terça-feira, 27 de setembro de 2016

"A Lei do Amor": o que esperar da próxima novela das nove?

A próxima novela das nove contará com dois estreantes no horário nobre. Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari escrevem pela primeira vez um folhetim para a faixa mais cobiçada da Globo. Ela, por sinal, não tem nada de novata. Afinal, já produziu primorosas minisséries ---- "A Muralha", "A Casa das Sete Mulheres", "JK", entre outras ---- e escreveu ótimas novelas ---- os remakes de "Anjo Mau" e "Ti ti ti", além de "Sangue Bom" (quase sempre tendo seu colega como colaborador, inclusive). Entretanto, agora, os dois têm o desafio de encarar uma missão que se tornou cada vez mais complicada: emplacar um folhetim às 21h.

Desde o retumbante fracasso de "Babilônia", o horário nobre vem enfrentando dificuldades de se reerguer. "A Regra do Jogo", pelo menos, elevou a média geral em quatro pontos, o que foi um belo feito. A atual "Velho Chico" conseguiu aumentar os números, mas bem timidamente, sendo necessário citar as constantes derrotas para novelas das seis e das sete da Globo. Portanto, está claro que "A Lei do Amor" enfrentará dificuldades. Porém, deixando a questão 'numérica' de lado, o que importa mesmo é que seja uma boa novela. E, por tudo o que tem sido visto nas chamadas --- e no clipe que pode ser visto aqui ---, a nova produção tem boas chances de funcionar.

Isso porque se trata de uma história clássica. Basicamente a essência do folhetim está presente. O enredo principal é o amor entre uma menina humilde e um rapaz milionário. Ou seja, o retrato do clichê mais conhecido na teledramaturgia ----- que sempre costuma agradar quando bem desenvolvido.
A novela terá duas fases e a primeira será composta por cinco capítulos, focando somente no núcleo central, o que costuma ocorrer nessas situações. Os mocinhos serão vividos por Isabelle Drummond e Chay Suede, com a trama sendo ambientada nos anos 90, e os dois cederão o lugar de casal protagonista para Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini, quando a produção chegar aos dias atuais.

A mocinha Helô é da família mais miserável da fictícia São Dimas e sua vida é um calvário: a sua mãe, Cândida (luxuosa participação de Denise Fraga), é uma doente terminal e seu pai, Jorge (Daniel Ribeiro), está desempregado e sofre com o alcoolismo. Eles vivem à beira da represa e a menina se mostra forte diante dos inúmeros problemas. Já o mocinho Pedro ama velejar, adora admirar a natureza e se encanta à primeira vista por Helô, que corresponde imediatamente. O rapaz é filho do poderoso Fausto Leitão (grande Tarcísio Meira), empresário do ramo da tecelagem, e nunca se deu bem com a madrasta Magnólia (ótima Vera Holtz). É justamente a ambiciosa mulher, aliás, que atrapalhará o romance do casal.

O pai da mocinha, desesperado com a situação de miséria da família, assalta a tecelagem dos Leitão e vai preso. Jorge acaba morto na prisão e Helô culpa Fausto e Magnólia pela desgraça. Já prevendo que a menina planejará se vingar deles, a vilã arma para separar o enteado do amor de sua vida, contando com o apoio do marido, que se prepara para começar uma carreira política na cidade ---- se aproveitando da influência que tem em virtude de suas indústrias. O que culmina na separação, por sinal, é um clichê bem conhecido: o falso flagrante que Helô dá em Pedro, vendo o amado com outra mulher (Suzana - Gabriela Duarte) na cama. Ele, inclusive, acaba viajando depois do traumático término. Sophia Abrahão, Hugo Bonemer, Thiago Martins, João Vitor Silva e Maurício Destri são outros nomes que participam da primeira fase.

