sexta-feira, 9 de março de 2018

Morte de Demétrio comprova o descaso de "Deus Salve o Rei" com os atores veteranos

Há pouco mais de dois meses no ar, "Deus Salve o Rei" vem se mostrando uma novela caprichada e com uma superprodução. Os figurinos e cenários são de encher os olhos. A história, no entanto, ainda não disse a que veio. Foram poucos os acontecimentos relevantes até então, mas ainda há potencial para render bastante, vide a recente guerra exibida. Já o outro problema da novela de Daniel Adjafre, que merece uma maior atenção, é o elenco. São poucos personagens, exigindo demais dos principais, ocasionando em uma inevitável repetições de conflitos. E essa quantidade insuficiente acaba implicando em uma quase ausência de veteranos.


Dá para contar nos dedos de uma só mão os intérpretes mais experientes da trama das sete da Globo. E um dos poucos era Tarcísio Filho, que vivia o íntegro Demétrio, fiel escudeiro do Rei Augusto (Marco Nanini). O personagem foi assassinado durante uma emboscada de Catarina (Bruna Marquezine), aproveitando a guerra entre os reinos de Artena e Montemor. A saída dele deixou o elenco ainda mais escasso de veteranos, além de terem retirado um dos perfis mais promissores do enredo.

Era um prazer ver Tarcísio de volta aos folhetins e com um papel aparentemente atrativo. O ator protagonizava boas cenas com Marco Nanini e o personagem tinha tudo para desmascarar Catarina mais adiante, provocando uma boa virada no roteiro. Essa morte não foi nem um pouco significativa para o andamento da trama e pareceu gratuita, reforçando o descaso do autor com os intérpretes mais velhos.
Afinal, como esquecer o falecimento de Rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho) na primeira semana de novela? A diferença era a importância que esse fato tinha no enredo. A saída de cena da grandiosa atriz (que esteve perfeita nos primeiros capítulos) era necessária para Afonso (Rômulo Estrela) recusar o trono, abrindo espaço para o inconsequente Rodolfo (Johnny Massaro).

E mesmo assim a ausência da rainha é sentida na história. Faz falta uma figura extremamente poderosa em um roteiro medieval. Agora, com a morte de Demétrio, restam Augusto, Cássio (Caio Blat), Heráclito (Marcos Oliveira), Romero (Marcello Airoldi) e Constância (Débora Olivieri) no time de mais velhos. Muito pouco, levando em consideração os personagens relevantes. Para culminar, a morte do rei está na sinopse da trama e Marco Nanini sai mais para frente. Como o pai de Catarina ficará preso, após descobrir a verdade sobre o caráter da filha, há a possibilidade de ao menos terem mudado esse falecimento. Mas não se sabe ainda. E os demais citados aparecem bem menos do que deveriam.

Nada contra o elenco jovem, vale destacar. Com exceção de Bruna Marquezine, robótica nas primeiras semanas e ainda fora do tom, o saldo geral é positivo. Vários estão muito bem, como Marina Moschen vivendo a guerreira Selena; Bia Arantes interpretando a bruxa Brice; Marina Ruy Barbosa na pele da mocinha Amália; Tatá Werneck como a destrambelhada Lucrécia; Johnny Massaro vivendo o imaturo Rodolfo; além de Rômulo Estrela, perfeito como Afonso, ganhando uma oportunidade que merecia há tempos; enfim.

Todavia, é necessário o peso de atores mais experientes em qualquer time. E o contraste com "O Outro Lado do Paraíso", por exemplo, acaba sendo inevitável. Na novela das nove, de Walcyr Carrasco, há vários veteranos em papéis de destaque e todos brilhando, ganhando a importância que merecem, vide Fernanda Montenegro, Eliane Giardini, Glória Pires, Lima Duarte, Laura Cardoso, Luis Melo, entre outros. Até a recém-terminada "Malhação - Viva a Diferença", que destacava os perfis mais jovens por se tratar de uma produção juvenil, abria espaço para nomes como Malu Galli, Lina Agifu, Ju Colombo, Daniela Galli, Cláudio Jaborandy e Lúcio Mauro Filho, por exemplo.

