), "Renascer" (1993), entre tantas mais. A profissional em questão é Ana Lucia Torre, que atualmente tem se destacado na pele da desbocada Adnéia em "O Outro Lado do Paraíso". 



A atriz iniciou seu trabalho no atual fenômeno das nove com poucas falas, sendo apenas uma coadjuvante de um núcleo paralelo. O foco era apenas a vingança de Clara (Bianca Bin). Porém, em virtude de críticas vindas do famigerado grupo de discussão da Globo, alegando falta de humor no enredo de Walcyr Carrasco, o autor resolveu transformar os conflitos de Samuel (Eriberto Leão) em situações cômicas. O núcleo, infelizmente, perdeu a oportunidade de tratar a homossexualidade de forma séria e várias ''esquetes'' se revelaram grandes bobagens. No entanto, quem ganhou com tudo isso foi Ana. 

Adnéia virou a personagem principal, representando a homofobia, o machismo e o preconceito presentes em tantas famílias. Aliás, é impossível ninguém identificar uma senhorinha dessas em seu seio familiar. Inconformada em ver o filho com Cido (Rafael Zulu), a mãe do psiquiatra fez de tudo para juntá-lo com Suzy (Ellen Rocche) e até chamou Irene (Luciana Fernandes) para reconquistar o atual namorado do médico.
Ela virou o centro das atenções e os demais viraram escadas para a intérprete brilhar, mesmo com várias situações caindo na repetição.

Foram (e são) várias cenas bem entrosadas com Eriberto, Rafael e Ellen, destacando o grande talento da atriz. Ana é uma figura frequente nas novelas de Walcyr e o autor é o único que a escala para ótimos papéis nos últimos anos. Tanto que a intérprete está acostumada com o estilo do escritor, proferindo seu texto com total naturalidade. E já ganhou dele os mais variados tipos, incluindo perfis íntegros, diabólicos ou cômicos, como é o caso do atual. O sucesso que o núcleo do Samuel faz deve muito a ela, que tem feito uma boa dupla com Ellen Rocche, principalmente. 

Seu melhor papel na carreira foi a víbora Débora, em "Alma Gêmea" (2005). A interesseira mulher era mãe de Cristina (Flávia Alessandra), a grande vilã da obra de Walcyr Carrasco, e ajudava a filha em todos os seus planos maquiavélicos. A parceria deu tão certo que as duas formaram a melhor dupla de vilãs do horário das seis. O telespectador amava odiar as cobras e aplaudir o desempenho das atrizes. Até hoje essa víbora é lembrada pelo público, virando até ''meme" ----- imagens ou animações bem-humoradas ---- na internet. 

A parceria da atriz com o autor foi iniciada em "O Cravo e a Rosa", em 2000, quando interpretou a xucra Neca, empregada da fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis). Era um papel bem pequeno, mas foi crescendo ao longo da trama. Em 2005, recebeu a já citada Débora, em "Alma Gêmea", e no ano seguinte foi escalada para viver a inspetora Hilda, no remake de "O Profeta" (Walcyr era o supervisor da primeira novela de Duca Rachid e Thelma Guedes em 2006). Em "Sete Pecados" (2007), viveu a Anja Guilhermina, protagonizando cenas hilárias ao lado de Cláudia Jimenez. Já em 2009, o escritor criou a enérgica Esther, em "Caras & Bocas", especialmente para Ana, que convenceu na pele de uma judia que defendia sua família com unhas e dentes. 

A dupla seguiu junta em "Verdades Secretas" (2015), quando a atriz viveu a afetuosa Hilda, avó da ambígua Angel (Camila Queiroz), no fenômeno das 23h. No ano seguinte, em 2016, interpretou a honesta Camélia, dona da pensão mais popular de "Êta Mundo Bom!". Levando em conta a parceria iniciada no ano 2000, Ana só participou de quatro novelas que não tinham Walcyr como responsável desde então: "Porto dos Milagres" (2001), "Insensato Coração" (2011), "Amor Eterno Amor" (2012) e "Joia Rara" (2013). 