Vinte anos se passam e Fausto usufrui seu cargo na prefeitura, enquanto Mag é vista como uma santa na cidade. A cidade de São Dimas se encontra transformada e o poderoso homem pede para seu filho voltar, pois começa a sentir peso na consciência pelo que fez no passado em parceria com a esposa. Pedro volta e, claro, acaba se reencontrando com Helô, reiniciando o enredo principal, que nada mais é do que um tradicional folhetim, sem qualquer traço de ousadia ou 'novidade'. A novela, como pôde ser observado na história do personagem vivido por Tarcísio Meira, terá um viés político, contando ainda com o talentoso Otávio Augusto interpretando um deputado ---- essa questão, aliás, foi a razão alegada para o seu adiamento (ela foi substituída por "Velho Chico" porque 'sofreria cortes' devido às eleições municipais), mas ficou evidente que a 'desculpa' foi forjada, pois a trama de Benedito Ruy Barbosa teve vários elementos políticos e a minissérie "Justiça" também não poupou o espinhoso tema.

A novela tem um elenco muito bem escalado. Além dos nomes já citados, sendo necessário levar em consideração o prazer de ver Vera Holtz vivendo a grande vilã do enredo, há ainda a talentosa Isabella Santoni na pele de Letícia, filha de Helô que começa a história recém-recuperada de uma leucemia. A atriz, inclusive, raspou os cabelos para o papel e a doença deve voltar no meio do folhetim. A menina fará par com Humberto Carrão, que viverá o mau-caráter Tiago. O rapaz aparentará ser um sujeito íntegro, mas vai trair a namorada com Isabela (Alice Wegmann, que viverá também a gêmea Marina, perfil misterioso que surgirá posteriormente). A filha da mocinha, aliás, é fruto do relacionamento da mãe com Pedro, mas todos pensarão ser herdeira do vilão Tião, vivido por José Mayer. É outro perfil bem promissor que tem tudo para destacar o veterano ator. Uma situação triste que vale ser lembrada é a escolha do intérprete: Domingos Montagner foi escolhido para viver seu primeiro canalha na tv, mas ele acabou pedindo para estar em "Velho Chico". O resultado da troca o Brasil já sabe e ainda chora.

Grazi Massafera também promete boas cenas. Após o show em "Verdades Secretas", vivendo a ex-modelo e drogada Larissa (que lhe rendeu uma indicação ao Emmy), a atriz será a Luciane, uma ex-garota de programa que se envolve com um político e protagoniza situações hilárias. Cláudia Raia interpretará Salete, dona de um posto de gasolina, que representará uma espécie de devoradora de homens ---- os seus frentistas, por exemplo, estarão sempre sem camisa. Titina Medeiros promete roubar a cena com a espevitada Ruty Raquel (clara homenagem ao clássico "Mulheres de Areia"). Regiane Alves, Bruna Hamu, Heloísa Périssé, Armando Babaioff, Mila Moreira, Tato Gabus Mendes, Bia Montez, Érico Brás, Bianca Muller, Maria Flor, Emanuelle Araújo, Tuca Andrada, Renato Góes, Camila Morgado, Thiago Lacerda e Ana Rosa são outros ótimos nomes no elenco. Regina Duarte ainda fará uma participação luxuosa, vivendo Suzana na segunda fase, protagonizando momentos românticos com Tarcísio Meira.

"A Lei do Amor", dirigida por Denise Saraceni, é uma novela que tem todos os ingredientes para despertar atenção. Ao menos as chamadas estão bastante empolgantes. Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari estão apresentando bem o enredo deles, mas resta apenas aguardar o primeiro capítulo para ter uma impressão melhor e esperar o andamento das mudanças de fases para uma observação mais completa. Mas as perspectivas são boas.

40 comentários:

Anônimo disse...

Espero um novelão. Amei o clipe.

Chaconerrilla disse...