É uma pena que uma novela tão caprichada quanto "Deus Salve o Rei" não valorize os atores mais velhos, ainda retirando de cena os poucos que estão presentes no elenco. Daniel Adjafre ainda pode melhorar essa situação com novas escalações e aumento do espaço dos nomes que já foram inseridos na história. Só não pode mais ignorar a importância desses intérpretes e descartar nomes como Tarcísio Filho, não interferindo em nada o andamento do roteiro.

21 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu não gosto dessa novela..... Prefiro até acompanhar a reprise de Os Dez Mandamentos no horário... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Anônimo disse...

Mais uma ótima crítica, Sérgio. Estava empolgada com essa novela, achando que iria ser parecida com Cordel Encantado (uma das minhas novelas recentes preferidas), mas é muito inferior. A história se perdeu e o elenco, como você apontou, carece de atores veteranos. Além disso, a divulgação foi extremamente exagerada e fica difícil não decepcionar quando se cria tanta expectativa.

Sobre o elenco jovem, quase todos estão bem, o Rômulo merecia mesmo essa oportunidade e está perfeito, as Marinas estão ótimas, a Tatá melhorou a dicção e a Bia Arantes também fez uma construção muito interessante da sua personagem, na minha opinião (não entendi o 0 da Kogut). De qualquer forma, o grande destaque, pra mim, é o Johnny Massaro, consegue passar da comédia ao drama facilmente e é brilhante nos dois, um dos melhores atores dessa geração.

Já o destaque negativo é a Bruna Marquezine, eu sempre vejo muita gente dizer que ela perdeu o talento durante a juventude, não concordo. Ela é a mais famosa, por isso as pessoas falam só dela, mas a verdade é que, na maioria das vezes, essa coisa de ator e atriz mirim é uma grande "propaganda enganosa". Em primeiro lugar, porque quando se é criança, a fofura conta mais que o talento e, em segundo, porque atores mirins nunca são exigidos uma atuação completa, geralmente eles só choram e o público já acha genial e fica satisfeito. Mas, quando se cresce, pra ser um bom ator, não basta só derramar uma lágrima, você tem que saber demonstrar todas as emoções humanas (tristeza, raiva, ódio, amor, alegria, decepção, etc...). O menino que fez o Dedé foi bem, mas ele não teve que fazer muita coisa além de ficar triste e chorar, eu até torci pra ele ganhar o Melhores do Ano (um prêmio que pra mim não vale nada, mas pra ele deve valer), contudo eu nunca crio expectativa. O Tomas, de O Outro Lado do Paraíso, foi muito bem em Flor do Caribe e agora tá mal. É sempre assim. A única atriz mirim que eu vi ser exigida igual um adulto foi a menina que fez a Rita, em Avenida Brasil, e ela sim eu acho que se tornará uma grande atriz quando crescer (e a Globo parar de desperdiçar seu talento colocando-a pra fazer série de comédia). Portanto, a Bruna é só mais um caso de atriz mirim que não vingou, a diferença é que ela namora o Neymar, por isso a mídia fala mais e a Globo nunca vai dispensá-la, independente da atuação.

Paula

Malu disse...

É uma pena mesmo, os últimos personagens bons do Tarcísio Filho foram em Chocolate com Pimenta e Eta Mundo Bom, parecia que ia dar certo agora, mas a novela em geral tá bem chatinha, nada acontece. Quanto à Bruna, acho ela bastante irregular tem atuações ótimas (mulheres apaixonadas), e péssimas (salve jorge, em família, i love paraisópolis) e nessa novela ela já melhorou um pouco daquele começo desastroso, embora ainda esteja bem ruim. Só acho que ela e Marina, por estarem tanto na mídia, deviam descansar a imagem, até pra abrir espaço pra outras atrizes como a própria Marina Moschen, que vem roubando a cena, verdade seja dita.

Victor disse...

Assino embaixo. Eu gosto da novela mas essa é uma falha que não perdoo.Nem acreditei quando Demétrio morreu e gratuitamente.

