sexta-feira, 30 de março de 2018

O que está acontecendo com as trilhas de novelas?

A trilha sonora sempre foi uma parte fundamental da telenovela. Além dos personagens, casais, conflitos, mocinhos e vilões, é preciso ter também músicas complementando as cenas e integrando o conjunto do folhetim. Tanto que, ao longo de mais de cinquenta anos de novelas, foram várias canções que marcaram, virando referência de determinada trama, personagem ou casal. E o sucesso era tamanho que vários LPs (Long Play ou Disco de Vinil), e posteriormente CDs, eram vendidos aos milhares.


Exemplos, então, não faltam. Como ouvir "Dona", do Roupa Nova, e não lembrar imediatamente da icônica Viúva Porcina (Regina Duarte) em "Roque Santeiro" (1985)? Ou então ouvir "Love By Grace" (cantada por Lara Fabian) e não pensar na marcante cena da Camila (Carolina Dieckmann) raspando os cabelos em "Laços de Família" (2000)? A própria trama de Manoel Carlos, por sinal, virou uma das principais referências em trilha sonora. Vide "Balada do Amor Inabalável" (Skank) como tema das passagens pelo Leblon e "Man I Feel Like a Woman!" (Shania Twain) como tema dos passeios de lancha de Cintia (Helena Ranaldi), entre outros.

Já "Palpite", cantada por Vanessa Rangel, lembra imediatamente o casal Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscovis) em "Por Amor" (1997). "Wishing on a Star" (Cover Girls) virou uma lembrança triste da morte de Daniela Perez em "De Corpo de Alma" (1992). "Velha Infância" remete ao romance açucarado de Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erick Marmo) em "Mulheres Apaixonadas" (2003), enquanto "Corazón Partido" (Alejandro Sanz) marcou a sofrida Shirley (Karina Barum) em "Torre de Babel" (1998).
"Tua Boca" (Belo) virou a identidade do par hilário formado por Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis) em "O Cravo e a Rosa" (2000). Enfim, não falta música marcante ao longo de tantos folhetins.

Porém, infelizmente, isso tudo parece ter ficado em um passado distante. De uns tempos para cá, a direção das novelas deixou de lado essa preocupação. Não existe mais um tema para personagem ou casal. As músicas simplesmente são inseridas aleatoriamente e viram uma espécie de complemento sem importância. A canção X pode ser usada para um par Y em determinada semana e já na outra ser utilizada para o romance Z. Não há lógica ou planejamento. E a trilha que foi explorada em uma passagem de cena, por exemplo, pode ser inserida futuramente para um personagem qualquer. E assim tem sido em praticamente todas as novelas da Globo (a principal produtora de folhetins do país).


Em "A Força do Querer", por exemplo, "I Hate You, I Love You" (Gnash) era tema de Cibele (Bruna Linzmeyer) e Ruy (Fiuk) até virar a música de Jeiza (Paolla Oliveira) e Zeca (Marco Pigossi), que anteriormente eram embalados por "Olha", de Alcione. Para culminar, o melhor par da trama de Glória Perez teve "I Kissed a Girl" (Katy Perry) como tema em um dos momentos finais, que nem sequer estava na trilha da novela. Atualmente, "O Outro Lado do Paraíso" sofre do mesmo problema. "Amuleto", de Tiê, aparentava ser tema de Bruno (Caio Paduan) e Raquel (Érika Januza), mas depois foi inserida para Estela (Juliana Caldas) e Amaro (Pedro Carvalho). "K.O." (Pabllo Vittar) era tema de Nick (Fábio Lago) e virou música do Samuel (Eriberto Leão), enquanto a linda "I Don`t Wanna Talk About It (Fernanda Takai) embalou Clara (Bianca Bin) e Gael (Sérgio Guizé) e depois foi tema de Clara e Patrick (Thiago Fragoso) ---- até mudar para "Daugther" (Smother), que era de Laura (Bella Piero) e Rafael (Igor Angelkorte). O diretor da trama de Walcyr Carrasco, Mauro Mendonça Filho, chegou a dizer que faz essa mescla de propósito porque gosta de fugir do convencional. O problema é que isso tem sido o convencional ultimamente...


