sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Valorizada como merece, Glória Pires emociona em "O Outro Lado do Paraíso"

Uma das qualidades de "O Outro Lado do Paraíso" é a valorização dos veteranos. Vários grandes nomes estão recebendo a importância que merecem na trama de Walcyr Carrasco, repleta de atores talentosos. E uma delas é Glória Pires, que interpreta um dos principais perfis do atual sucesso das nove da Globo e ganhou muitas cenas fortes nos capítulos mais recentes da história dirigida por Mauro Mendonça Filho.


Elizabeth sempre teve sua trajetória explorada paralelamente ao enredo de Clara (Bianca Bin), havendo uma espécie de alternância de protagonismo dependendo do período do folhetim. Não por acaso ela é a mãe da mocinha vingativa e descobriu isso recentemente, pouco antes de assumir o assassinato de Laerte (Raphael Vianna) com o intuito de salvar a filha, achando que a mesma tinha matado o homem. Essa declaração de culpa, por sinal, iniciou a grande virada na trama da personagem, após um longo período vivendo com o falso nome de Duda, fugindo das ameaças do sogro Natanael (Juca de Oliveira).

O papel é desafiador em virtude da quantidade de reviravoltas ao longo da novela e a escolha de Glória foi muito acertada, após tantos tipos apagados que a atriz viveu nos últimos anos. Ela primeiramente se destacou quando Elizabeth se viu em uma armadilha do sogro, podendo ser acusada de assassinato, após ter presenciado a brusca queda de Renan (Marcello Novaes), seu então amante.
Todas as cenas protagonizadas por ela e Juca de Oliveira merecem elogios, assim como os instantes em que a sofrida mulher precisou forjar sua própria morte, abandonando o marido (Henrique - Emílio de Mello) e a filha (Adriana - Julia Dalavia). Foi impossível não ter se envolvido com o seu folhetinesco drama.

A chegada da personagem em Palmas, logo fazendo parte do núcleo do bordel, virando a toda poderosa do lugar, também merece menção. A sociedade de Duda com Leandra proporcionou bons momentos da atriz com a talentosa Mayana Neiva e ainda trouxe de volta a maravilhosa parceria de Laura Cardoso com Glória, relembrando a época em que interpretaram mãe e filha no remake de "Mulheres de Areia", exibido em 1993. Já as poucas cenas que a intérprete fez com Bianca Bin evidenciaram a bela sintonia entre as duas, aumentando a expectativa para a revelação em torno da identidade da mãe de Clara.

O único tropeço da saga de Elizabeth até então foi o período em que esteve presa, com o intuito de proteger Clara. Inadmissível Adriana não ter reconhecido a mãe quando virou a sua advogada, orientada por Patrick (Thiago Fragoso). A mãe não ter identificado a filha foi compreensível, pois dez anos se passaram e uma criança muitas vezes muda bastante quando vira adulta. No entanto, a menina não perceber que a mulher que ela tanto amou estava viva subestimou a inteligência do público ---- mesmo com as explicações posteriores a respeito do bloqueio emocional criado por ela. Ao menos essa licença poética questionável proporcionou uma grandiosa sequência durante o julgamento de Duda.

Julia Dalavia e Glória Pires emocionaram do início ao fim da longa cena. O momento em que Adriana constatou que a sua cliente era sua mãe provocou uma catarse muito esperada pelo público, resultando em 43 pontos de audiência e picos de 45 durante o capítulo. A chegada de Henrique, Jô (Bárbara Paz) e Natanael no tribunal também provocou um forte impacto, resultando em uma das melhores viradas da novela. Glória ainda brilhou quando Elizabeth finalmente resolveu falar, contando parte de sua sofrida história para todos os presentes no julgamento. Cena digna do seu talento. O choque da personagem vendo Renan surgindo diante do juri foi outro ótimo instante, iniciando uma nova reviravolta no seu enredo. Já a hora em que Duda revelou para Clara que é a sua mãe provocou lágrimas em quem assistia. Glória e Bianca perfeitas.

Glória Pires merecia há tempos um papel que honrasse a sua brilhante trajetória com atriz. Após tantos personagens marcantes e de sucesso, a intérprete não vinha tendo sorte em sua últimas novelas. Agora, ao menos, em "O Outro Lado do Paraíso" ela recebeu de Walcyr Carrasco um dos principais perfis de seu folhetim e vem ganhando cada vez mais cenas fortes e emocionantes. Tem sido um prazer vê-la no ar e sendo valorizada como merece. Que siga assim até o final.

34 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

HA ANOS que Gloria merecia um papel como esse. Demorou mas chegou.

Anônimo disse...

Essa mulher me fez chorar a semana toda.

Lisandra disse...

