sexta-feira, 24 de novembro de 2017

"O Outro Lado do Paraíso" presenteia público com Fernanda Montenegro e Laura Cardoso juntas em cena

A nova novela das nove da Globo está no ar há pouco tempo. Porém, já havia ficado claro desde as chamadas que o elenco da trama de Walcyr Carrasco era estelar. O autor escalou vários nomes de peso e impressiona a quantidade de veteranos em papéis de destaque. Isso acaba proporcionando momentos grandiosos para o público, como o encontro de duas damas da teledramaturgia, por exemplo. Foi exatamente o que aconteceu há duas semanas, através do reencontro de Mercedes e Caetana, interpretadas pelas fantásticas Fernanda Montenegro e Laura Cardoso.


A vidente e a cafetina tiveram uma espécie de acerto de contas, após uma armação do passado. A dona do bordel do interior de Tocantins tramou para separar Mercedes de Josafá (Lima Duarte), atingindo o seu objetivo com louvor. Porém, ela acabou não ficando com o seu amor, pois o homem de sua vida sempre foi apaixonado pela rival. Acabou apenas destruindo a relação, modificando o destino dos três. Nada disso foi mostrado, apenas falado. E nem precisava de flashback. A força interpretativa das duas bastou para deixar qualquer um hipnotizado com a longa cena. 

A sequência durou quase dez minutos, uma eternidade na teledramaturgia hoje em dia. Caetana se desculpou pela armação e Mercedes agradeceu pelo ato, pois a separação a fez passar por várias provações, até conseguir 'escutar vozes' que a orientam. A atitude da vidente surpreendeu a cafetina e as duas até se abraçaram.
A conversa não teve grande relevância para o enredo, mas o imenso talento das duas deixou o momento grandioso. Tanto que Mayana Neiva, presente do início ao fim do diálogo, se emocionou verdadeiramente com a interpretação das veteranas, emprestando seus olhos lacrimejados para a prostituta Leandra, que acompanhou Caetana até o local. 

Após esse 'pingo nos is', vale citar, a cafetina ainda fez questão de dançar animadamente em um bar, ensaiando até um strip. Laura Cardoso, aos 90 anos, esbanjou vitalidade. Fernanda tem 88. As duas são exemplos de amor ao trabalho. É impressionante ver a força dessas profissionais tão dedicadas. Sim, ainda impressiona. Cada uma tem mais de 50 anos de carreira, com uma sucessão de novelas, filmes e peças. A história do teatro, do cinema e da televisão se confunde com a trajetória delas. A arte corre na veia dessas intérpretes admiráveis. E parece que quanto mais o tempo passa, mais talentosas ficam.

Um dos grandes feitos da atual novela é justamente colocá-las juntas em cena. Que privilégio o público está tendo. Ainda por cima protagonizando um triângulo amoroso com Lima Duarte, outro veterano de respeito. O primeiro encontro das personagens teve um retorno tão positivo, resultando em uma sequência tão tocante, que Walcyr Carrasco desistiu de matar Caetana. A cafetina só participaria de cinco capítulos da primeira fase, deixando o prostíbulo para Leandra. No entanto, o autor não teve mais coragem de seguir com seu planejamento depois que viu Laura em cena, ainda mais ao lado de Fernanda. Agora ela ficará a novela toda, repetindo a bem-sucedida parceria com ele, já vista em "A Padroeira" (2001), "Chocolate com Pimenta" (2003) e "Gabriela" (2012) ---- justamente o último grande papel da veterana, que deu show como a hipócrita Dona Dorotéia.

Vale mencionar, por sinal, outro grande momento da trama, quando Caetana novamente chamou Mercedes, enquanto esperava a morte em sua cama. Aliás, essa foi justamente a cena alterada do enredo. Se o autor seguisse o que foi planejado, a cafetina pediria perdão novamente e morreria nos braços da vidente. No entanto, o desfecho mudou e a beleza da cena seguiu a mesma. A dona do bordel se desculpou e sua ex-rival mais uma vez a entendeu. Só que ao invés de falecer, a personagem viu sua filha, vivida pela ótima Denise Milfont, e acabou acolhida por ela, recebendo um abraço. Foi lindo.

Fernanda Montenegro e Laura Cardoso são a mais completa representação do talento. As artes cênicas devem muito a elas e vê-las em "O Outro Lado do Paraíso" com papéis tão promissores é um grande prazer. Resta torcer para que o autor siga valorizando ambas ao longo da trama, proporcionando para o telespectador várias cenas maravilhosas dessa dupla de peso. E que esses dois momentos de Mercedes e Caetana dialogando sejam os primeiros de muitos.


14 comentários:

Anônimo disse...

Que atrizes sublimes!

Anônimo disse...

coitadas, grandes atrizes pagando mico nessa novelinha. Laura Cardoso mesmo declarou que só faz novela hoje em dia pra cumprir seu contrato porque são péssimas. Uma curiosidade: você Zamenza queria ter vivido a década de 80 pra acompanhar as novelas maravilhosas daquela época?

Paula disse...

Atrizes maravilhosas.Em plena atividade e valorizadas!

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
As atrizes veteranas, maravilhosas e como disse a Paulinha valorizadas, até porque no país não se valoriza muito os mais idosos e a tendência de algumas pessoas é se esquecer dos mais antigos, foi um momento mágico!
Emocionante e pleno de sensibilidade.
Uma coisa bacanuda foi quando Mercedes traz uma mensagem não só de perdão e delicadeza, mas de que os mesmos ventos que levam, trazem: ela passa a ouvir as vozes e hoje tem uma neta a quem muito ama <3
Post magnífico!
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Anônimo disse...

Fiuk devia assistir pra aprender ao menos 1%!

Unknown disse...

Prefiro ver Laura Cardoso em Fera Radical no Viva, essa novela ai não dá.

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Antes de comentar sua postagem, queria dizer que tem um controlador de tráfego no seu blogue atrasando o carregamento e aparecendo depois em pop-up como se fosse um phishing. Você está ciente? (http://findbetterresults.com/?dn=codigosblog.net&pid=9PO755G95)
Sempre gostei da Laura Cardoso. Aprendi a gostar dela com minha avó, então tenho boa referência desde o início. Daí qualquer papel que ela faça, assisto a novela por ela, pois sei que ela irá brilhar!! Imagina para os 3 contracenarem juntos! A Fernanda Montenegro e Lima Duarte, nos últimos capítulos deram show!!
Beijus no coração!!

Sérgio Santos disse...

Sublimes, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Tão pagando mico,não, anonimo. Tão dando show e valorizadas como merecem. E Laura declarou que ama sua profissão e não vai se aposentar nunca. Eu vi algumas novelas de sucesso da década de 80 em reprises e adorei. Mas tinham péssimas também,só que ninguém fala até pq as ruins quase não reprisam por razões óbvias. Normal.

Sérgio Santos disse...

Isso, Paula!

Sérgio Santos disse...

Que comentário excelente, Luli! bjsssss

Sérgio Santos disse...

Devia msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu prefiro vê-la brilhando em plenos 90 aninhos, Luiz.

Sérgio Santos disse...

Estou ciente, Luma. Mas não sei como tirar. Vc sabe?? Se puder, me diga. bjsss