A importância da música virar a marca de um personagem ou casal se mostra, ironicamente, na mesma "O Outro Lado do Paraíso". Vide "Blaze Of Glory" (Jon Bon Jovi), que virou a identidade da Clara desde que a mocinha voltou de forma triunfante em uma festa, passando a tocar sempre que a protagonista elabora alguma vingança. Que isso se mantenha até o final. A recém-terminada "Malhação - Viva a Diferença" também pecou nessa questão, mas ao menos conseguiu imprimir um tema para o apaixonante casal ''Gunê' (Bruno Gadiol e Daphne Bozaski): "Fly", de Eric Silver. Mas, infelizmente, são casos pontuais e que viraram exceções. "Rock Story", "Haja Coração", "Os Dias Eram Assim" e várias outras produções relativamente recentes também podem ser incluídas na lista de trilhas sem identidade. E no caso das obras citadas, por sinal, as músicas eram ótimas. O problema é mesmo a distribuição aleatória nas histórias. Já "Deus Salve o Rei" tem mantido o tema de Afonso (Rômulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa) ---- "Watch It All Fade" (Gavin James) ----, mas resta saber até quando. E "Orgulho e Paixão" ainda está no começo, não sendo possível adivinhar o que a direção fará ao longo do enredo.


Não se sabe se essa 'moda' vai continuar por muito mais tempo ou se voltarão aos velhos costumes, priorizando canções específicas para personagens ou casais. A verdade é que os CDs ultimamente só são vendidos para colecionadores (com raras exceções) e essa queda nas vendas pode ter influenciado indiretamente. Mas, é inegável que o público sente falta de associar uma música a um par ou a um perfil qualquer da novela. Isso, inclusive, beneficia muito os cantores ou bandas, que acabam emplacando grandes sucessos graças a esse costume. Tomara que os diretores e suas equipes acordem enquanto é tempo. Nem tudo o que é 'moderno' funciona.

42 comentários:

Anônimo disse...

Que texto bom!!!!!!!!!!!!!!

Mateus Sousa disse...

Concordo com você. É uma pena que tenham desconsiderado isso em tantas produções. Faz falta sim!

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, super concordo contigo. Sinto falta das músicas temas de personagens ou de casais. Ainda bem que Gunê teve a sua música mantida até o final. Uma que me marcou muito foi "I look to you" para o casal Miguel e Luciana de Viver a Vida, ou Together na passagem de tempo em Além do Tempo.

chica disse...

Tantas músicas de novelas ficaram pra sempre marcadas ... Hoje não estou assistindo nenhuma delas, assim estou por fora! abração e que tenhas uma Páscoa alegre e muito feliz! chica

Anônimo disse...

Que bom que em 2002 você assistia Mulheres Apaixonadas. Na minha casa passava "Esperança". Sorte sua, hein? E pensei que Laços era uma novela de 2000...

Anônimo disse...

Olá Sérgio, por onde andas menino? eu tb sumi excesso de raios na minha região e com as chuvas a net some tb.

Gostei da sua colocação sobre a ausência de música para marcar bem as cenas. Roque Santeiro, Dance Day com Pai Herói,e tantas outras, tomara que leiam seu blog.

Votos de uma abençoada e Feliz Páscoa.
Bjs chocolate, queijos e vinhos!

Felisberto T. Nagata disse...

verdade Sérgio só fugindo do convencional, virou o convencional; sim, dentre essa lista de músicas que tu brilhantemente relacionou,lembro de vários personagens/casais/novelas; hj , infelizmente, deixaram mesmo de considerarem a trilha/música como fundamental, parabéns , obrigado Feliz Páscoa para ti,abraços!

Malu disse...

Concordo em gênero número e grau!! Atualmente a única novela que eu tô assistindo na globo é Orgulho, por isso de vez em quando pego um pedaço dessa pavorosa Malhação atual passando. Vi que botaram a música Power, das Little Mix como tema do tal do Kavaco, o menino que cheirava verniz de barco (kkkkkkk). A música fala de empoderamento feminino, é cantada por uma girlband de quatro garotas, o que tem a ver com um menino chato e mimadinho? Tinha que ter esse cuidado tb, pode até ser música fixa, mas tem que ter algo a ver com o personagem. Mas enfim, voltando, eu só vejo a novela das 18h na Globo, e vejo Bebê a Bordo no Viva, e é uma delícia quando começa a música e vc já sabe quem vai aparecer. É ótimo tbm depois que a novela termina, ouvir certas músicas e lembrar com carinho de alguns personagens e casais. Eu amava Jeizeca e queria ter uma música pra lembrar deles, mas não tenho. Tomara que essa moda acabe, trilha sonora é fundamental.

clary disse...

verdade... se bem me lembro Jeiza e Zeca chegaram a ter umas 5 trilhas diferentes, sendo 3 nacionais... sempre que ouço aquela da Marilia Mendonça lembro deles, então alguma até que funcionou, mas então não precisava as outras ne...