Amei o clipe e todo o elenco. Destaco Isabelle e Chay, porque sou fã dos dois S2. Eles têm muita química e estão muito bem nas cenas. Ver Humberto Carrão viver um vilão me deixa muito contente. Amo o trabalho dele e estava com muita saudade de acompanhá-lo na TV. Outra que amei ver de volta foi Bruna Hamú. Saudades da Bianca S2. Gianechini e Cláufia Abreu nem preciso falar. Dois lindos.

Heródoto disse...

Tomara que seja uma boa novela porque é uma ruim atrás da outra no horário nobre.

Kika disse...

Que clipe MARAVILHOSO! Será um novelão!!!! Adorei!

Unknown disse...

AMO Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, e procuro não criar expectativas pra mais nenhuma novela pro tombo não ser grande, mas acho que é praticamente impossível essa novela ser ruim. Não deixa de ser uma novidade e tanto Maria Adelaide no horário nobre e um respiro entre as mesmices dos autores dessa faixa, que ultimamente vêm se repetindo muito. Além disso, ela NUNCA errou. Sinto falta até hoje da maravilhosa Sangue Bom e se A Lei do Amor for pelo menos metade do que ela era eu já me dou por satisfeito.
Abraços

Anônimo disse...

Sérgio gosto muito das suas críticas.,e procuro sempre acompanhar suas análises,que são sempre coerentes e sensatas. E quase sempre expressam o que eu acho é não consigo colocar em palavras. Porém, dessa vez creio que cometeu alguns erros,não nas análisses mais nas informações sobre a novela. Sou grande fã da Maria Adelaide como sei que você também é e estou acompanhando cada detalhe dessa produção que tem tudo pra ser primorosoa. Bom,vamos aos pontos: Vi hj através do Twitter os autores da novela falando em uma entrevista que Tião será o grande vilão da trama e não magnólia como citado no texto. Magnólia será uma personagem ambígua que aparentemente faz de tudo para manter a família e o casamento. Ao meu ver,os crimes aos quais sera acusada serão cometidos por Tião justamente para incrinina lá pois até onde sei terão uma inimizade do passado.outro perfil errôneo se dá a a Tiago.Um amigo recebeu a resposta de uma jornalista sobre o perfil do personagem e ela afirmou não ficar claro se Tiago é ou não ruim ou bom. Uma traição não pode ser único ponto de julgamento pra uma pessoa ser mal caracter,afinal vemos muitas pessoas de carácter bom que traem não é ? Ao meu ver Tiago será uma vítima da família como Pedro, os dois serão vértices de uma mesma moeda. Li um spoiler da cena seguinte a quando Tiago sofre o atentado com Isabella e a reação do personagem é cheio de remorso e culpa pensando até mesmo em se entregar e é confessar o assassinato. pra mim isso não é atitude típica de um vilão.se eu estiver errada, ótimo. Tenho paixão por Humberto Carrão e amarei vê lo num vilão,ainda mais com esses nuances da novela,mais acredito que Tiago caminhará para redenção pelo que fez com Isabella e terminará com ela.outro ponto errôneo, é Isabella a informação oficial é que Isabella e Marina são a mesma pessoa,Isabella acordara desmemoriada e assumira a identidade de Marina. Os personagens da novela sim,ficarão sem saber se se trata de outra ou da mesma, o que Faz mais sentido pra história,a não ser que Isabella realmente tenha morrido,essa gêmea não faz sentido. Bom espero que não tenha se chateado com as minhas correções, como disse te admiro muito e estou só procurando ajudar. Ass Juliana

chica disse...

Estou curiosa e pelo que vi será legal! Tomara! abração,chica

Anônimo disse...

Tô sentindo cheiro de um lacre vindo por aí. As chamadas estão ótimas, o elenco está bem escalado, a trilha sonora também promete ser boa e a história clichê ao meu ver parece ser o principal atrativo.

Ver Cláudia Abreu, Vera Holtz, Tarcísio Meira e Regina Duarte na trama vai ser show de bola, pois são atores incríveis.

