terça-feira, 10 de abril de 2018

"Onde Nascem os Fortes": o que esperar da próxima trama das onze?

Em 2017, a Globo decidiu parar de chamar as produções das 23h de novela, adotando o termo "supersérie". O objetivo é vender melhor no mercado internacional, pois, algumas novelas da faixa, que já são curtas (cerca de 60 capítulos), foram condensadas ainda mais para o exterior. Porém, não poderia ter escolhido o momento pior. Afinal, "Os Dias Eram Assim" foi uma decepção e se arrastou ao longo dos meses com um enredo limitado e repetitivo. Não teve nada de super e nem de série. Todavia, em 2018, isso parece ter mudado. "Onde Nascem os Fortes" tem potencial.


Os autores que escrevem a trama têm um excelente currículo e justamente com enredos destinados a faixas mais tardias. George Moura e Sérgio Goldenberg produziram a elogiada "O Canto da Sereia" em 2013 e a primorosa "Amores Roubados" em 2014, duas minisséries que prenderam a atenção do público mesclando suspense e drama. A dupla ainda escreveu o excelente remake de "O Rebu", em 2014, resultando em uma novela repleta de empolgantes enigmas e personagens sombrios. Três produções irretocáveis. Eles também repetem a parceria com o ótimo José Luiz Villamarim e o competente Walter Carvalho como diretores. Ou seja, a possibilidade de um novo acerto é bem grande.

E o enredo é dos mais interessantes. Uma história cheia de amores impossíveis, ódio e perdão, que se passa no sertão nordestino, em um território onde, às vezes, quem vence é o mais forte e não a lei. A saga de Maria (Alice Wegmann) norteia a trama.
Ela é um jovem aventureira que tenta descobrir a qualquer custo o paradeiro do irmão gêmeo, Nonato (Marco Pigossi em uma participação especial), desaparecido misteriosamente após flertar com a sedutora Joana (Maeve Jinkings), funcionária e amante do empresário Pedro Gouveia (Alexandre Nero), também conhecido como "Rei do Sertão". O poderoso homem é casado com Rosinete (Débora Bloch) e pai do paleontólogo Hermano (Gabriel Leone) e de Aurora (Lara Tremouroux).

Na trama, Maria e Nonato viajam para a cidade de Sertão, terra natal de sua mãe, a engenheira química Cássia (Patrícia Pillar), em busca de novas trilhas de bicicleta. Lá, Maria se apaixona por Hermano, mas tudo entra em colapso com o sumiço de seu irmão. A protagonista, então, passa a investigar esse angustiante mistério e se afasta do seu amor assim que descobre o parentesco com Pedro Gouveia. Desconfiada que o poderoso homem está envolvido no desaparecimento de Nonato, Maria declara guerra ao empresário, que, por sua vez, não medirá esforços para proteger sua reputação. Esse embate faz com que Cássia retorne à cidade depois de muitos anos e tenha o apoio de Ramiro (Fábio Assunção), um juiz de direito violento e corrupto que tem interesses escusos por trás desse suposto altruísmo.

O clima tenso logo vira o protagonista desse drama, interrompendo romances, alterando destinos e fazendo com que segredos de família guardados há anos sejam desenterrados. É uma história com grande potencial e perfeita para a faixa das 23h, tendo a liberdade de explorar cenas mais pesadas e impactantes, o que não aconteceu com "Os Dias Eram Assim" ano passado. E o elenco ainda conta com outros nomes de peso, além dos já citados, como Irandhir Santos, Carla Salle, Enrique Diaz, Titina Medeiros, Camila Márdila, Lee Taylor, José Dumont, Mariana Molina, Jesuíta Barbosa ----- que viverá Ramirinho, filho de Ramiro, cujo maior segredo é sua vida noturna, trabalhando como a transformista Shakira do Sertão ----, entre outros.

"Onde Nascem os Fortes" vem apresentando atrativas chamadas, algumas narradas pela maravilhosa Elba Ramalho (que canta uma música da trilha), e tem boas chances de honrar o horário destinado a enredos mais pesados. Que não seja uma propaganda enganosa!

22 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Mesmo autores de O Canto da Sereia, Amores Roubados e O Rebu? Não pode ser ruim!!!!

Anônimo disse...

Olá Sérgio,
Concordo com a Andressa.

Abraço e continuação de boa semana!