Clau disse...

Oi Sérgio \o/
Li aqui informações que eu desconhecia,
como não tenho o hábito de assistir novelas não sabia
que de uns tempos pra cá,
dão pouca ou nenhuma importância às trilhas sonoras.
Determinadas músicas são o carro chefe de um casal por exemplo.
Tomara que isso mude!
Bjs e uma feliz e abençoada Páscoa ;)

Lulu on the sky disse...

Sérgio, eu colecionava trilha sonoras de novelas e acho triste que hoje não montem mais uma trilha sonora com os sucessos do momento. É mais comodo usar trilhas antigas.
big beijos
www.luluonthesky.com

Anônimo disse...

Sérgio, que bela observação a sua e que texto maravilhoso! Concordo. Um dos casais que eu mais gostei de "shippar" sem nem saber o que isso significava foi Diogo e Luciana, de Mulheres Apaixonadas e, até hoje, sempre que escuto Amor Maior, do Jota Quest, lembro deles. Um bom tema, pra mim, não só é essencial como ajuda a tornar uma cena antológica, por exemplo, a cena de reconciliação do casal Bebel e Olavo, de Paraíso Tropical, ao som de Difícil, da Marina Lima, aquela cena simplesmente não seria a mesma sem essa música. E as trilhas são importantes não só para casais, mas para um determinado personagem, as periguetes Norminha, de Caminho das Índias, e Suelen, de Avenida Brasil, também tinham seus próprios temas. Por falar em Avenida Brasil, e o tango da Carminha? Sempre que a vilã conseguia enganar alguém da família Tufão e a Adriana Esteves fazia aquelas expressões geniais, o tango começava a tocar, virou uma marca. Enfim, é realmente uma pena o descaso com as trilhas sonoras nas novelas atualmente, tomara mesmo que mudem logo isso.

Beijos e feliz Páscoa,
Paula

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Siiiiiiiim eu bem que achei que tinha alguma coisa diferente nas novelas, mas só mesmo tu com palavras para colocar tão perfeitamente num texto essa observação pertinente!
Minha mãe sempre diz que fazia coleção de CDs das trilhas nacionais e internacionais e que esperava ansiosamente pelos lançamentos.
Eu acho que o fator financeiro interferiu "direta e proporcionalmente" nesse sentido, já que as emissoras não vão ter mais lucro não se importam muito em caprichar.
Uma pena :/
Ótima Páscoa pra ti e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede


Leitora disse...