Anônimo disse...

Acho essa novela meio chatinha. Mas claramente é superior a Pega Pega. O que ñ é tão dificom né.. rss
A última que de fato amei e me deixou saudades nesse horário é Rock Story. Ñ estou curtindo trama de epoca nesse horário. Ainda bem que a substituta ñ será de época. Fiquei contente essa semana qd soube que Maria Helena Nascimento ganhou uma promoção e foi escalada para escrever uma novela das das nove. Merecido.

Anônimo disse...

Marina Ruy Barbosa é boa, mas está com imagem desgastada, assim como a péssima Bruna Marquezine.

Olhando o enredo, Bárbara França ficaria ótima na pele de Catarina e para o papél de Amália colocaria Marina Moschen ou Sabrina Petráglia.
Rômulo Estrela está perfeito no papel.

A falta de bons papéis para veteranosem Deus Salve o Rei é nítida, uma pena estarem eliminando os que ainda restam.

E mudando de assunto, por onde anda Neusa Maria Faro? Não fez Eta Mundo Bom e sumiu...

Outsiders disse...

Antigamente, um(a) ator/atriz que protagonizasse uma novela ou minissérie ficaria ao menos um ano fora do ar para o chamado "descanso de imagem". Hoje, mal a novela acaba o ator já é escalado para outra produção!

Com mais de 70 anos de idade e muitas décadas de carreira artística, vários veteranos da dramaturgia brasileira estão sem trabalho na produções até de séries ou minissérie. Enquanto alguns veteranos esbanjam vitalidade nas tramas de “O Outro Lado do Paraíso” e naquela novela “Pega Pega”, outros lutam por uma nova oportunidade em alguma novela ou seriado.

Num país que perde com muita frequência grandes talentos que não são compensados pelas novas gerações, predominantemente medíocres, ver que pessoas talentosas que continuam vivas não obtém reconhecimento e não são devidamente valorizadas. Pena que um hábito como este prevaleça na que auto titula "MELHOR" canal de TV no Brasil que tanto maltrata a própria cultura.

Veja atores que seguem longe da TV e quem sai perdendo é o público!

Welton disse...

Acho essa novela bem fraca, Sérgio.Não tem história e nem essa guerra me animou.E os personagens não têm carisma, Bruna Marquezine melhorou, mas continua bem fraca, nas mãos de uma atriz talentosa a personagem com certeza roubaria a cena, Marina Ruy Barbosa tá bem, mas sua mocinha é bem chata e egoísta, não dá para torcer por ela.Rômulo Estrela está ótimo e seu mocinho funciona melhor quando está longe da Amália.Só se salva mesmo o personagem do Jhonny Massaro e a personagem da Tatá Werneck, mas até a história deles tá cansativa.Essa novela é no máximo mediana e é bem melhor que a anterior, mas está devendo em muitas coisas e não empolga.

Leitora disse...

Olá! Antes da estréia eu estava bem animada para essa novela, mas por conta de outros compromissos não pude acompanhar desde o início aí ontem eu vi porque estava em casa hoje no entanto não será possível então não tenho uma base sólida para fazer qualquer crítica positiva ou negativa a novela. Mas sobre o seu texto pra mim O Outro Lado tem inúmeros defeitos, porém uma das coisas positivas é justamente o seu elenco veterano. Ah e sobre a morte do Demétrio é o seguinte quando se tem uma guerra ocorrem mortes de ambos os lados isso é fato se todo mundo sair vivo e ileso ou se apenas um lado sair inteiro a estória fica totalmente inverossímil e nessa hora o autor precisa escolher quem ele vai matar e geralmente em guerras a maioria das mortes são de personagens de pouca relevância quando morre alguém muito importante não é a toa e aí que entra o grande detalhe você citou que a morte do Demétrio foi desnecessária como não estou acompanhando a trama fica difícil opinar, mas uma coisa eu sei a morte de um personagem tem que ter algum propósito pro enredo um autor não pode matar um personagem apenas pra chocar as pessoas e nem mata-lo porque alguém precisava morrer e pelo que eu notei as pouquíssimas vezes que pude ver em um capítulo ou outro ele era um personagem importante então pra você matar um personagem importante tem que haver algum propósito plausível pra estória as vezes esse propósito existe, porém o público de fora não consegue enxergar se essa morte realmente teve algum sentido mais pra frente saberemos e se não teve eu lamento muito porque é desrespeitoso matar um personagem gratuitamente mesmo que o personagem em questão seja chato e detestável e o público deseje sua morte você não pode tirá-lo de cena sem uma boa razão lembrando que isso não vale pra quem morre no último capítulo e as vezes a morte de fulano pode não acrescentar nada diretamente pra estória, mas pode trazer impacto sobre a vida de outros personagens e a partir disso ocorrer os Plot Twist afinal a trama ela costuma andar de acordo com as ações e reações dos personagens.

