quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Maria Pia e Malagueta formam o melhor casal de "Pega Pega"

Difícil ter torcido ou se interessado por algum casal de "Pega Pega". Claudia Souto não foi feliz na construção dos casais de sua novela e os dois principais ---- Julio (Thiago Martins) e Antônia (Vanessa Giácomo), e Eric (Mateus Solano) e Luiza (Camila Queiroz) ---- são insossos e irritantes. Inicialmente, a autora ao menos tinha acertado com os ótimos Agnaldo (João Baldasserini) e Sandra Helena (Nanda Costa). Porém, ao longo dos meses, o par perdeu relevância e somente ela teve um bom espaço no enredo. A única relação que despertou interesse foi mesmo a de Maria Pia (Mariana Santos) e Malagueta (Marcelo Serrado).


Os dois têm desvios de caráter, mas não são vilões. São imperfeitos. E sofrem com baixa autoestima. Ela sempre foi uma mulher mais gordinha e depositava suas frustrações na comida, principalmente quando Erick a rejeitava, após inúmeras investidas sem sucesso. Ele, por sua vez, sempre sofreu com a rejeição do pai e um dos objetivos do ambicioso roubo de 40 milhões de dólares do Carioca Palace foi justamente provar para Timóteo (Cacá Amaral) que podia ser um criminoso tão habilidoso quanto ele. Embora transbordem arrogância diante dos demais, não passam de dois infelizes.

São perfis bem construídos pela autora em meio a tantos outros repletos de dramas rasos e gratuitos. Após flagrar Malagueta roubando o hotel, Maria Pia o fotografou e usou as imagens para chantageá-lo, exigindo que a ajudasse a conquistar Eric. Aos poucos, ambos foram se aproximando e ele acabou se apaixonando. Ela, mais resistente, demorou em descobrir que também sentia algo pelo cúmplice.
Agora, na reta final da história, esse sentimento está cada vez mais forte e a inimiga de Luiza chegou a sentir ciúmes de Malagueta com Sabine (Irene Ravache). Os dois, inclusive, acabaram vítimas da armação de Eric, que criou uma emboscada para desmascarar a parceria da dupla. O autor do crime ainda tentou salvar a sua cúmplice.

Mariana Santos e Marcelo Serrado sempre estiveram muito bem na trama e a química entre eles é evidente. O par funciona, assim como as cenas dos personagens juntos. É a primeira novela da atriz, que ficou anos no "Zorra Total" interpretando tipos caricatos (com competência, vale ressaltar). E sua estreia se mostrou muito boa, tendo tudo para se firmar na teledramaturgia da emissora, ganhando novos desafios daqui para frente. Já Marcelo é bem mais experiente e vem de uma atuação elogiada em "Velho Chico". A parceria rendeu  bons momentos na novela das sete.

É pena que a autora não tenha valorizado isso, preferindo deixar Maria Pia dependente das ações de Eric, deixando o relacionamento com Malagueta de lado. Somente nessas últimas semanas que a personagem ganhou o destaque que sempre mereceu. Afinal, a filha de Ligia (Ângela Vieira) perdeu a importância ao longo do enredo e até mesmo quando voltou repaginada não conseguiu crescer na história. O segredo envolvendo sua barriga de aluguel para gerar Bebeth (Valentina Herszage) poderia ter sido exposto bem antes para movimentar o folhetim, que enrolou o telespectador o quanto pôde com mistérios que cansaram rapidamente. Já o personagem de Serrado, ao menos, teve a importância merecida, ainda que a demora em revelá-lo para os demais personagens como o quarto ladrão do hotel tenha estendido além da conta.

Maria Pia e Malagueta formam o melhor casal de "Pega Pega" e os perfis despertam atenção pelos problemas emocionais que carregam, implicando em dilemas bem construídos em meio a tantas situações pouco atrativas da trama das sete. Mariana e Marcelo estão muito bem e esse destaque na reta final, ainda que tardio, é merecido.

23 comentários:

Vinícius disse...

Mas a autora só lembrou que esse casal existe agora quando tá acabando.Aí é tarde.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Pena mesmo viu, porque essa novela tem tido uma sucessão de erros e enganos, e esse casal, não necessariamente como amorzinho, mas amor/paixão/cumplicidade poderia ter sido uma das poucas coisas para ser lembrada como acerto.
MS & MS são dois grandes intérpretes e mereciam mais destaque.
Especialmente Malagueta tão pleno de nuances e sutilezas um tom acima do clichê vilão sem cair na vitimização do coitadinho, um homem que encerra em si mesmo uma história tão cheia de possibilidades.
Deixo claro que não concordo em nenhum momento com o assalto ao hotel nem com as atitudes carreiristas do Malagueta, os elogios são para a composição do personagem, já que ninguém é só bom ou só ruim, por um excelente ator que vem seguindo numa curva ascendente.
Claro torço para a redenção do Vitor :)
E por um final feliz :D
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Em meio a tantos perfis maniqueístas e rasos, esse casal se sobressai pela complexidade e nuances ótimas que eles tem, ambos são cheios de baixa autoestima e carência e preferem se mostrar bem resolvidos e arrogantes,sendo que só podem se mostrar como são um ao outro, além disso tudo, só eles mesmo gostam um do outro, vide que os pais de ambos nunca gostaram muito deles, só o caso da Maria Pia que tem a Mada lá.

Malu disse...