Izabelle Drummond pra mim deveria ser Letícia e Izabella Santoni deveria ser Helô na primeira fase. Izabelle nunca faz novela no horário nobre e quando faz é só uma participação, ela aliás ao meu ver está mais preparada para o papel.

É um prazer ver Titina Medeiros de volta as telinhas, adoro ela e espero que tenha um bom destaque.

Melina disse...

Sérgio, querido, depois de Sangue Bom que amamos eles têm tudo para criar uma outra novela ótima. Estou ansiosa e adorei tudo o que li aqui sobre a trama. Me animei ainda mais. E o clipe tá lindo! Um beijo.

Anônimo disse...

Olá, Sérgio! Eu adoro as novelas da Maria Adelaide Amaral e do Vincent, "Ti-Ti-Ti" inclusive é a minha novela favorita das sete, mas confesso que estou um pouco receoso com A Lei do Amor. As tramas da MAM sempre trazem algo inovador, um texto crítico e afiado, mas dessa vez estou achando tudo tão clichê, tem até a famigerada cena do flagrante armado da mocinha pegar o galã na cama com outra, usada à exaustão - "Totalmente Demais" e "Haja Coração" são os exemplos mais recentes. Espero estar enganado, mas minhas expectativas estão baixas. O jeito é aguardar e torcer, pois não acompanho novelas das nove desde "Avenida Brasil", todas as posteriores me decepcionaram e já estou com saudades do horário.

Marcia Pimentel disse...

Olá,
vi o clipe e parece que será uma novela muito boa. As pessoas gostam de um clichê. O que dizer de Shirlei e Filipe? Vamos ver o que vai dar.
Abrçs.

✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio,realmente um grande desafio para a dupla de autores, estreantes no horário das 21 hs. Pelas chamadas-clip- e pelos atores/atrizes promete muito.Oremos...ops , aguardemos!
Belos dias,abraços!

Murilo disse...

Obrigado por ter respondido a minha pergunta! E quanto a "A Lei do Amor", posso resumir minhas expectativas com relação a essa novela em duas palavras: só vem!

Pâmela disse...

Oi Sérgio :D
Sobre " A Lei do Amor" to com a expectativa lá em cima e vindo da Maria Adelaide e do Vicent, sei que não vou me decepcionar.
To apostando alto nesse vilão do Mayer simplesmente por ele ser fantástico. O Zé não erra nunca, mesmo quando os perfis dos personagens são parecidos.
Por exemplo: O Pedro de Laços e o César de Mulheres Apaixonadas eram muito fechados, cada um por seus motivos porém o ator diferenciou os dois até no tom de voz. E que o Tião seja vilão até o fim porque o horário nobre tá precisando.

Anônimo disse...

Pois vou aproveitar muito essa novela porque depois será só ladeira abaixo com Gloria Perez, Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva. Ninguém merece.

Sérgio Santos disse...

Tb espero, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb estou bem otimista, porlapazyporlavida lc! Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Heródoto.

Sérgio Santos disse...

Tb gostei, Kika.

Sérgio Santos disse...

Tb sou mt fã dela, Ed. E concordo com sua opinião. Acho que tem tudo pra ser uma grande novela.

Sérgio Santos disse...

Juliana, não se preocupe. Não fiquei chateado. Mas há uma questão importante; tudo isso que vc falou é spoiler sobre o enredo. Aliás, vc contou um bando de coisa que vai acontecer até daqui a um mês de trama mais ou menos. O título é "o que esperar da novela" e não "tudo o que vai acontecer na novela". ;) E Magnólia é tratada como grande vilã, sim. JHá o grande vilão será Tião. Porém, no futuro ela pode se revelar ambígua mesmo. Mas isso já é spoiler e não informação. O msm vale pro Tiago e afins... Bjsss

Sérgio Santos disse...

Ah, obrigado pelo carinho, Juliana.

Sérgio Santos disse...

