sexta-feira, 16 de março de 2018

Ótima como Clara em "O Outro Lado do Paraíso", Bianca Bin fez por merecer uma protagonista no horário nobre

Protagonizar uma novela é um desafio para qualquer ator, incluindo os mais experientes. E quando não é um casal de mocinhos e, sim, uma única personagem? E no horário nobre da Globo? Com certeza, é ainda pior para o intérprete. Se fracassar, a mancha em sua carreira será inevitável. Ser o responsável pelo mote central de um enredo é uma missão complicada, exigindo um grau de entrega muitas vezes exaustivo. Mas, Bianca Bin conseguiu driblar todas as armadilhas possíveis e vive seu melhor momento na pele da vingativa Clara, em "O Outro Lado do Paraíso".


A heroína do fenômeno de Walcyr Carrasco correu um risco alto de ser rejeitada nas primeiras semanas, pois apresentava todas as características irritantes de uma mocinha. Era excessivamente ingênua, passiva e totalmente manipulável. Caiu na lábia do conquistador e violento Gael (Sérgio Guizé) com facilidade e não reagia diante das declarações arrogantes da sogra, Sophia (Marieta Severo), e da cunhada, Livia (Grazi Massafera). Para piorar, mesmo apanhando do esposo várias vezes, se negava a denunciá-lo --- como ocorre mesmo na vida real. Ou seja, um teste de paciência para o telespectador.

A questão que a humanizava, despertando empatia do público, era a tragédia envolvendo o seu pai, morto quando garimpava as suas terras em busca de esmeraldas. Esse trauma, inclusive, deixava a protagonista firme em relação ao terreno do avô, Josafá (Lima Duarte), negando qualquer chance de garimpo e enfrentando as intimidações da sogra e do marido.
A atriz conseguiu dominar a personagem logo no início do enredo, mesmo diante de todos esses 'empecilhos dramatúrgicos', provando que a escalação de Walcyr foi um acerto. A burrice da mocinha foi atenuada pela atuação entregue da intérprete.

E Bianca comoveu muito em todos os momentos em que Clara apanhava de Gael, além de ter demonstrado uma linda sintonia com os magistrais Lima Duarte e Fernanda Montenegro (Mercedes). A trajetória da personagem foi exigindo cada vez mais dela e as cenas em que a mocinha foi parar no hospício, sendo internada por Sophia e conhecendo sua futura mentora Beatriz, proporcionaram sequências muito fortes dramaticamente. A atriz ainda fez uma maravilhosa dupla com Nathalia Timberg, emocionando ao lado da veterana, que fez uma breve participação. E um de seus melhores desempenhos no enredo foi justamente na hora em que Clara jurou se vingar de todos os seus inimigos, diante do penhasco onde ficava o manicômio.

A virada da protagonista rendeu a cena mais marcante de "O Outro Lado do Paraíso", entrando para a história da teledramaturgia, sem exagero. A entrada triunfal de Clara, em meio ao festão organizado por Sophia e sua corja, ao som de "Blaze Of Glory" (Jon Bon Jovi), foi de lavar a alma do público e a partir daquele ponto ficou perceptível a mudança na atuação de Bianca, que deixou a expressão angelical de lado, adotando uma postura mais altiva e poderosa. Claro que o fato da personagem ter ficado milionária contribuiu, mas o trabalho corporal da atriz fez toda diferença. Ali nasceu uma nova Clara. Impossível lembrar da icônica frase "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta" sem rememorar a expressão de deboche da heroína.

Desde então, Bianca vem protagonizando ótimas cenas e norteando o roteiro, provocando viradas em todos os núcleos através das vinganças de Clara Tavares. Vale destacar a reviravolta mais recente da novela, quando Renato (Rafael Cardoso) se revelou um dos grandes vilões da trama. Bianca deu um show quando a mocinha descobriu a verdade sobre o seu até então noivo, negando se casar em pleno altar, deixando os convidados e ele impactados. Logo depois, a intérprete foi ainda mais exigida, emocionando durante o desdobramento dessa descoberta, com Renato finalmente tirando a máscara de bom moço e debochando da mocinha. Aliás, Rafael Cardoso, Glória Pires, Lima Duarte, Sérgio Guizé e Thiago Fragoso (que tem uma química grande com Bianca) também brilharam.