Concordo plenamente. Os últimos capítulos provaram mais ainda que esse casal é a força da novela, até me emocionei com a cena dele sendo preso e ela se declarando, dá pra perceber que se amam de verdade, ao contrário de Eric e Luiza, que estão casados desde sei lá quando e ainda parecem desconfortáveis um com o outro. Como vc também citou, Nanda Costa e João Baldasserini tem uma química incrível, mas que só nos resta torcer pra que se repita em outra novela, porque nessa a história do casal se perdeu. Mariana Santos está excelente, realmente tem tudo para se firmar na área da dramaturgia. Por fim, cabe até um elogiozinho pra autora dessa lambança de novela, pela construção dos dois personagens, que tem profundidade e nuances interessantes e bem exploradas.

Fernando Oliveira disse...

Para Pega Pega e Cláudia Souto todos os aplausos e elogios. Uma trama bem construída e um roteiro digno. Detesto essa historinha infantolóide de casalseenho shippavel. A novela tem vários casais, cada um com o seu contexto dentro da trama. Quem assiste a novela desde o início sabe do que estou falando.
As críticas a essa novela são tão zzZZZZzzZZZZ

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Concordo plenamente. Maria Pia e Malagueta são mesmo o melhor casal dessa novela, o único pelo qual ainda dá alguma vontade de torcer. Isso ficou especialmente nítido pra mim no dia do casamento dos ditos protagonistas em que o maior destaque foi a Maria Pia tentando se matar e a melhor cena foi o beijo entre ela e o Vítor antes de ir embora.
É de se lamentar mesmo que o casal tenha ficado tanto tempo esquecido dentro da trama, sempre achei muito bonito o sentimento que ele demonstrava por ela e eram engraçadas as patadas que ela dava nele.
Isoladamente eles também são muito bons: apesar de não medir esforços para conseguir o que quer e prejudicar quem possa se colocar no caminho, Malagueta sempre mostrou humanidade diante do Timóteo, da Mônica e da própria Maria Pia; ela, por outro lado, era arrogante e detestável com todos os empregados, mas ama de verdade a Madá, que a criou mais que a própria mãe. Ou seja, são tipos com defeitos e qualidades com quem o público acaba se identificando mais.
Por fim, um elogio ao trabalho de Mariana Santos e Marcelo Serrado, muito bem na defesa desses papeis.
No mais, é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Tb achei tarde, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Eu tb torço, Luli. E deve ocorrer.

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Malu. E tb me emocionei nessa cena da declaração. Ficou bonita. bjssss

Sérgio Santos disse...

São bastante críticas, né, Fernando...

Sérgio Santos disse...

Endosso cada palavra, Germana.

Miche disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miche disse...

Eu pessoalmente curti a novela em si mas jamais teria me fidelizado se não fosse o casal. Apesar da audiência ter sido muito satisfatória fica a sensação clara que teria sido muito melhor se tivessem aproveitado mais os dois. A química entre eles é inegável e monstruosa e a história do casal foi construída a tal ponto que o "eu te amo" dela se tornou mais esperado que a solução dos mistérios da novela. Parabéns pelo belo texto e aplausos a MS & MS: espetaculares.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Eu sempre defendi a idéia de que um casal se torna interessante quando os pares individualmente tem uma estória que desperta interesse e identificação por parte do publico. A Maria Pia era gordinha (A maioria das mulheres tem seus problemas com a balança. Sempre achamos que estamos com uns quilinhos a mais) Seu amor não era correspondido (Quem nunca passou por isso?) Sua rival é a menina magra, linda, rica que tem tudo de mão beijada, porque vamos combinar o plot da Luísa vai de lugar nenhum a nada, afinal ela foi de neta do ex-dono do hotel à esposa do atual dono, aliás quando vejo uma vez ou outra esse casal em cena eu sinto desconforto porque é isso que eles passam, me parece que eles não estão à vontade ali.
Maria Pia também deu a volta por cima quando voltou repaginada (Outra identificação) E bem ou mal ela está envolvida com todos os mistérios da novela (Ok que não são assim OS MISTÉRIOS, mas é melhor que nada.) Do Malagueta eu nem vou comentar pra não estender muito. E o outro ponto foi justamente o que eu já falei antes o publico teve anseio pelo casal coisa que não aconteceu com os protagonistas.

Gustavo Nogueira disse...

Esse casal é bem interessante, mas renderiam ainda mais se a autora não tivesse enrolado tanto colocando essa paixão cansativa da Maria Pia pelo chato do Eric, só agora esse casal estão com destaque, quando a novela está quase acabando.Aliás, quase nunca vi essa novela, só via as cenas dos dois e da Sandra Helena(Nanda Costa ótima, em dos seus melhores momentos na TV).

Fernando Oliveira disse...

São o suficiente vindo dessa crítica rasa que temos no mundo virtual. Quero ver quando a novela acabar, vocês críticos assistem mesmo essa novela? Terão base para escrever uma linha consistente sobre toda a novela?

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Miche!

Sérgio Santos disse...

Que excelente comentário, Leitora!

Sérgio Santos disse...

É isso, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Tenho, Fernando. Aceita. abçs

Carlos disse...

Excelente casal Malagueta e Maria Pia agora no final da novela a autora prefere dar uma apagada neste casal e dar mais importância a casais bobinhos e sem graça (Lourenço e Cintia) e sem química (Eric e Luiza). Conclusão é Malagueta e Maria Pia final feliz e também Sandra Helena Agnaldo tem ótima química porem a autora apagou.
Sobre a analise da novela do enredo investigativo foi muito fraco.

Sérgio Santos disse...

É isso, Carlos...