Tb estou, Chica.

Sérgio Santos disse...

Concordo que promete mt, anonimo. Só discordo da Isabella e Isabelle pq acho as duas talentosas e achei os papéis perfeitos. É que vc devia querer ela com o Carrão de novo. Mas ela será protagonista da próxima das seis que tb promete. Abçs.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Melina. Saudades.

Sérgio Santos disse...

Raylan, os clichês quando bem trabalhados sempre funcionam. Vide o sucesso merecido de Totalmente Demais. Já os mal trabalhados ficam ruins, como o de Haja Coração. Mas acho que de A Lei do Amor parecem bem atrativos. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Marcia. bj

Sérgio Santos disse...

Oremos, Felis... rs abçs

Sérgio Santos disse...

De nada, Murilo.

Sérgio Santos disse...

Tb acho que o Zé tem tudo pra brilhar mt, Pâmela. Será o primeiro grande vilão dele e parece ser um baita personagem. bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Anônimo disse...

Promete MUITO!!!!!!!

Juliana disse...

Você costuma postar sempre esses seus pareceres sem falar muito sobre a novela né ? Desculpa se falei demais. Me empolguei. Aliás tô muito empolgada com a novela.Você ten razão,Mag será a mentora do plano que separara os mocinhos, que dará início a toda a história né ?então pelo menos da primeira fase,ela será a grande vilã.Sim. os autores da novela deram uma entrevista dizendo que ele é o grande vilão.eu acredito que sim. Ela aparentemente faz de tudo boara manter a família unida.sobre Tiago, queria dissertar um pouco mais com você, seus pontos de vistas estão quase sempre corretos, pelo menos os que acompanhei.Bom quando saíram as primeiras informações sobre o personagem, eu achei que ele seria como um Fabinho crescido rico,uma -Fabinho de elite. Sempre vi essa vibe Fabinho no personagem. Mais agora vendo as chamadas, já vejo Tiago como bom rapaz que cometera alguns erros e tera que lidar com as consequências e procurar reparar isso. Queria saber qual você acha que será os caminhões do personagem,agradeceria muito se pudesse me ajudar com esse dilema.

Sérgio Santos disse...

Não se desculpe, Juliana. Escreva o quanto quiser sempre. O espaço é pra isso. Acho ue Tiago seria bem mais atrativo se fosse um canalha disfarçado de bom moço. Humberto poderia brilhar mais. Mas pelo que tenho visto ele tem tudo pra ser um boçal covarde, que dá em cima de outra menina enquanto a namorada se recupera de um câncer e ainda banca o sofrido. Mas é cedo pra dizer, ele nem apareceu ainda. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Promete sim, anonimo!

Juliana disse...

Concordo plenamente com você. Amo esses perfil complexos,tipos de personagens que parecem uma coisa no fundo são outra, Carrão brilhou muito como Fabinho acredito justamente por causa desses nuances,ain não queria ouvir de você coisas desanimadoras :-( eu esperei tanto por essa novela, esperei tanto por esse personagem do Carrão, não queria me decepcionar,ainda mais depois de geração Brasil aonde ele teve um papel e uma história decepcionante.Espero que realmente esse não seja os caminhos do personagem pois outro Davi como todos estão temendo ninguém merece. Espero não me decepcionar com o personagem,com a novela e principalmente com Maria Adelaide. Sei o quanto ela gosta dele,fez todos os trabalhos dela,vir das mãos dela,um personagem ruim pra ele, seria terrível demais pra mim. Obrigado pelo carinho e por responder às minhas dúvidas.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Juliana. Mas acho que a novela será excelente. Estou confiante. Já no papel do Carrão, creio que terá mt destaque, o que é bom pra ele. Mas tudo leva a crer que será msm um covarde que provocará irritação.

Unknown disse...

Estou decepcionada com esta novela, Sérgio. Uma pena!

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Elvira. bjs