Concordo com tudo e não entendo essa implicância de parte da crítica. A Nina sendo enterrada viva e voltando como se nada tivesse acontecido ninguém achou sem lógica.AFFFF Gloria não era valorizada a muito tempo e não à toa disse que essa erra a sua personagem mais difícil na carreira.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Onde eu assino??????
Lembro que quando a novela começou eu achei que a Beth era um dos personagens mais bacanas e que tinha um ótimo trabalho a ser realizado, masss não pensei que fosse gostar tantooooo :)
Genteeeeeee uma atriz dessas absurdamente maravilhosa, com o devido reconhecimento, dando um show de interpretação, arrasando na emoção, e eu acho siiiiim: "real" com propriedade, mereceu esse post sensa!
Um escândalo de maravilhoso esse texto Sérgio, nem precisos dizer que amei <3
Excelente fds pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Lulu on the sky disse...

Podemos dizer que agora que realmente a novela começou. Gloria Pires dá show em cada cena. E é do tipo de atriz bem versátil, faz de mocinha a vilã em um piscar de olhos. Veja como ela arrasou em Mulheres de Areia.
Adoro o trabalho dela e Walcyr tá valorizando a grande atriz que ela é.
Big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Patrícia Campos disse...

Essa atriz me envolve sempre.Tive pena dela em Guerra dos Sexos e Babilonia. Que novelas horriveis.Mas agora ela tem o valor que merece e aplaudo de pé.DIVA!

Felisberto T. Nagata disse...

sim, é verdade Sérgio, Glória Pires sempre foi uma grande e notável atriz e merecia realmente um reconhecimento e um papel de destaque, principalmente depois daquele lamentável episódio do Oscar ;parabéns pela análise e justa menção!Belo findesemana,abraços!

Eduardo disse...

Essa novela está ótima e ler essas suas opiniões são melhores ainda. Mas posso ser do contra em uma questão? Acho que a licença poética surgiu com a Beth não procurando mais a filha, nem pela internet. A Beth estava desgostosa com a vida, tinha quase sido morta ao procurar a filha quando pequena, mas é mãe. Poderia ter procurando a filha na internet. Se bem que seria muito sofrimento pra ela ver a filha de longe e não poder fazer nada. De qualquer modo, a Adriana achou a "Duda" idêntica a Beth, mas ela também viu a mãe explodir, seria esquisito ela já chegar falando quem era aquela mulher.

Eu morro de rir é com os haters. Tem gente reclamando que a Clara vive vestida pra sair, sendo que em toda teledramaturgia é assim; teve crítico reclamando de bordão, mas toda novela tem isso e quando o autor percebe que não colou aos poucos diminui; crítico falando de papel que tinha Montserrat escrito, sendo que nem vimos o papel e poderia estar escrito tudo lá desde só o nome da personagem até apenas um brasão da família. Teve gente falando que a seringa tinha veneno, mesmo com a explicação do personagem e ainda falou que estava "subestimando a inteligência". Acho chato quando o autor explica muito, mas preciso lembrar que o público de novela é bem amplo e precisa alcançar até os mais desatentos. Mas haters faz parte, os últimos fenômenos do horário, Avenida e Força, sofreram com essas acusações de "furos" nas redes. Com o fenômeno atual não seria diferente.

Debora disse...

Olá Sergio tudo bem???


Estou ADORANDO a Gloria Pires nessa novela, ela está ótima!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Débora disse...

Glória Pires sendo valorizada como merece parece até um sonho. Em tempo, falando em sonho, Walcyr nessa novela tá realizando dois: do de trabalhar com a Glória e com a Fernanda Montenegro. Ele merece!

adoradora disse...

Oi, Sérgio!! Tudo bem??
Glória Pires faz do pouco o muito e quando entregam uma grande personagem, ela "abusa" . Sempre é muito bom vê-la em cena.
Tenha uma ótima semana. Bjs

Filha do Rei disse...

Oi, Sérgio!! Tudo bem??
Glória Pires faz do pouco o muito e quando entregam uma grande personagem, ela "abusa" . Sempre é muito bom vê-la em cena.
Tenha uma ótima semana. Bjs

Anônimo disse...

Glória Pires é uma excelente atriz e merecia muito um papel como esse, e numa novela de sucesso. Não achei quea Beatriz de Babilônia fosse ruim, mas a novela era, então dá quase no mesmo.

Um porém é que Glória vem tirando leite de pedra do texto fraco do Titio Walcyr, que por sinal eu amo. Mas vamos concordar que até os veteranos sofrem na mão desse texto capenga.
Ontem foi possível ver o quão impactante foi a cena do Embate entre Beth e Natanael, mas ao mesmo tempo foi ruim e constrangedora de tão didática.

Glória Pires ganhou um presentão do Walcyr e arrebenta em todas as cenas, mas talvez ela esteja precisando fazer uma novela da Glória Perez, João Emanuel ou Lícia Manzo que tem textos pra lá de bons.

Walcyr é o mestre da audiência e Glória Pires fez bem em aceitar o convite e acho que a crítica vem pegando pesado em algumad coisas, mas nem tudo é mentira.

Abraços!

Anônimo disse...

Glória Pires é uma das melhores atrizes desse país e sem dúvida nenhuma vinha errando na escolha das novelas que iria atuar e ficando presa aos mesmos autores como Gilberto Braga e Silvio de Abreu.

