quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Interrompendo sequência de tramas de época, "Apocalipse" tem início bastante ousado

Em virtude do claro esgotamento das tramas bíblicas, a Record resolveu apostar em uma trama contemporânea para substituir "O Rico e Lázaro", folhetim de repercussão nula e baixa audiência da emissora. Vivian de Oliveira, autora de "Os Dez Mandamentos" (2015), o maior sucesso do canal, foi escolhida para assumir essa nova empreitada. Assim, nesta terça-feira (21/11), estreou "Apocalipse", trama que falará sobre o fim do mundo, explorando as vilanias de um 'anticristo' e tento três fases (1980, 1996 e 2017), divididas em 170 capítulos, caso não haja um esticamento no percurso (o que costuma ocorrer em produções da emissora) .


Dirigida por Edson Spinello, a novela abusará dos efeitos especiais e vai misturar amor, fé, catástrofes e redenção. O clipe do folhetim deixou claro que o enredo é sombrio e bastante pesado, repleto de momentos de tensão, incluindo assassinatos macabros e tiroteios. Uma ousadia e tanto, levando em consideração parte das críticas em torno da história pesada de "O Outro Lado do Paraíso", escrita por Walcyr Carrasco e exibida atualmente na Globo. Também ficou evidente o elenco numeroso. Há mais de cem atores escalados, ocorrendo algumas entradas e saídas a cada mudança de fase. 

A trama se passa em quatro países: Brasil, Itália, Estados Unidos e Israel. Os sinais do fim dos tempos estarão presentes em todos os locais. A primeira fase narra a trajetória de quatro jovens ---- o americano Alan (Maurício Pitanga), a brasileira Susana (Carolina Oliveira), o italiano Adriano (Felipe Cunha) e israelense Débora (Manuela do Monte) ----, nos anos 80, que escolhem Nova York como destino universitário.
Alan e Susana vivem uma complicada história de amor, enquanto Adriano e Débora vivem um relacionamento infeliz. Os dois pares têm filhos na segunda fase e os meninos são Benjamin (Igor Rickli) e Ricardo (Sérgio Marone). O primeiro é o mocinho e o segundo é o anticristo, grande vilão do enredo. A mocinha será Zoe, jornalista vivida por Juliana Knust. Vale observar que Igor acabou de protagonizar "O Rico e Lázaro", emendando uma produção na outra, sem respiro para o público ---- assim como os ótimos Lucinha Lins e Zécarlos Machado, outros nomes do elenco.

O primeiro capítulo exibiu o começo dessa relação do quarteto, com direito a fumaças negras em algumas cenas, simbolizando a presença do 'demônio', esperando para encarnar no feto de Débora. A situação, vale mencionar, beirou o grotesco, lembrando algumas cenas de "Mutantes", novela de sucesso da Record, marcada pela bizarrice e efeitos ridículos. Porém, a produção visual no Tsunami exibido logo no início da história ficou bem realizada. Uma onda gigante devastou um resort luxuoso da Ásia, aterrorizando os presentes. Apesar das atuações deprimentes dos atores em questão, foi uma sequência boa ---- claramente copiada do filme "O Impossível" (2012), com tomadas idênticas.

Outro bom momento desse começo foi a perseguição policial a um assassino em série, que vem intrigando os policiais pela forma macabra de seus crimes. Como a primeira fase se passa na década de 80, veículos como Opala, Monza e Fusca foram utilizados e o momento de tiroteio, com carros a toda velocidade, ficou bastante crível e bem dirigido. Aliás, essas separações de contextos provocou uma sensação de estar assistindo a quatro novelas em uma. O Tsunami na Ásia, depois uma família de judeus enterrando parentes, o quarteto central em viagem por Nova York e o mistério envolvendo um serial killer no Brasil resultaram em um excesso de informações, confundindo um pouco. Pareceu até que haviam cortado a trama subitamente quando o capítulo chegou ao fim. Já no segundo, exibido nesta quarta, houve a continuação do mistério envolvendo os assassinatos e mais foco na relação do quarteto em Nova York. O que chamou atenção foi a insinuação de um clima podre na Igreja Católica, através do diálogo de um senhor caracterizado como um padre e planejando que a religião deles precisa dominar sempre. A igreja satânica da novela era nitidamente a católica.

