terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Vitória Strada é uma grata surpresa de "Tempo de Amar"

Em meio a tantas repetições de elenco, muitas vezes desgastando a imagem de vários atores, foi um prazer ver Jayme Monjardim apostar em dois rostos novos para protagonizar "Tempo de Amar". O diretor se mostrou corajoso. Pena que a aposta em Bruno Cabrerizo tenha sido equivocada, pois o rapaz ainda tem muito a aprender ---- inexpressivo, não convence na maioria das cenas. Entretanto, a escolha de Vitória Strada foi certeira.


A mocinha da novela de Alcides Nogueira (escrita com Bia Corrêa do Lago) é um papel muito complicado. Até mesmo uma intérprete mais experiente teria dificuldades de vivê-la. Afinal, Maria Vitória foi vítima de uma sucessão de desgraças nos primeiros meses de história, protagonizando inúmeras cenas de puro sofrimento e muito chororô. Um verdadeiro vale de lágrimas. O título do folhetim até deveria ter sido "Tempo de Chorar" durante essa época.

A filha de José Augusto (Tony Ramos) engravidou do então amor de sua vida e acabou colocada em um convento tradicional de Portugal pelo pai, perdendo contato com Inácio, que viajou para o Rio de Janeiro. Ela ainda teve sua filha retirada de seus braços poucas semanas depois de ter parido e logo depois escapou das freiras, conseguindo viajar para ir atrás de seu amado.
Porém, no navio, sofreu uma tentativa de estupro e foi estapeada pelo canalha Teodoro (Henri Castelli), um deputado influente. Ao chegar na cidade maravilhosa, quase virou prostituta, indo parar em um bordel com as amigas que conheceu na viagem. Enfim, sofrimento não faltou.

E Vitória convenceu em todas as difíceis cenas. O risco de soar artificial ou sem emoção em virtude da natural inexperiência era uma constante, mas ela escapou com facilidade. A sua emoção estava presente em todos os momentos, comovendo o telespectador e provando o acerto da sua escalação. Foi fácil mergulhar no drama da mocinha graças ao talento da intérprete, que a transformou em um tipo adorável e doce. Mesmo a mocinha sendo certinha demais e não apresentando qualquer defeito (é um perfil maniqueísta), a atriz evitou que a sua composição caísse no piegas ou na chatice.

Aliás, se ainda havia alguma dúvida da competência da intérprete, a mesma se dissipou de vez nas sequências mais recentes da novela das seis da Globo. O encontro de Maria Vitória com Celeste Hermínia (conhecendo a mãe que achava estar morta) foi emocionante, destacando o profissionalismo de Vitória, que protagonizou um delicado momento com a grande Marisa Orth. Vale citar ainda o reencontro da mocinha com José Augusto, expondo a entrega da novata, cuja segurança pôde ser percebida do início ao fim da cena. Ela dividiu a sequência de igual para igual com o genial Tony Ramos. Os olhares deles já bastavam. E a atriz ainda tem uma bela sintonia com Bruno Ferrari, intérprete do íntegro Vicente. Outra linda cena foi o reencontro da mocinha com sua filha, Mariana, em Portugal, após muita espera. De chorar.

Vitória Strada é uma grata surpresa de "Tempo de Amar". Após uma participação no filme "Real Beleza", em 2015, a atriz estreia na televisão com um papel de imenso destaque e mostra que veio para ficar. Com certeza será uma profissional bastante requisitada nas próximas produções da Globo e faz por merecer. Maria Vitória está muito bem representada na faixa das seis.

30 comentários:

Gustavo Nogueira disse...

Que grata revelação hein Sérgio!A Vitória Strada é mt talentosa e a mocinha Maria Vitória, apesar de ser a típica mocinha sofredora, é um papel cativante e mt bem construído, espero que ela fique com o Vicente.Se destacou até mais do que a experiente Andréia Horta, que é uma típica vilã exagerada e maniqueísta que só vive em função de homem.

Marco Maciel disse...

Vitória Strada é a melhor estreia que eu já vi na TV. Deverá ter vida longa na Globo e trabalhos ainda mais expressivos na emissora. As cenas dela com Tony Ramos, parecem dois veteranos ao invés de um experiente com uma novata.

Anônimo disse...

Ela é ótima mas a novela me dá sono.

Caio disse...

Eu também gosto muito dela mas a novela é um sonífero de chata.Não acontece nada nunca.Deixei de ver tem tempo.

Débora disse...

Lindo seu texto, Sérgio. A Vitória merece.
E pensar que esse papel seria da Marquezine... Vitória deu um banho nela com bem menos experiência rs.

Outro ponto...

O que é aquele " vilão" do Jayme Mattarazzo? ficou claro que o triângulo amoroso inicial não deu certo ( Inácio - Maria Vitória - Fernão) Ainda mais depois que o Vicente virou o mocinho moral da novela. Alcides não soube o que fazer com Fernão. Jogou nos braços da Tereza e ao invés de redimí- lo, para aproveitar a boa química entre o Jayme e a Olívia, aproximou ele da Lucinda nos 45 do segundo tempo. Sem nexo e o Jayme, como bom ator que é, merecia mais.

Malu disse...

