sábado, 11 de novembro de 2017

Márcia Cabrita era o retrato do sarcasmo e da alegria de viver

Nesta sexta-feira (10/11), o Brasil ficou mais triste. Márcia Cabrita faleceu, aos 53 anos, após lutar por sete anos contra um câncer no ovário. Diagnosticada em 2010, retirou os ovários e o útero, iniciando um tratamento que lhe acompanharia até o fim da vida. A atriz estava internada no Hospital Quinta D`Or, no Rio de Janeiro, há dez dias. Apesar de doente, nunca desistiu de trabalhar e sempre que apresentava alguma melhora participava de uma produção, sendo filme, novela ou série.


Sua última aparição na televisão foi na pele da impagável Narcisa, em "Novo Mundo", na Globo. A atriz seria a suja Germana (Vivianne Pasmanter) na novela primorosa de Alessandro Marson e Thereza Falcão, mas, em virtude do estágio do câncer, acabou não conseguindo ficar com um papel tão grande e precisou de um tempo para voltar. Os autores, então, escreveram a nova personagem especialmente para ela, que brilhou sempre que surgiu em cena. As tiradas da esposa de José Bonifácio (Felipe Camargo) eram hilárias e o sotaque português da intérprete idem.

Entretanto, infelizmente, Márcia precisou se afastar novamente da trama e Narcisa saiu antes do previsto, não retornando mais. Era um sinal da gravidade do seu estado. E a atriz ter conseguido forças para participar ao menos de alguns capítulos do folhetim apenas comprovou o quanto amava seu ofício e a vida.
Vale citar, ainda, seus outros trabalhos mais recentes, como nas séries "Treme Treme" (2017), "Vai que Cola" (2016), "As Canalhas" (2014) e "Trair e Coçar é só começar" (2014), todas do canal a cabo Multishow .

A atriz fazia sucesso no teatro com a peça "Subversões", ao lado de Luis Salém e Aloísio de Abreu, desde 1990, quando estreou na televisão em "As Noivas de Copacabana", em 1992, vivendo a Adelaide. Entre 1993 e 1995 esteve no elenco de apoio de "Os Trapalhões", até ganhar o papel de maior importância de sua carreira, em 1997, quando entrou para o elenco de "Sai de Baixo", substituindo Cláudia Jimenez. A dita cuja era, claro, a inesquecível Neide Aparecida, empregada com voz esganiçada e língua solta. A missão era complicada: ficar no lugar a icônica Edileuza, um dos melhores perfis do sitcom. Tanto que a talentosa Ilana Kaplan não conseguiu, ficando na trama por apenas um episódio. Mas Márcia alcançou o objetivo com louvor.

Não demorou para a personagem cair nas graças do público, passando a integrar aquela família impagável do Largo do Arouche. As suas cenas com Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luís Gustavo, Tom Cavalcante e Marisa Orth eram sempre divertidas, principalmente quando a gargalhada involuntária surgia diante de algum imprevisto ou esquecimento do texto. Riam eles e ria o público. Neide foi um divisor de águas na carreira da atriz, que só se despediu na produção na época que engravidou de sua única filha ---- em 2000, sendo substituída por Cláudia Rodrigues ---- e ainda retornou revivendo a empregada em 2013, quando o Canal Viva promoveu um especial de quatro episódios do humorístico.

Ela ainda esteve no elenco de novelas, como "Desejos de Mulher" (2002), "Sete Pecados" (2007), "Beleza Pura" (2008) e "Morde & Assopra" (2011); além de ter feito participações em outras séries, vide "Brava Gente" (2001), "Sítio do Pica-Pau Amarelo" (2003/2005), "Sob Nova Direção" (2005), "Dicas de um Sedutor" (2008), "A Grande Família" (2009) e "Pé na Cova" (2013).

Márcia Cabrita era um humorista nata e uma atriz que adorava trabalhar. Seu sarcasmo característico muitas vezes migrava para suas personagens e o sorriso no rosto era uma constante, mesmo durante a dolorosa batalha contra o câncer durante sete anos. Sua morte deixa as artes cênicas mais pobre e o humor nacional mais vazio. Que siga em paz.


22 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não acreditei que ela se foi...

Chaconerrilla disse...

Muito triste...

Caio disse...

Parabéns pela bela homenagem, Sérgio.

chica disse...

Um susto ao ouvir triste notícia! Pena! Eta doença feroz essa! abração,chica

Anônimo disse...

Partiu tão jovem...tristeza.

FABIOTV disse...

Minhas condolências aos familiares, amigos e fãs da atriz Márcia Cabrita. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Ricardo disse...

Rezei para que ela vencesse essa batalha. Infelizmente, ela se foi, mas deixou uma obra inesquecível. Que descanse em paz e que DEUS conforte os familiares, amigos e fãs.

Giam disse...

Márcia Cabrita era uma atriz maravilhosa! Deixará muita saudade!

E a Globo deu uma bola fora em não exibir, pelo menos nesse sábado, o Sai de Baixo em rede nacional como forma de homenageá-la. Preferiu deixar no ar o cansativo "Estrelas"! Nem ninguém que fez parte do elenco surgiu na tela pra ler um texto de despedida(como fizeram várias vezes no antigo Zorra Total quando faleciam integrantes do programa) antes da exibição do episódio que só foi ao ar nos estados sem horário de verão e sem programação local! Lamentável!

Lulu on the sky disse...

A Márcia Cabrita era muito divertida. Uma pena que ela tenha partido tão cedo.

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Clau disse...

Oi Sérgio,
Uma grande atriz e humorista.
Fará falta sem dúvida.
Bjs!

Vane M. disse...

Olá, Sérgio! Puxa, sete anos lutando contra essa doença? Nem imaginava, pensei que havia ficado doente recentemente! Lamentável perda, uma mulher de ouro, dedicada a fazer todos rirem! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Nem eu, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Muito,Chaconerrilla...

Sérgio Santos disse...

Valeu, Caio!

Sérgio Santos disse...

Susto msm, Chica.

Sérgio Santos disse...

Muito jovem...

Sérgio Santos disse...

As minhas tb, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Que descanse em paz,Ricardo!

Sérgio Santos disse...

O Falabella fez no Fantástico, Jason. Foi bonito.

Sérgio Santos disse...

Era mesmo, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Muita falta, Clau! bjssssss

Sérgio Santos disse...

Sete anos, Vane... Triste. bjs