A nova novela da Record merece um reconhecimento por finalmente abandonar o enredo bíblico de época, que já estava esgotado. O risco é a abordagem dos eventos do livro do Apocalipse soar ridícula em um enredo contemporâneo, vide o Arrebatamento ---- quando Deus tira da Terra todas as crianças com menos de 12 anos ----, a Tribulação ---- marcando o início da Terceira Guerra Mundial, com desastres naturais e epidemias de fome e peste ---- e a chegada de Anticristo, tendo seu corpo tomado pelo diabo. Até profetas descerão dos céus para evangelizar pessoas... Porém, só observando o desenvolvimento do enredo para saber e ver como isso tudo será exposto.

"Apocalipse" teve uma estreia ousada e desafiadora para o público, exibindo uma trama arriscada e repleta de referências ao 'demônio'. Se o público comprará essa história ou rejeitará o clima sombrio da mesma só o tempo vai dizer. Mas, o fato é que Vivian de Oliveira está disposta a investir em uma produção com toques sobrenaturais.

25 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a estreia mas hoje vi uma cena vilanizando a igreja católica como se os evangélicos fossem os salvadores honestos. NOJO! NÃO VEJO MAIS!

André disse...

Record tá repetindo os mesmos erros da Globo. Se na própria Globo essas novelas com muitas fases (Em Família, Velho Chico, A Lei do Amor) já confundem o público, imagina na Record? Já passou o tempo de se gabar por ter um elenco numeroso. A Globo aprendeu com o erro, vide Salve Jorge, e a Record já deveria ter aprendido, considerando as novelas dos Mutantes. Só de tentar entender a sinopse e o elenco, eu me perdi. A Record tem ambições na teledramaturgia que não cabem no alcance de público. Eles deveriam investir mais em tramas policiais, nisso eles são bons.
Prevejo uma novela confusa e cansativa. Antes que venham falar qualquer coisa: as três novelas no ar na Globo também são cansativas.

Italo disse...

E a fumacinha preta representando o capeta???? kkkkkkkk tosco demais

Luli Ap. disse...

Oun Sérgio olha que vou dizer até achei num primeiro momento que poderia ser diferente, tipo assim uma coisa mais voltada para as catástrofes naturais mesmo, meio sci-fi, meio pesquisa, meio eco, masssssssssssss #sóquenão!
Não assisti esses primeiros capítulos e até posso dar uma olhadinha nessa trama investigativa aí que parece ser a única coisa interessante pra valer, só que 170 capítulos vão virar 250 hihihi
Uma pena né non?
Poderia aproveitar a oportunidade de fazer diferente :/
Pelo que li no post até a cena do tsunami foi uma "inspiração"
Afe, caraca, pipocas carameladas, dá preguiça viu :)
Bjs Luli
https://Café com Leitura na Rede

Unknown disse...

Que preguiça desse zé povinho manipulado da rede globo com o discurso de sempre "não vi, não quero ver" só porque não é do meu plim-plim. ZzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZz...

Quanto a novela fiquei de queixo caído, realmente os efeitos especiais foram dignos de cinema e a historia promete e muito. Acho que o ibope correspondeu as expectativas. Vou tentar acompanhar.

Débora disse...

Acompanhei muito rapidamente a estréia de "Apocalipse". Achei até que a Record se esforçou, o que é muito válido porém falta MUITO para chegar a "perfeição."

Outro Assunto...