Adoro ela e adoro a novela! Realmente foi uma boa aposta trazer novos rostos como protagonistas (embora Bruno seja realmente péssimo, sem salvação). Não consigo imaginar outra atriz no papel, fosse ela Marquezine (que é muito fraca e certamente iria deixar e personagem como uma chata mocinha sofredora), ou a ótima Giovanna Lancellotti, que também chegou a ser cotada. Vitória tem um carisma incrível, que emprestou à personagem, além de dar à ela uma força impressionante, não deixando a mocinha apenas sofrendo passivamente. Sua sintonia com Tony Ramos, Marisa Orth e Bruno Ferrari é perfeita e é admirável como ela consegue contracenar com estes de igual pra igual, nem parece estreante. Percebe-se que ela não veio pra ser um rostinho bonito atrás de fama, estuda bastante e o resultado do esforço se nota.

Lulu on the sky disse...

A Vitória Strada vem crescendo na novela e parece que teve o contrato renovado com a Globo.
Quanto a peça do Marcelo Médici, vai estrear no teatro Leblon no dia do meu aniversário (2 de março) e vai até 11 de março. Super recomendo, você vai gostar.
big beijos

Unknown disse...

Vitoria Strada é nossa futura Glória Pires, com toda certeza que sim. Parabéns!

Filha do Rei disse...

Oiiii!!! Vitória Strada soube juntar suavidade + firmeza em sua mocinha. E assim é um presente para nós assisti-la.

Tenha uma ótima semana! Bjs

Anônimo disse...

O que tem de linda, tem de talentosa a Vitória Strada, sem falar que outras atrizes de calibre como ficou provado com Letícia Colin. Ao contrário de Camila Queiroz é ruim demais para ser chamada de atriz

izabel disse...

Realmente, foi um acerto com Vitoria Strada, linda, talentosa e tem um sorriso encantador. Espero que a Rede Globo que acertou, não erre, escalando-a para papéis vulgares, explorando seu corpo como fizeram com muitas atrizes em Verdades Secretas(2015). Vamos valorizar a mulher!!!

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Sem dúvida nenhuma a Vitória Strada é uma excelente atriz!
Nem ouso dizer que ela é novata, porque não parece mesmo :)
Tem uma doçura e ao mesmo tempo uma força ao interpretar e passou por todas as cenas com a maior convicção e talento.
Sem falar que contracena com atores super experientes e se sai muitíssimo bem
os contratos dela e do Bruno Cabrerizo foram renovados por dois anos.
Falta pouco menos de um mês para terminar a novela então que venham as emoções finais <3
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Anônimo disse...

Vitória leu seu texto. TU É INFLUENTE MESMO, BICHO!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Ela está muito bem, Marco.

Sérgio Santos disse...

A novela é arrastada mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Caio...

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Débora. E que pertinente seu comentário sobre Fernão. Pois é, ficou avulso por parte da novela e agora essa súbita aproximação ficou forçada. Lamentável pq o Jayme esteve muito bem.

Sérgio Santos disse...

Ainda bem que não foi a Marquezine, Malu...

Sérgio Santos disse...

Renovou sim, Lulu. E merece. Tenho que ver essa peça. bjss

Sérgio Santos disse...

Tomara, Oath.

Sérgio Santos disse...

Bom te ver aqui, Cleu. bjssss

Sérgio Santos disse...

Discordo sobre a Camila, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Achei esse seu comentário retrógrado, Izabel...

Sérgio Santos disse...

Que venham, Luli. bjão!!

Sérgio Santos disse...

Eu vi e fiquei honrado, anonimo.

izabel disse...

Vamos esclarecer... A nudez é um artifício clássico e controverso para conseguir chamar a atenção do público na Rede Globo. Há quem acredite que ela seja artística e necessária em tramas como Ligações Perigosas(2016), enquanto que outros afirmam que é uma forma de objetificação e exagerado como em Verdades Secretas (2015).

É normal imaginar que alguém que trabalha na TV está ciente que pode fazer alguma cena desse tipo em algum momento. Mas saiba que muitas atrizes famosas não aceitam ficar nuas na frente das câmera de forma alguma para serem reconhecidas por seu talento na atuação.

Protagonista de ‘Tempo de amar’, Vitória Strada disse que sentiu clima de desafio por papel. E está atuado muito bem.

izabel disse...

Agora, Vitória precisa se dedicar exclusivamente à nova função (longe da família e amigos(.
De garota normal e moradora de Porto Alegre a protagonista de novela e residente do Rio de Janeiro se passaram apenas alguns meses nos quais se dedicou ao um grande processo de aprendizado para ser o novo perfil da personagem da novela das 18h.
Antes da estreia na TV, Vitória já havia feito os filmes - Real Beleza, de Jorge Furtado, em 2013, e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello, que estreou em 2017.

izabel disse...

Vitória fez sua primeira aparição na TV, na série Werner e os Mortos, onde viveu Tayla Ayala, no episódio "Match Point".

Realmente a Vitória Strada já havia feito o filme - Real Beleza, de Jorge Furtado, em 2013, antes da estreia na TV.

Correção: Não teve participação em O Filme da Minha Vida (2017), de Selton Mello, que estreou em 2017

Sérgio Santos disse...

Entendo, Izabel.