É preciso lembrar que Bianca não foi escolhida para ser protagonista no horário nobre às cegas. Walcyr apostou nela simplesmente porque a atriz roubou a cena em "Êta Mundo Bom!" (2016), fenômeno das seis do escritor, apagando totalmente a verdadeira mocinha (Filó - Débora Nascimento), e transformando a lutadora Maria na heroína do enredo sobre Candinho. Saiu de coadjuvante e virou protagonista graças ao seu talento. Sua evolução, por sinal, é visível. Estreou inexpressiva em "Malhação" (2009); não foi bem como adolescente mimada na ótima "Passione" (2010) e teve um desempenho mediano tanto como a chiliquenta Açucena, em "Cordel Encantado" (2011), onde viveu a mocinha, quanto como vilã no remake de "Guerra dos Sexos" (2012). Já nas equivocadas e fracassadas "Joia Rara" (2013) e "Boogie Oogie" (2014) demonstrou um claro amadurecimento cênico, se destacando. Ou seja, protagonizou três novelas das seis e roubou a cena na quarta da mesma faixa, até ser colocada no posto de personagem central no principal horário da Globo. Uma faculdade de artes cênicas diante do telespectador, praticamente.

Bianca Bin faz por merecer o protagonismo de "O Outro Lado do Paraíso" e vive seu melhor momento na carreira na pele da determinada Clara. A mocinha vingativa ganhou uma atriz dedicada e que faz jus ao posto, honrando a confiança de Walcyr Carrasco e do diretor Mauro Mendonça Filho.

32 comentários:

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Bianca Bin evoluiu com o tempo mesmo. E está se destacando muito bem em O Outro Lado do Paraíso. Uma das minhas atrizes favoritas, desde Cordel Encantado.

Anônimo disse...

Ótima. Adoro a Clara e dá gosto de torcer por ela. A cena do Renato hoje foi um show.

Giam disse...

Somente uma correção, Sérgio! A Bianca Bin não foi vilã em Passione(ali sua personagem, Fátima, fazia parte de um núcleo que tinha destaque no início, mas ficou apagado no decorrer da trama). Eu acho que você estava falando sobre o remake de Guerra dos Sexos, não é?

chica disse...

Já que não assisto a novela. resta deixar um abração desejando ótimo fds!! chica

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente ela está maravilhosa nessa novela, foi uma ótima escolha!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A Bianca Bin me conquistou nas novelas das seis, principalmente em Boogie Oogie e Joia Rara. Eu detesto essa novela O Outro Lado do Paraíso, mas a atriz está muito bem. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Adriana Helena disse...

Sérgio, que narração excelente da atuação da Bianca Bin!

Nunca vi alguém interpretar só com o olhar e ela ( A CLARA) tem esse poder de nos hipnotizar só com o olhar que dispara!! Nossa, na cena do casamento ela estava incrível e nem precisou dizer uma palavra, quer dizer, apenas o sonoro NÃO ...rsrs Seu olhar dizia tudo!!

Amei amigo!!
Lindo final de semana!!
Beijos! :)))

Anônimo disse...

Adoooro Bianca. Que bom que ela teve oportunidades para crescer e mostrar a atriz imensa que é hoje. Merece todo o reconhecimento que esta tendo. Não imagino outra atriz interpretando a Clara. ��

Anônimo disse...

Sérgio, acho a Bianca Bin uma grande atriz, principalmente se considerarmos que ela só tem 27 anos. Geralmente, atores dessa idade não tem tanta maturidade cênica. Pra fazer uma comparação, o Caio Castro tem 29 anos (dá pra acreditar que ele é mais velho que ela?), ou seja, ele demorou até os 29 pra fazer o seu primeiro papel bom de verdade, o Dom Pedro. Já Bianca sempre se destacou, os outros papéis em que ela não se saiu tão bem, na minha opinião, foram mais por culpa da personagem do que da sua atuação em si. Contudo, de fato, seu talento ficou evidente em Joia Rara, Boogie Oogie (uma novela que apesar do flop, eu adorei) e, claro, Êta Mundo Bom!, quando conseguiu roubar a cena mesmo sendo coadjuvante. A Bianca é uma atriz que fez por merecer o posto de protagonista do horário nobre, tomara que os autores e diretores continuem valorizando-a, porque, sinceramente, o que ela tá fazendo com 27 anos não é pra qualquer um não, acho que o melhor da Bianca ainda está por vir.

Paula

Elisabete disse...

Sempre de olho nos detalhes. Muito bem!
Bom fim de semana, Sérgio.

Felisberto T. Nagata disse...

só conhecia Bianca Bin pela sua fraca participação em Passione, mas conforme 'dito' percebe-se claramente sua evolução, 'prota' merecido mesmo,Sérgio, belo final de semana,abraços!

