segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"Ofício em Cena" une informação, curiosidades e paixão pela televisão

Em abril deste ano, a GloboNews lançou um excelente programa: o "Ofício em Cena". A atração é resultado de uma parceria inédita entre o Jornalismo do canal a cabo e o Entretenimento da Globo. Comandado por Bianca Ramoneda, o formato é inspirado no projeto criado pelo saudoso José Wilker, que propunha justamente um produto que mostrasse para o público conversas sobre os bastidores da televisão.


A ideia é exibir o processo criativo e a forma de trabalho dos autores, diretores, figurinistas, atores e atrizes, que revelam suas técnicas e experiências, diante de um plateia repleta de colegas e também de estudantes de diversas áreas de comunicação interessados em aprender mais sobre o ofício. Todas as entrevistas são agradáveis e Bianca se preocupa em perguntar somente o necessário, deixando o entrevistado desenvolver seu pensamento com tranquilidade.

A primeira temporada foi primorosa e contou com nomes como: Dennis Carvalho --- que até falou na época sobre os problemas enfrentados em "Babilônia" ---, Amora Mautner, Ney Latorraca, Susana Vieira, Tony Ramos, George Moura (autor das excepcionais "O Canto da Sereia", "Amores Roubados e "O Rebu"),
Thelma Guedes (autora que escreveu em parceria com Duca Rachid "O Profeta", "Cama de Gato", "Cordel Encantado" e "Joia Rara"), Deborah Secco, Glória Perez (autora de sucessos como "Barriga de Aluguel" e "O Clone"), Thiago Fragoso, Denise Saraceni e Silvio de Abreu (atual responsável pela teledramaturgia da Globo), que fechou o ciclo de entrevistas.

Todos os programas foram excelentes e os entrevistados mergulharam na proposta, falando de vários costumes (alguns um tanto íntimos) e métodos, sem problemas. A atração é uma aula, nada chata, sobre o processo televisivo e como funcionam todas as engrenagens que compõem as novelas, séries e minisséries. Ainda serve para explorar as formas de trabalho de cada profissional que ajuda a fazer estas produções dramatúrgicas, tão populares no Brasil e no exterior.

As entrevistas são tão boas que meia hora de duração é muito pouco. Claro que as conversas duram bem mais tempo, porém, o programa exibido só conta com esses trinta minutos, contando o intervalo comercial. Deveriam refletir sobre isso, estendendo a atração em pelo menos vinte minutos. E Bianca Ramoneda é uma jornalista de extrema competência, que sabe tirar o melhor de seus entrevistados, conseguindo ainda debater os assuntos com propriedade.

A segunda temporada estreou na primeira terça de setembro (08/09) e o primeiro convidado foi Alexandre Nero, que vive atualmente o dúbio Romero Rômulo em "A Regra do Jogo". A conversa fluiu superbem e foi muito interessante acompanhar o ator relatando sobre seu processo de trabalho. Esta edição também já contou com a autora Lícia Manzo (responsável pelas primorosas novelas "A Vida da Gente" e "Sete Vidas"), e a mesma deu um show de simpatia, e expôs como trabalha nos seus primorosos diálogos tão reais de seus folhetins.

A apresentadora/atriz Regina Casé foi outro bom nome desta temporada e Bianca explorou bastante o elogiado filme "Que horas ela volta?", protagonizado brilhantemente pela entrevistada. Os atores Bruno Gagliasso e Mateus Solano também contribuíram muito com ótimas conversas. O primeiro falou principalmente do psicopata Edu, de "Dupla Identidade", e o segundo relembrou todo o imenso sucesso do seu Félix, de "Amor à Vida". Ao todo serão 13 episódios, um a mais que a temporada anterior.

Outros nomes que já participaram, proporcionando deliciosas conversas, foram: a atriz Glória Pires (que expôs sua imensa simpatia e simplicidade), o diretor Guel Arraes (que deu uma aula de como funciona o meio televisivo e o do cinema), Fernanda Torres (que não teve receio de rir de si mesma ao relembrar sua trajetória), o diretor de fotografia Celso Lima (que detalhou o seu minucioso trabalho e como o conjunto faz diferença no resultado final) e a figurinista Marília Carneiro (que falou sobre todo o processo de criação e composição dos figurinos das produções da Globo).

O "Ofício em Cena" é um ótimo programa, não só para quem trabalha com o entretenimento, como também para quem é apaixonado por teledramaturgia e televisão. As entrevistas comandadas por Bianca Ramoneda são muito agradáveis e informativas. Pela quantidade de atores, atrizes, diretores e autores no mercado, a atração tem material para muitas outras temporadas. E que assim seja.

20 comentários:

Yasmin disse...

Esse programa é maravilhoso e também acho muito curto ter só 30 minutos, merecia uma hora fácil.

Renato disse...

Adoro a Bianca e é uma repórter talentosa. Não cheguei a ver a primeira temporada toda, mas a segunda não tenho perdido. Gostei mais da Licia Manzo e do Mateus Solano.

William O. disse...

Eu vejo sempre e tb acho curto demais. Como é de canal a cabo não vejo problema em esticá-lo mais. Gostei muito da crítica.

Quércia disse...

Acho o melhor programa de entretenimento da GloboNwes atualmente. Superou até o Arquivo N.

Anônimo disse...

A série tá boa demais e gostaria de uma segunda temporada, mas duvido porque o Domingos tá sempre sendo escalado pra novela.

Ulisses disse...

Eu gostei mais dessa segunda temporada do que da primeira, com exceção da entrevista maravilhosa do Silvio de Abreu. Agora é até difícil citar uma melhor porque a de Licia Manzo, Mateus Solano, Bruno Gagliasso, Regina Casé, Fernanda Torres e tantas outras foram ótimas. Uma grata surpresa essa sua crítica.

Anônimo disse...

Sou fã da Bianca Ramoneda e da forma como ela conduz as entrevistas.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Não estava a par deste programa. Pelas suas considerações percebe-se que se trata de uma atração bem interessante. Vou dar uma conferida.

Feliz semana.

Abraço.

Anônimo disse...

Concordo, Sérgio. Amo o programa. E amei o novo fundo do blog.

MARILENE disse...

Sergio, é bom vir aqui (rss). Você nos mostra o que a TV oferece e que estamos perdendo. Eu me inteiro de programas que desconhecia estarem no ar. Gostei muito da postagem.

Sérgio Santos disse...

Merecia, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Tb gostei mais desses, Renato.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, William.

Sérgio Santos disse...

Tb acho que superou, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, acho que vc errou de post, esse comentário é de Romance Policial Espinosa. Mas concordo com vc, acho que não terá continuação.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Ulisses.

Sérgio Santos disse...

Tb sou fã, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Veja, Vera. É mt bom. E curtinho.

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Marilene. =) bjão