segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Ao explorar declarações racistas de William Waack no "Domingo Espetacular", Record expõe seu telhado de vidro

Neste domingo (12/11), o "Domingo Espetacular" colocou como a matéria da semana as declarações de cunho racista de William Waack, provocando seu afastamento na Globo. Foram onze minutos de reportagem sobre toda a polêmica que ocorreu em torno do jornalista de sua concorrente. Nada de anormal nisso, afinal, foi um assunto de imensa repercussão e toda a imprensa noticiou o caso (provocando atenção até de veículos internacionais). O problema dessa reportagem específica é o telhado de vidro da Record.


A emissora dos bispos exibiu uma longa reportagem, sem apresentar nada de novo, reexibindo o trecho da declaração deprimente do jornalista e expondo as reações negativas de alguns atores da Globo, como Bruno Gagliasso, Cris Vianna e Lázaro Ramos, além de ferrenhas críticas de militantes negros. O programa ainda entrevistou Diego Pereira, operador de TV que presenciou o comentário de Waack e o divulgou um ano depois, quando foi demitido da emissora. Ainda exibiu declarações de Robson Cordeiro, amigo do rapaz que o ajudou a divulgar o vídeo.

Mas, ironicamente, quem estava apresentando a revista eletrônica dominical da Record e ainda anunciou a matéria foi Paulo Henrique Amorim. Para quem não lembra, o jornalista foi condenado por injúria racial em 2015,  quando perdeu definitivamente o processo movido por Heraldo Pereira, comentarista político do "Jornal da Globo" (e cotado para substituir Waack na bancada).
O jornalista da Globo se sentiu ofendido, com razão, quando Paulo o chamou de 'negro de alma branca' em um texto de seu blog. Ou seja, a situação beirou o absurdo ou expôs o retrato do cinismo.

Isso porque a Record nada fez contra o jornalista na época. Ele não foi afastado, punido, advertido e muito menos demitido. Continuou trabalhando como se nada tivesse acontecido. Portanto, a emissora demonstrou não se importar muito com injúrias raciais, desde que sejam feitas por nomes conhecidos. Afinal, é preciso lembrar também que o mesmo canal demitiu Marcão do Povo, após o apresentador do "Balanço Geral - DF" ter dito que a cantora Ludmilla era uma 'pobre macaca'. A diferença é que ele era um nome sem qualquer relevância no meio e só conhecido em Brasília, ao contrário de Paulo. A impressão passada é de que só há punição dependendo da importância do nome.

E se a emissora queria tanto exibir uma reportagem explorando as declarações racistas de William Waack, precisava colocar Paulo Henrique Amorim para apresentar? A memória do povo brasileiro realmente é bem curta, mas não é para tanto. Colocar um jornalista condenado por injúria racial para anunciar uma matéria de um colega acusado do mesmo crime é, no mínimo, uma atitude bastante cínica. Para culminar, a emissora acabou, involuntariamente, expondo seu telhado de vidro, 'lembrando' o telespectador que, ao contrário da concorrente, não tomou nenhuma atitude a respeito. Feio.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu nem sabia disso! QUE ABSURDO!!!! QUE NOJO! A Record ainda aproveitou a propagando da Globo de "100 milhões de uns" para dizer que ela representa os 50 milhões de outros. Nem criatividade tem... Recopia.

Yasmin disse...

Quando vi o Paulo Henrique anunciando a reportagem achei que a Record tava tirando uma da minha cara.

Anônimo disse...

O MAIS CURIOSO QUE EU ACHO É A RECORD ACUSADA DE SER OPORTUNISTA SEQUER DIVULGAR NUMERO DE TELEFONE COM COBRANÇA PRA VOTAR NA FAZENDA, APENAS O JUSTUS DIZ "VOTE NO R7". JÁ A GLOBO TÃO "CORRETA E HONESTA" NO SEU BBB O APRESENTADOR DIZ O TEMPO TODO PRA LIGAR QUANTAS VEZE$$$ QUISER E VOTAR, SABENDO QUE A LIGAÇÃO É COBRADA E MUITA GENTE TEM PREJUIZO COM ISSO, POIS CRIANÇAS, EMPREGADAS DOMÉSTICAS E ETC LIGAM VÁRIAS VEZES SEM CONSENTIMENTO DO DONO DA LINHA. CURIOSO, NÉ?

Clau disse...

Boa tarde Sérgio,
Vc é ótimo!
Muito bem lembrado esse episódio
onde o Paulo Henrique Amorim foi
condenado por injúria racial.
Pura ironia um sujo falando do mal lavado,
uma pena mesmo que a maioria das
pessoas nem lembra mais
desse acontecimento.

P.S.: Vi num site esse teste
e imaginei que vc vai acertar todas!
'Descubra o nome de 15 novelas
em apenas uma imagem'
https://tvefamosos.uol.com.br/quiz/2017/11/13/descubra-o-nome-de-20-novelas-em-apenas-uma-imagem.htm


Bjs!

Adriana Helena disse...

Sérgio, como vai amigo?
Absolutamente perfeita a sua abordagem!
Que coisa mais cínica, por parte da emissora Record( que quer sempre explorar eventos horríveis como este para tirar vantagem) em colocar o Henrique Amorim para apresentar! Nem acreditei quando narrou amigo, tamanha a ironia da situação!!