Chaconerrilla disse...

Oi Zamenzito, boa noite! Eu não consegui acompanhar essa novela. Nunca tenho estômago para as tramas pesadas das novelas das nove, mas, pelo pouco que vi, concordo com você sobre a Bianca. Ela está maravilhosa como Clara, merece todo o reconhecimento. Pra ser sincera até na malhação, eu gostava dela. Marina e Caio são um dos meus OTPs. hehe. Enfim, é muito lindo ver como um ator pode crescer, amadurecer e se firmar na carreira. Talvez eu seja muito manteiga derretida, mas me emociona ver a evolução dos atores, porque é você perceber que estudar, trabalhar, dar duro pode trazer bons frutos. Pode dar certo.

Lulu on the sky disse...

Ela evoluiu muito como atriz e faz tão bem tanto mocinha quanto vilã.
bom domingo.
big beijos
www.luluonthesky.com

Eduardo disse...

Acho a Clara uma personagem difícil por começar sendo frágil, inocente e sofredora. Um perfil típico dos antigos dramalhões. Mas se tornou uma mulher mais forte com a virada da trama. A atriz conseguiu ganhar uma torcida tão grande que não apenas pode ser considerada como uma das responsáveis pelo aumento dos índices do ibope, já que o público aguardava o retorno dela, como ela é capaz de nos irritar com suas escolhas e mesmo assim ainda torcermos por ela, afinal ela tem um histórico pesado. Acho até que o perfil dela foi feito na medida: amorosa com os seus amigos, fria com os inimigos, cheia de dúvidas quanto aos pretendentes. Walcyr deu um presentão para a Bianca.

Só acho que o autor vacilou em uma questão. Apesar de estar gostando das vinganças, acho que ele errou em fazer a Clara sonhar com o juiz. Renato e Beth sabiam do "sócio", os mesmos já poderiam ter comentado sobre em algum momento e nessa aproximação com a Nádia, a Clara poderia ter suspeitado e investigado. Nem demoraria tanto porque ela já teria metade das informações. E nem foi esquecimento do autor porque o próprio Renato admitiu saber uns 2 capítulos após a Clara falar em "sonho". Tirando isso acho que a personagem está muito bem. No aguardo da Sophia e, talvez, da Lívia. Aliás, foi só reclamar da Lívia que ela começou a ter bastante destaque e o Gael... espero que não seja endgame.

Uma outra coisa: será que vai ter alguma vingança final contra todos eles? Samuel mentiu pra mãe ao dizer que não sabia o motivo da Clara persegui-lo. Gustavo mentiu pra Nádia. Vinícius também mentiu pra Lorena. Resumindo: na cidade ninguém sabe a razão da Clara se vingar de todos. O Tomás não sabe quem é Lívia, muito menos o motivo da Clara ter dito não para o Renato.

Leitora disse...