Ao aceitar o convite de Walcyr Carrasco, ganhou uma personagem a sua altura e está podendo mostrar todo seu potencial, uma pena porém que o texto do mesmo não seja lá essas coisas. Que ele é um gênio e o rei da audiência, não temos dúvidas, mas que seu texto é um dos piores entre os autores da Globo, isso é com certeza.

Voltando a Glória, acho que a mesma tem em suas mãos uma personagem cheia de conflitos, mas sem grandes nuances, pois se trata de uma personagem maniqueísta. E vem tirando leite de pedra para dar crédito à algumas cenas já exibidas, como o a briga de ontem com Juca de Oliveira.

O bom é que ela se livrou de mais um fracasso na carreira, já que Insensato Coração, Guerra do Sexos e Babilônia foram bem ruins e, apesar dos pesares Elizabeth/Duda é um bom personagem na carreira dela e que a mesma vem aproveitando bastante, se entregando em cena e e elogiando bastante o papel.

Eduardo disse...

Que novela maravilhosa! O que gosto nela é que aparenta lenta, talvez pelo estilo "trama do interior" por causa do núcleo de Pedra Santa, mas ela vai acelerando mesmo nas paralelas que ninguém liga, como nas tramas que envolvem o bordel e o garimpo. Essa semana foi toda no desenvolvimento de Laura e foi bem sutil (os haters piram). E por falar em haters, continuam procurando defeitos. Na cena do atropelamento da Raquel, tinha gente querendo que o Bruno chorasse muito, que a Raquel visse o motorista do carro e que fosse em câmera lenta. São os mesmos que reclamam de clichê e de que parecesse novela mexicana rsrs. Gostei que os críticos estão se alfinetando tentando entender o sucesso da novela. Teve um que ilustrou sua coluna sentindo vergonha do "morre vagabunda" do Natanael, mas confesso não lembrar do mesmo reclamando do "me serve, vadia". Morro de rir com essas contradições, são bem divertidas.

Só para encerrar: espero que o Walcyr capriche nessa vingança contra a Sophia, ela é detestável. Que ódio dessa mulher. Qualquer coisa cruel que a Clara fizer com ela, acho que o público vai aprovar. Uma coisa que gosto nessa trama é que após muitas novelas, nessa o público torce pelos heróis e não pelos vilões. Mesmo quando o time do mal mostra um lado mais humano, ninguém se importa.

Anônimo disse...

É isso aí, faço as minhas as palavras do Eduardo, esses críticos tem que assistir a novela calados, se está fazendo sucesso, é isso que importa, esses merdas como o Nilson, Kogut e Stycer só sabem falar bosta, eles deveriam aprender a ficar de boca fechada, eu mesmo faço questão de dizer isso na cara deles no twitter. A novela é um fenômeno e todos deveriam gostar dela querendo ou não, pra mim a novela não tem defeito nenhum. Que vontade que caia uma bomba atomica na cabeça de todos esses haters reclamões. Desculpa aí zamenza se me exaltei, mas quando a gente vê alguém criticar algo que a gente gosta, atacamos mesmo, acho que você me entende né.

Sérgio Santos disse...

Demorou mas chegou, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

PERFEITO, LISANDRA.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli. bjão

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Agora a valorização chegou, Patricia!

Sérgio Santos disse...

Mt agradecido, Felis. abçssss

Sérgio Santos disse...

Eduardo, onde eu assino? E é verdade, havia me esquecido desse detalhe da procura de Beth. Concordo. E endosso tudo o que vc muito bem apontou. Depois eu sou o parcial...Né...

Sérgio Santos disse...

Eu idem, Deboraa!

Sérgio Santos disse...

Merece mesmo, Débora!!!!

Sérgio Santos disse...

Tenha umaa ótimaa semana vc também, Adoradora. Bjão!!!!

Sérgio Santos disse...

Que saudades de você, Filha do Rei. Bom ve-la de volta. bjssssss

Sérgio Santos disse...

Eu não gostei da morte do Natanael não pelo didatismo, anonimo, e sim pq o Juca me decepcionou. Ele não tava bem. Mas a Gloria segue ótima e tb acharia excelente vê-la com Licia Manzo.

Sérgio Santos disse...

Gloria merecia um sucesso mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que excelente comentário, Eduardo. Quer dizer que até a cena espetacular do atropelamento essa gente reclamou? Sério, passaram de todos os ,limites do ridiculo...

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Entendo sua raiva, anonimo. Mas nunca segui opinião de manada. Tenho minhas próprias e sempre fui assim. E não adianta, terão que engolir o sucesso. O engraçado é que teve muita gente rezando pra Força do Querer superar Amor àa Vida em audiencia só pra poder falar que era o maior sucesso depois de Avenida Brasil. Além de não ter superado e sim empatado, agora veio O Outro Lado do Paraíso e... kkkk se lascaram.

Anônimo disse...

Vejam só o nivel desses fãs da novela do Walcyr como esse anônimo aí de cima, em lugar de ficarem aí curtindo o sucesso da novela deles, ficam aí caçando quem não curte a novela despejando palavrões e até desejando a morte. Eu ein! Esse fanatismo até me assusta. Medo!