É interessante perceber o quanto a sociedade mudou em 20 anos. Me refiro a novela "Por Amor" atualmente em exibição no Viva. Na época da exibição todo mundo aplaudia as canalhices do Marcelo, inclusive as mulheres. Hoje todo mundo joga pedra nele e com razão, porque ele não passa de um babaca. OK, a Laura não é nenhuma santa mas ele a usou como se fosse descartável e quando bem quis. É tratado como um bebê pela mãe e ainda apoiou a ideia do aborto dos gêmeos. Mandou a Eduarda parar os estudos e a proibiu de fazer faculdade alegando que ele era o "homem" da casa. Ficou bravinho porque ela foi visitar o César, um amigo de infância, quando descobriu dos gêmeos para buscar conforto. Fez o César bater o carro por ciúme sendo que a Eduarda NUNCA deu a menor esperança pra ele, ao contrário dele com a Laura. Disse que ele podia dormir com a Laura porque era homem. Por diversas vezes humilhou o irmão que sempre o defendeu, humilhou a gravidez da Helena e incentivou a Eduarda a fazer o mesmo, torceu o nariz quando a Eduarda fez as pazes com o pai. O Marcelo era um arremedo de ser humano, como podem ter gostado dele e massacrado a Eduarda? Que apesar de mimada cresceu ao longo da história, ao contrário dele.

Bell disse...

Ainda não assisti, mas acho que preciso rs...
bjokas =)

Anônimo disse...

NOVELA NOJENTA!! QUE IMPLEMENTAR A INTOLERANCIA RELIGIOSA DE VEZ FALANDO QUE CATÓLICOS SÃO DO SATÃ. SATÃ SÃO ESSES EVANGÉLICOS BABACAS!!!!!

Anônimo disse...

De novo a Record com uma novela forte no ar e a Globo com uma péssima, vem ai ODM X Babilônia parte 2.

Anônimo disse...

Os puxa-saco da Record não conseguem elogiar as novelas da emissora sem falar da Globo. É uma fixação doentia. Parecem aqueles evangélicos dementes que veneram o pastor. kkkkkkk

Anônimo disse...

Sergio, aproveitando a deixa sugiro que você, mais pela frente, faça um texto sobre o falso moralismo de alguns telespectadores, que detonam O Outro Lado do Paraíso taxando-a como uma novela "pesada", "sombria" etc sendo que Apocalipse não fica pra trás. Terá até mesmo assassinatos "inspirados" nos trechos da Bíblia e algumas demonstrações de intolerância religiosa como foi sugerida no segundo capítulo. Se possível, comente também sobre a exagerada campanha negativa que alguns "jornalistas" (A maioria do R7, diga-se de passagem) a trama da Globo, que chega a ser ridículo. Novela pesada por novela pesada, eu fico com a que estreou antes.

P.s.: Desculpe o textão mas, como já disse, chega a ser ridículo tanta hipocrisia e perseguição por parte de alguns telespectadores.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na próxima semana, comentarei sobre os primeiros capítulos de Apocalipse. Até aqui, gostei do que vi. Já atualizei meu blog excepcionalmente neste período de férias com o balanço final dos pontos positivos e negativos de O Rico e Lázaro. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, André.. abçs

Sérgio Santos disse...

Isso foi tosco msm, Italo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Luli...rs bjão

Sérgio Santos disse...

Desculpa, Luiz, mas do jeito que vc fala vc parece manipulado pela Record. Achou O Rico e Lázaro maravilhosa e agora já tá encantado com essa e odiando tudo da Globo... Ah, eu acho Pega Pega ruim demais e Tempo de Amar modorrenta antes que me acuse... abçs

Sérgio Santos disse...

Débora, acredite se quiser, eu já fiz esse texto e está pronto há uns dois meses, acredita? Postarei em breve. Só adiei pq vieram vários outros assunto... Quero ver seu comentário e endosso tudo o que disse! bjssss

Sérgio Santos disse...

Ok, Bell. bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tá torcendo, anonimo?

Sérgio Santos disse...

É curioso isso mesmo, anonimo... rs

Sérgio Santos disse...

Escreva o quanto quiser, anonimo. Pensarei na sua sugestão. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio. abçs

Camilinha disse...

Eu to amando essa novela, nunca vi uma adaptação tão detalhada do apocalipse, é uma adaptação obviamente não vai agradar ao gosto doutrinario de todos, a qualidade da imagem e do som as vezes deixam a desejar mas a trama apesar de arriscada é diferenciada e ta valendo muito a pena assistir