Olá! Acompanho ela na verdade acompanho é modo de dizer eu vejo ela na TV desde Malhação, mas eu não vi Guerra dos Sexos e Jóia Rara e aliás eu vi um texto seu antigo sobre ela em Boogie Oogie e no texto você falava como ela tinha melhorado em cena, alias eu gostava de boogie Oogie o que f**** a novela pra mim foi o segredinho de Carlota.
Agora sobre OOLDP é uma coisa engraçada porque eu até gosto da novela, de algumas coisas, shippo alguns casais. Laura e Rafael♥ acho que gosto mais deles do que de Clarick a Bin na minha humilde opinião está segura no papel, mas... Eu não sou boba a novela parece um queijo suíço de tanto furo essa questão do Renato vilão já havia aí uma suspeita, uma desconfiança, porem tem coisas que não se encaixam, não batem, mas como diria Glórinha é preciso voar.
E ah assim eu queria aproveitar pra falar da vingança da Clara (Amo quando toca Blaze of Glory. John Bon Jovi♥♥♥ eu acho que eu tenho todas as musicas do Bon Jovi que tocou em novelas porque ah socorro!) E por onde anda o Radiohead? Não tocam mais na novela? Aliás as trilhas sonoras das novelas eram muito mais caprichadas. Tinhamos uma musica tema diferente para cada casal, Uma musica pra vilã ou vilões, musiquinha de suspense, do núcleo de comédia e etc era automático começava a musiquinha já sabíamos quem entraria em cena e hoje tá uma bagunça generalizada, mas voltando pra vingança da Clarinha a unica que realmente valeu a pena até agora foi a do Delegado pedófilo a do juiz ainda está em andamento então eu não conto, mas eu fiquei decepcionada com a do médico que faz parte do pior núcleo da novela se bem que tem o salão, mas no salão tem o Nick que salva e no Dr. Samuel tem a Dona Adnéia é... Eu acho que dá empate ou não porque o do médico me faz ter mais vergonha alheia então acho que ganha por uma diferença minima, enfim eu achei a vingança contra o médico extremamente fraca, na verdade a Clara acabou fazendo um favor pra ele. Eu acho engraçado porque o Delegado deixou de ser delegado, o juiz agora vai deixar de ser juiz, mas o médico continua médico? Ok ele não era pedófilo, nem sócio de um bordel, mas assinou um laudo falso não sei como funcionam as coisas nesse meio, mas creio eu que ele deveria ser no minimo suspenso de suas atividades, afinal de contas um laudo psiquiátrico falso não é a mesma coisa que pegar o ônibus errado se fosse antes eu ia falar que o carrasco ficou com receio por causa daquela polemica com os Psicólogos que eu não comentei nada porque eu ia puxar sardinha pro lado dos psicólogos, por certas razões, mas ambas as situações ocorreram em períodos distintos. Enfim Psicologo e Psiquiatra todo mundo confunde, mas são duas profissões diferentes e como o medico continua medico (Ah não ser que eu tenha perdido alguma coisa, mas certeza que não) eu queria saber porque afinal de contas era um laudo medico falso será que eu posso considerar isso mais um furo de roteiro? Sim posso.
Sergio eu não sou hater da novela, nem do autor e isso você já deve ter notado pelos meus outros comentários, mas eu não sou cega, muito menos burra e detesto ter a minha inteligencia pura subestimada. A propósito a novela acabou de começar e o que aconteceu com o mandato judicial que dizia pro Gael não chegar perto da Clara? Ah esqueci isso não pode ser um furo porque nesse país a justiça realmente não funciona pelo menos não pra todos.

Eduardo disse...

Posso responder a Leitora, Sérgio? Gostei que ela assumiu gostar e assistir a novela. mas vê seus furos. Além de falar de maneira educada.
Pelo que entendo, o Samuel foi o único a dar o parecer dele sobre o estado de saúde da Clara. O problema foi quem concordou depois. Claro que o Samuel, mesmo assim, poderia ter sido investigado pelo menos. Mesmo que não acontecesse nada com ele. A sensação que deu é que foi uma vingança pela metade. Foi legal a humilhação, pra ele seria horrível todo mundo saber seu segredo, mas a perda de cargo é que seria melhor ainda. Principalmente se soubessem o motivo, mas até agora ninguém sabe a razão dessa vingança.

Quanto ao Renato, vou chutar quais sejam esses furos. Dizem que ele não fez nada quando vivia com Lívia, que ele foi capaz de matar no hospício, etc. Mas ele teria que fazer uma lista, né? Matar Beatriz foi fácil, ele só acelerou o processo. Acho que ele não é serial killer como a Sophia. Mesmo assim, segundo a Lívia, durante anos ele buscou a guarda de Thomas. Aliás, todos daquela casa soltavam alertas: Lívia, Gael e até a Sophia, cúmplice, fez isso no casamento da Laura.
Levantaram a questão da Mercedes ter alertado, mas também não vejo isso como furo. Mercedes já falou que "eles" sabem sobre o futuro, logo, "eles" sabiam que Renato iria sem querer acabar ajudando a Clara. O que para os personagens foi uma tentativa de morte, para "eles" sempre foi uma fuga. Tudo bem que isso resultou em uma morte, mas ainda assim foi a possibilidade da Clara fazer justiça por ela e pela Beatriz.

Sérgio Santos disse...

Tb adoro ela, Decio.

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, Jason, acrescentei.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Ótima, Débora.

Sérgio Santos disse...

Abçs, FFabio!

Sérgio Santos disse...

Maravilhosa mesmo, Adriana!

Sérgio Santos disse...

Bom comentário, Paula!

Sérgio Santos disse...

Sempre, Elisabete!

Sérgio Santos disse...

Nem eu imagino, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Felis!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Chaconerrilla!!!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, Eduardo.

Sérgio Santos disse...

O caso do Samuel, Leitora, foi a falta de prova do laudo falso. Por isso ele segue trabalhando. E seu comentário ta mt bom. Eu odiei Boogie Oogie.

Sérgio Santos disse...

Isso, Eduardo!