Anônimo disse...

Estava muito animada pra essa novela (com a divulgação que fizeram não teve como não ficar), mas ela foi uma decepção. Ótima fotografia, figurino, enfim, esteticamente impecável, mas o roteiro é muito fraquinho, falta emoção. É melhor que Pega Pega (o que não é difícil), mas Rock Story dá de 10 a 0. Sobre o elenco, você falou muito bem, Sérgio. Atores veteranos fazem muita falta em Deus Salve o Rei. E o que é Bruna Marquezine? A moça desaprendeu a atuar? Tudo bem que ela é jovem, mas ruim desse jeito? Eu sempre fico abismada quando vejo os fãs defendendo essa atuação dela... eles arrumam cada justificativa inacreditável: "Ah, é porque é uma vilã" gente, vilã não significa não ter expressão/naturalidade, Glória Pires, Fernanda Montenegro (atrizes de verdade) já fizeram vilãs e não ficou assim; "ah, mas é porque a vilã dela é medieval" a Cersei, de Game of Thrones, também é e ela não é robótica igual a Catarina; "ah, mas é porque vocês brasileiros estão acostumados com vilões caricatos e atuações viscerais tipo da Adriana Esteves, aí quando alguém faz algo diferente essa é a reação" bom, a Irene, de A Força do Querer não era uma vilã caricata e eu não vi ninguém questionando o talento da Débora Falabella, em todas as cenas que ela foi exigida, deu show, além disso eu entendo que uma atuação pra ser boa não precisa necessariamente ser visceral, pode sim ser mais técnica, é só olhar para atores de Hollywood como Daniel Day Lewis ou Heath Ledger que são/eram famosos por utilizar "o método", mas, em, primeiro lugar, esses atores são de outro nível, e segundo, esse tipo de atuação depende de muita dedicação, um ator técnico quando é bom consegue até mudar sua própria voz pra um personagem, mas eles ficam durante meses no personagem sem viver suas próprias vidas, não é simplesmente chegar na gravação depois de viajar pra ver seu namorado e resolver que vai fazer uma voz mais grossa, porque vai ficar forçado e horrível, igual a atuação dela tá. Eu hein, infelizmente, a Bruna tá precisando melhorar muito sim, espero que ela estude, porque ainda acho que, no fundo, ela tem potencial.

Anônimo disse...

Acho essa novela fraca. Eu Tô adorando assistir a reprise da novela Luz do sol da RecordTv, de Ana Maria Moretzhon. Tô achando uma novela ótima, uma das melhores novelas que a Record produziu. Não sei se você conhece algo a respeito dela. Eu Tô adorando ver.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Paula???

Sérgio Santos disse...

De pleno acordo, Malu!

Sérgio Santos disse...

Fato, Victor.

Sérgio Santos disse...

Não sei se achei merecida a promoção da Maria Helena tendo apenas uma novela, anonimo...E que teve barriga...Preferia a Licia...

Sérgio Santos disse...

Tb gostaria de saber por onde anda a Neusa Maria Faro, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Te entendo, Welton.

Sérgio Santos disse...

Pois parece que foi uma morte gratuita, Leitora...

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo!!

Sérgio Santos disse...

Vi pouco na época, anonimo