Olá! Sérgio que bom que tu fez esse texto eu até comentei sobre isso em um dos textos anteriores não lembro qual agora. Quando eu vi a foto que tu inseriu pra ilustrar o texto eu automaticamente me recordava das musicas que marcaram algumas tramas muitas delas citadas por você como Mel do Belo (lembro da minha mãe cantando essa musica enquanto limpava a casa, pois graças a novela fez muito sucesso e estava sempre tocando nas rádios) Toda vez que ouço ♪vou deixar a vida me levar...♫ eu me lembro de Da Cor do Pecado e quando escuto ♪Vou te levar...♫ lembro de Malhação. Here Without You do 3 Doors Down tocou esses dias aqui na rádio e também me fez recordar de Malhação. ♪Somente por amor...♫ ♪Alma deixa eu ver tua alma...♫ e Whenever Wherever da Shakira me fazem recordar de O Clone, aliás eu lembro de quase todas as musicas do Clone inclusive as árabes por outro lado de Caminho das Indias eu recordo muito bem de ♪Você não vale nada mais eu gosto de você...♫ que era tema da Norminha. E a musica Meu Ébano da Alcione me lembra do personagem de Ailton Graça na novela América assim como a outra musica dela ♪Você me vira a cabeça...♫ Me faz pensar em Felipe e Preta de Da Cor do Pecado. E você citou Palpite, mas também me lembro de Só Você do F.J na novela Por Amor. Assim como Misunderstood do Bon Jovi me recorda as cenas do Claudio andando de moto em Mulheres Apaixonadas e ♪Quero um amor maior...♫ Do Jota Quest me recorda Diogo e Luciana da mesma novela e já que estamos falando do Manoel Carlos ♪Como vai você...♫ me recorda a Vera Fischer em Laços de Família e olha tem milhares de musicas que marcaram a novela x ou Y o personagem A ou B esse ou aquele casal não é possível falar de todas ♪Voa minha ave...♫ essa musica de Alma Gêmea é tão linda. ♪Se eu não te amasse tanto assim...♫ Não lembro qual era a estória de Uga Uga, mas eu ouço essa musica e me vem essa novela mais precisamente a Viviane e o Humberto na cabeça. Enfim e outro detalhe a letra da musica seja nacional ou internacional tinha haver com o personagem ou com o casal, ou com o momento da trama era como se a estória do personagem ou do casal e etc fosse contada ali na musica um exemplo bom Ovelha Negra da Rita Lee casava direitinho com a personagem Malu de Mulheres de Areia e por falar em Rita Lee ♪venenosa eh eh eh erva venenosa♫ é o clássico das vilãs e se eu não me engano eu já ouvi ela em Orgulho e Paixão.
A Trilha sonora bem definida o tema x pro casal Y o Tema A pro personagem B a musica Z nas cenas de ação e etc e tal cria uma identidade sonora e a musica ela mexe muito com o emocional das pessoas certas canções nos fazem recordar certos momentos agradáveis ou não e como já diz o ditado: "Recordar é viver." Pros fãs de novelas é muito gostoso do nada escutar uma musica e relembrar uma novela da qual eles gostaram e não é só isso as vezes aquela canção que foi sucesso na trama x marcou também alguma fase importante da vida daquela pessoa que acompanhou aquela estória como um casamento ou uma separação, uma viagem enfim qualquer coisa... Sabe eu acho que isso de querer fugir do convencional é desculpa de quem quer sair pela tangente desconfio que o verdadeiro motivo desse descaso todo seja porque antigamente a trilha sonora era bem definida e se lançava os CD's nacional e internacional aí a pessoa gostava dessa ou daquela musica e tinha que comprar o CD hoje em dia como bem se sabe basta um click e as musicas já estão na mão. Então talvez pensem: "Porque eu vou me preocupar com isso se não vai me trazer maiores lucros?" A musica do Pablo Vittar, por exemplo, esta na novela e pouco importa se amanhã ou depois ela vai virar tema da Sophia o importante é que esteja na novela, que as pessoas a ouçam e procurem por ela na internet assim é o merchan musical hoje em dia acho que nem os próprios músicos, cantores, compositores e afins estão se importando com tanto que sua musica esteja lá tanto faz se hoje ela embala as cenas de amor do casal X ou se amanhã vai servir como um pano de fundo de um assassinato, mas francamente? Isso é ridículo!

Leitora disse...

Ah esqueci de de comentar lembrei que o Vídeo Show possuía um quadro onde se não me engano os telespectadores escolhiam uma musica internacional de trilha de novela pra ser traduzida lembro que traduziram a musica da Lara Fabian que foi tema da Camila em Laços de Família, e poxa como eu esqueci de Per Amore que eles também traduziram e tocava em Por Amor. Nossa foram muitas musicas traduzidas desde Malhação até a minissérie que estava no ar na ocasião e sempre claro com cenas dos personagens donos do tema e a letra como já dito casava bem com a estória hoje por outro lado se fosse feito além da letra não casar não saberiam se colocariam pra ilustrar o personagem A ou B o casal X ou Y. E uma coisa curiosa é que eu já vi (ainda vejo) muita novela mexicana (As vezes a novela é de outro país da América, mas o povo sempre fala que é do México) Enfim e já fazia muito tempo que eu tinha reparado que as novelas mexicanas não tinham trilha sonora, pelo menos no que passa aqui pra gente não tem vez ou outra tem uma musiquinha pro casal principal e só, pode ser que no país de origem tenha e aqui talvez cortem enfim não sei, mas se realmente não tiver é mais um ponto para nós brasileiros.