E estou torcendo para o Heraldo Pereira assumir a bancada do jornalismo no Jornal da Globo, jornalista sério e gentil!! Meu favorito!!

Perfeito, como sempre!!
Desejo uma semana maravilhosa!!!

Anônimo disse...

O anonimo que só escreve em maiúsculas e defende a Record não vê nada demais nessa emissora nojenta ter chamado DOIS AGRESSORES DE MULHERES para o reality.Sendo um dele sexpulso da Globo. NOJO.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Rá! Kkkkkk. Fala sério temos que rir, né? É muita hipocrisia. Não sou nenhuma defensora da Globo, aliás eu acho que a mesma tá longe muito longe de ser exemplo e padrão de comportamento ela na verdade vive pisando feio na bola, mas isso é outra questão ligada a outras questões que não cabem nem aqui e nem agora. Vamos falar da coleguinha. Eu não vi isso porque eu raramente ligo a TV, mas não me surpreende, pois não é a primeira vez que a Record usa um erro ligado a "amiguinha" pra se promover. Vamos ser francos? A gente sabe que essa guerra de farpas, de quem tem mais razão e etc acontece entre empresas concorrentes de qualquer ramo desde que o Saci tinha as duas pernas eu já vi varias vezes uma falar mal da outra sempre puxando a sardinha para o próprio lado, ambas jogando pedras no telhado de vidro da outra, mas esse fato em si é tão ridículo que a gente fica até sem saber o que dizer, aquela máxima do sujo falando do mal lavado, do imundo criticando o encardido e eu não estou nada surpresa, pois uma vez eu vi uma pessoa ligada a Record detonando o BBB (Detesto BBB. NÃO ACHO que quem gosta é burro, idiota, inculto e etc, até porque eu amo algumas pessoas que curtem então... Mas na minha humilde opinião é horrível. Sim eu já assisti, pra criticar a gente tem que conhecer. Desculpa as maiúsculas, mas ultimamente a gente tem que ser cristalino) E aí eu estava vendo isso e concordando com a pessoa quando eu lembrei que a Record tem o seu próprio BBB que é tão ruim quanto o outro e eu comecei a me perguntar será que eles ainda não chegaram naquela parte da Bíblia onde Cristo diz: " Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão." (Sim eu sou cristã e também sou pecadora e muito.) e meus olhos tem tantas traves que eu não tô enxergando direito, mas felizmente eu ainda tô pensando e nessa guerra Globo X Record sabe quem tem razão? Nenhuma!
PS: Eu sempre falo que vou fazer um comentariozinho e acabo fazendo uma redação e antes que eu esqueça seu texto tá ótimo

Anônimo disse...

Não acho que o jornalista seja de fato racista, o problema é que hoje em dia tudo vira um mimimi sem fim, o hipocritamente correto esta nos levando pra um caminho muito obscuro(será que pode usar essa expressão ou sou racista também?). Todo mundo só vê a coisa preta(de novo). As vezes usamos palavras em nosso vocabulário desde que o mundo é mundo, não significa que somos preconceituosos ou racistas, ou homofobicos, ou seja lá mais o que. Eu mesmo já disse essa mesma frase "parece coisa de preto" sem querer, sem nem pensar no que estava falando. E quem nunca disse alguma frase onde a cor negra é usada pra expressar algo negativo que atire a primeira pedra. Será que musicas como aquela do Luis Caldas que diz "olha a nega do cabelo duro, que não gosta de pentear" também significa que o cantor baiano é, ou era racista? E monteiro Lobato que se refere a Tia Nastácia em um de seus livros como "macaca"? Tenho certeza que nenhum deles é racista, assim como eu não sou e nem o tal jornalista. E se ele tivesse dito "isso é coisa de loira" ele sera afastado também? Sabemos que existem piadinhas e um certo preconceito com loiras, mas nesse caso eu duvido muito que teria a mesma repercussão, ou seja, o preconceito esta tão arraigado em nós que falar de preto é pior que falar de loiras, de branco azedo, de branquelo... Como se lá no fundo pensássemos que ser negro é a pior coisa. Estamos indo pra um caminho muito perigoso, a coisa tá ficando mesmo PRETA!

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Idem, Yasmin...

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, mas que diabos tem a ver o BBB e Fazenda com o racismo em questão??? Vc leu o texto????

Sérgio Santos disse...

Foi asqueroso, Clau!

Sérgio Santos disse...

Tb torço mt pro Heraldo, Adriana. E foi nojento mesmo. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Dá asco mesmo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Leitora, sempre faça comentários imensos. Ou como quiser. Amo! Aliás, adorei!

Sérgio Santos disse...

Anonimo,concordo que o politicamente correto exagera em muitos pontos e já até escrevi sobre isso. Mas é diferente. Ele é um jornalista renomado e estava cobrindo as eleições americanas, que elegia Trump, após anos de Obama. Foi um absurdo aquele comentário. Ele ainda foi burro em falar aquilo naquele lugar. A punição foi merecida. Cometeu um crime. Porém, isso de censurar músicas do passado, querer proibir fantasias de carnaval e afins, eu concordo que é ridículo.