A atriz ainda tem uma carreira sólida no cinema e no teatro. O longa "Reflexões de um Liquidificador" (2009) foi aclamado pela crítica justamente devido ao grandioso desempenho da atriz, que também participou de filmes como "Quanto vale ou é por quilo?" (2005), "Primo Basílio" (2007) e "Nosso Lar" (2010). Entre as peças teatrais que contaram com a atuação de Ana, há "Eles não usam black-tie", "Norma", "Seria cômico se não fosse sério" ---- peça que lhe rendeu uma indicação de Melhor Atriz ao Prêmio Shell ---- e "Como se tornar uma supermãe".

Ana Lucia Torre é uma profissional que merece todo reconhecimento e seu sucesso em "O Outro Lado do Paraíso" é consequência de seu talento. Adnéia é uma senhora preconceituosa, mas nunca foi uma má pessoa. Fica evidente que tudo o que diz é fruto de ignorância, tendo um perfil parecido com o do Eurico (Humberto Martins), da recente "A Força do Querer". A atriz está ótima em mais uma parceria bem-sucedida com Walcyr e já foi escalada para "Espelho da Vida", próxima novela das seis de Elizabeth Jhin. Que a autora faça jus a essa grande atriz.


21 comentários:

Rafaella disse...

Eu amo a Ana e só esse autor a valoriza.Nao sabia que ia pra próxima das seis e espero que a autora não lhe dê outra Verbena de Amor Chato Amor.

Anônimo disse...

Falem o que quiser dessa novela mas não podem falar que os atores não foram valorizados como mereciam. Nunca vi tanto velho com papel de destaque. Na proxima só tem dois pelo que vi.

Adriana Helena disse...

Ahhhhhh que maravilha Sérgio!!
Amei o destaque que você deu para essa excelente e maravilhosa atriz!
Ana Lucia Torre é incrível, ela interpreta com o olhar matreiro que tem!
Ela tem que voltar em outras novelas, em outros papéis, pois só temos a ganhar com esse show de talento!!
Amigo, parabéns pelo apanhado histórico da carreira consagrada dela! Estou estupefata com tanto talento!!
Um grande beijo e uma semana maravilhosa!! :)))

Felisberto T. Nagata disse...

isso é verdade, por mais que sempre queremos justificar , ser de outra geração, uma senhorinha dessa está quase sempre presente em qualquer família. sim,eu acabei conhecendo mais Ana Lucia Torre nos 'antigos' memes; mas ela é grande atriz , muito talentosa e merece todo o seu destaque,Sérgio,Abraços e feliz semana!

Anônimo disse...

Noa tinha parado pra pensar que desde 2000 ela só fez 4 novelas que não foram do Walcyr.Que bom que ao menos ele lembra dela.

Lulu on the sky disse...

Ela é ótima atriz. Gosto muito dela.
big beijos
www.luluonthesky.com

Andressa Mattos M. disse...

A cena de hoje com Adneia aceitando a relação do filho com Cido foi linda. Que atriz!

Anônimo disse...

Vou ser bem sincero, eu detestei esse núcleo que você mesmo fez questão de criticar no texto e eu concordo com tudo, foi repetitivo, e perdeu a oportunidade de falar sobre a homossexualidade com seriedade e transformou num núcleo de zorra total mesmo, era ridiculo e patético e me dava vergonha alheia sempre. Mas, e independente disso, a Adneia e a Ana Lúcia salvou o nucleo, e não só ela, como a Ellen Roche também que viveu um grande momento, as duas foram a salvação desse péssimo núcleo

Dean Winchester disse...

Uma grande atriz valorizada, mas num núcleo ruim.

Luli Ap. disse...

A atriz é mesmo maravilhosa e merece o destaque do núcleo que perdeu sim ótima oportunidade de inclusão e respeito se transformando mais num "cômico sem graça", massssss que teve alguns poucos bons momentos, e esses momentos invariavelmente estavam conectados a Ana Lúcia.
Perfeita a correlação com o personagem de Humberto Martins, não é maldade pura e simples, mas fruto da ignorância, talvez mesmo de outras gerações.
Mais um texto perfeito!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Vamos torcer, Rafaella.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu sou fã, Adriana!!!!

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Felis!!!

Sérgio Santos disse...

Pelo menos ele, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Baita atriz, Andressa.

Sérgio Santos disse...

As duas foram ótimas mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, Dean.

Sérgio Santos disse...

É o que penso, Luli. bjss

Unknown disse...

Amo a atriz ana lucia torres melhor atriz do mundo linda