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Hummm parece muitooo interessante, veremos!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Com algumas exceções, o horário das 11 é o que tem nos proporcionado as melhores tramas, na minha opinião. José Luiz Villamarim é um dos meus diretores favoritos, além de ser ótimo na escalação e nessa série não podia ser diferente. Que elenco ma-ra-vi-lho-so e tomara que a Alice Wegmann tenha oportunidade de brilhar, acho ela uma das melhores atrizes dessa nova geração.

Paula

Felisberto T. Nagata disse...

pela sua apresentação do enredo , pelas chamadas, pelo belo elenco - Alexandre Nero, Patrícia Pillar, Enrique Diaz, José Dumont - autores e diretores , tem tudo para não ser uma propaganda enganosa; resta - nos aguardar, Sérgio; bela semana,abraços!

Clau disse...

Oi Sérgio,
O título eu gostei!
E a trama parece ser bem empolgante...
cheia de mistérios e expectativas.
Como escreveu você:
"Que não seja uma propaganda enganosa!"
Bjs ;)

Anônimo disse...

Promete ser um novelão!

Lulu on the sky disse...

Tenho certeza de que vou gostar dessa série.
big beijos

Adriana Helena disse...

Sérgio, meu amigo, estou empolgadíssima com a estreia desta super -série!
As chamadas estão de arrepiar e só tem atrizes e atores de alto gabarito!!
Oa autores são maravilhosos e como disse a Andressa no início dos comentários, não pode ser ruim! :)))
Será fortíssimo, com toda a certeza!!

Adorei amigo, obrigada por passar uma resenha tão primorosa!!
Beijos e uma ótima semana!! :)))

Outsiders disse...

Super séries são bem conhecidas nos Estados Unidos, graças a “friend” da Globo, a Telemundo. Eles começaram a usar esse formato, que nada mais é que uma novela exibida por partes. Às vezes tem tantos capítulos quanto um novela, mas tem mais do que uma temporada. É o caso de El Señor de los Cielos (com 4 temporadas), Señora Acero (com 3) e outras que começaram a pouco tempo. São conhecidas como narconovelas também e fazem muito sucesso entre os latinos que moram por lá e já foram muito exportadas. É um formato inovador, que acredito ter bons resultados por sua qualidade, roteiro, trama, direção etc., afinal algumas séries como "O Rebu" e outras, que poderiam ter continuações, nunca foram projetadas para isso.

Definitivamente…. a Malhação que é produção que merece a definição de Superserie….. Tá no ar há 23 anos e na sua 26a temporada…. Kkkk

Mas parece que dessa vez fizeram uma boa escolha (George Moura e Sérgio Goldenberg, por suas criações "O Canto da Sereia", "Amores Roubados" e "O Rebu") ao lado de José Luiz Villamarim e o Walter Carvalho como diretores. Equipe de competentes de autores e diretores de tramas das 23 horas.

O público prefere o termo novela das 23h ou telenovelas que desde que começou estam sendo as melhores - ou não - conforme a qualidade da trama, diretores, roteiros... e não somente pelo ibope!!!
E não desse novo termo “Supersérie” é completamente sem nexo. Estão querendo é inventar moda um nome novo até porque já existe minissérie, série e seriado que são os termos certo para cada formato só mudaram o nome mais vai continuar sendo uma novela das 11 que é meio tosco e desnecessário isso.
Na melhor das definições seria uma macrossérie! O que é uma macrossérie? Macrossérie tem vários capítulos, mas apenas uma temporada. E a Crítica de Televisão já classificam "O Astro" como uma novela pela longa duração.

izabel disse...

Super série. Hahaha. Piada pronta, não é?!

José Luiz Villamarim e George Moura já fizeram ótimas séries como Amores Roubados, O Canto da Sereia e O Rebu, esperamos que essa seja mais uma. O elenco, pelo menos, é maravilhoso.
É bom ver que ainda têm diretores que escalam pelo talento e não pelos seguidores como Walcyr Carrasco, Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, etc,etc, etc.

Um ALERTA precisa ser feito: A locação da trama não se encontra no sertão, mas no CARIRI paraibano. Há uma diferença gigantesca e só reforça o estereótipo de que acima da Bahia tudo é sertão...

Sérgio Santos disse...

Não mesmo, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Cleu.

Sérgio Santos disse...

Parece mt boa, Debora.

Sérgio Santos disse...

Villamarim é um baita diretor mesmo, Paula. Sou fã.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Felis. abçss

Sérgio Santos disse...

Promete, Clau!

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Ok, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Tb estou empolgado, Adriana!!!! bjão

Sérgio Santos disse...

É isso, Day!