Bell disse...

Trilha sonora é algo marcante, e faz sim a diferença.
Impossível não ouvir uma e lembrar do (a) personagem.

bjokas e uma Feliz Páscoa =)

Outsiders disse...

Reciclagem de músicas em sonoras é a cada vez mais comum.
Muitos falam que uma música quando é boa vale a pena se ouvir de novo, e de novo e de novo outra vez. Mas ultimamente essa ideia vem sendo utilizada de forma anormal em praticamente todas as novelas inéditas no ar. Claro que isso não é a primeira vez que acontece, mas desta maneira talvez seja. O exemplo mais forte disso é foi na novela das 18h, “Além do Tempo” em que praticamente quase todas suas músicas são reutilizadas de outras tramas. Recentemente, “Império”, “Alto Astral” e “Sete Vidas” também contaram com reutilização de trilhas.
Algumas músicas boas sempre valem ser executadas. Dependendo a música, não há outra que se encaixe melhor para um personagem ou alguma situação. Contudo a reutilização constante causa no mínimo espanto.
Para refletir: 'Será falta de criatividade da direção ou ausência de bons títulos?'

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Falou a verdade nesse post... Várias músicas que nos remetem a casais de novela e esperávamos ansioso pelo lançamento do CD para pode comprar e ouvir várias vezes... Muito triste essa "perda"...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Ricardo disse...

Texto bem acertado. tbm não entendo pq fizeram isso com as trilhas, o Mauro mentiu qdo disse fazer isso pq quer. Poderia voltar a ser como era antes. Faz tempo tbm que não temos um hit feito por novelas, a maioria já coloca na trilha algo que já está estourado nas rádios.

Anônimo disse...

E era pequena na época ,mas lembro da novela Mandala que Vera Fisher estava no auge da beleza e tocava "Amor e Poder " da Rosana :"Como uma deusa"
E em Rainha da Sucata com Maria do Carmo ao som de Coração Pirata do Roupa Nova ,recomeçando do zero como sucateira.
Vc citou "A Força do Querer ",mas não tem como ouvir "True Collors " sem lembrar da Ivana e o casal Jeisa e Zeca tinham muitos temas ,só o Internacional que prevalecia .

Unknown disse...

esse método antigo era muito utilizado em I Love Paraisópolis tem umas músicas que eu escuto e so lembro da novela mesmo sendo horrível

Sérgio Santos disse...

Obvrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mta falta, Mateus!

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, Chaconeerrilla.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Tu sumiu msm, Cleu. Bem vinda de volttaa.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Felis!!!

Sérgio Santos disse...

Saudades disso, né, Malu?????

Sérgio Santos disse...

Pois é, Clary.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, Clau!!!!

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu.

Sérgio Santos disse...

É exatamente isso, Paula!!!

Sérgio Santos disse...

Sem duvida alguma, Luli. bjs

Sérgio Santos disse...

Leitora, seu comentário foi perfeito!!! Um grande adendo ao meu texto e que bons exemplos vc citou!!!!

Sérgio Santos disse...

Impossivel, Bell.

Sérgio Santos disse...

Vai saber, Day...

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, Debora.

Sérgio Santos disse...

Sim, Ricardo.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, anonimo.

Unknown disse...

Adorei o texto e também sinto saudades das trilhas sonoras mais organizadas nas novelas, a última que teve isso (mesmo sendo cheia de defeitos) foi Haja Coração (Garotas Não Merecem Chorar pra Shirlipe, Seven Years se não me engano era pra Carol e Murilo, Dejame pra Gimila e também tinha aquela outra sertaneja chata pro casal blé Aponcinha)... Agora tá uma bagunça

Anônimo disse...

Sou gay, tenho 39 anos e moro no centro de São Bernardo do Campo, uma das cidades da região do ABC Paulista. Estou procurando um homem que seja legal para um relacionamento sério.

Fiquem à vontade e escrevam para o meu e-mail:

andersonandredossanos1979@outlook.com

Abraço Anderson!

Anônimo disse...

Desculpe, escrevi o meu e-mail errado, escrevo agora ele "correto":

E-mail: andersonandredossantos1979@outlook.com

Obrigado e fico aguardando um contato ou mais. Abraço Anderson!!!