quarta-feira, 25 de julho de 2012

Esperada vingança de Nina faz Avenida Brasil explodir em audiência

Se alguns chegaram a se decepcionar com o centésimo capítulo de "Avenida Brasil", estes mudaram drasticamente de opinião quando se depararam com os desdobramentos que vêm ocorrendo na história. João Emanuel Carneiro provou que a virada da sua trama não seria apenas uma falácia ou uma 'promessa de político'. A tão esperada vingança de Nina começou a ser executada pela mocinha, rendendo cenas épicas e garantindo a satisfação do telespectador.


Após um capítulo aterrorizante e marcante, exibido no sábado passado, onde a protagonista é enterrada viva por Carminha, o público começou a acompanhar a revanche da anti-heroína. Na segunda-feira, vimos Nina pedindo ajuda de Janaína (Claudia Missura) para conseguir entrar na mansão e tirar Lúcio (Emiliano D`Ávila) de lá. O plano foi muito bem executado e o capítulo terminou com a vilã se deparando com a ex-empregada --- em uma cena assustadora, onde Nina 'surge' com uma luz na cara no meio da escuridão --- na sua sala, após espalhar fotos da víbora com seu amante (Max) pela casa.

Já nos dois últimos capítulos, mais especificamente o 104 e 105, o telespectador tem acompanhado uma sucessão de cenas excepcionais entre as duas figuras centrais da novela. Sendo muito bem dirigidas e tendo um texto
riquíssimo em mãos, Débora Falabella e Adriana Esteves protagonizaram sequências que jamais serão esquecidas. Pode parecer repetitivo elogiar o desempenho visceral das atrizes, mas após tantas cenas bem feitas, fica até injusto não citar a dedicação e o empenho destas talentosas profissionais. Débora se superou ao demonstrar, com perfeição, o ódio que sua personagem estava sentindo de Carminha e a satisfação obtida em humilhar a vilã que a tanto maltratou na infância. Já Adriana, mais uma vez mostrou que estamos diante de uma atriz que cresce a cada trabalho e, obviamente, irá faturar todos os prêmios que vier a concorrer.

Os diálogos eram tão fascinantes que todas as frases mereciam ser lembradas e colocadas aqui, mas seria impossível e faltaria espaço. Entre algumas pérolas humilhantes e cruéis ditas por Nina para sua nova serviçal, temos: "A partir de hoje eu sou a patroa e você é minha empregadinha!", "Tá esperando o quê? Me serve, vadia, me serve!", "A partir de agora você vai me chamar de senhora e com a voz aveludada!", "Esquenta essa comida direito, cavalgadura. Não sabe nem mexer uma panela!", "Achei que gente como você não tinha pai nem mãe, sabe geração espontânea?", enfim, são muitas frases memoráveis. Nunca uma vilã foi tão humilhada em dois capítulos.

O esperado troco de Nina rendeu 45 pontos, com 70% de share, no capítulo de segunda e o mesmo índice, mas com 71% de share, na terça. E estes dados são de São Paulo, pois no Rio de Janeiro, por exemplo, a novela chegou aos 60 pontos. "Avenida Brasil" é uma trama que tem mobilizado o país e a paixão que todos sentem por esta obra parece aumentar cada vez mais. João Emanuel Carneiro tem mostrado criatividade de sobra e ainda há muitas reviravoltas pela frente; a segunda fase apenas começou.

46 comentários:

https://ideiaslivres25.blogspot.com disse...

Muito boa sua postagem. acho que também todos esperavam por uma virada na novela, já estava meio cansativa , vendo só aquilo diariamente. Espero que o resultado seja bom.E vamos aguardar os acontecimentos.

Jerônimo disse...

Que novela brilhante! Adriana Esteves como sempre excepcional, mas o que foi a Débora Falabella nesses últimos capítulos? Foi de se apaixonar pelo talento dessa atriz! Sinto que nos sentiremos órfãos quando acabar essa novela!

Anônimo disse...

realmente, essa novela tem uma surpresa em todos os capítulos, mas, já está na hora de tomar o rumo do final....abçs

Cinéfilo Todo Dia disse...

A novela é muito boa, mas as cenas da "vingança" foram/estão sendo bem lugar comum. Se o enredo vinha surpreendendo, nesse momento ele está previsível,com exageros e inverossimilhanças típicas de qquer novela. É esperar agora outra virada na história pra da novo ânimo.

Montez Oliveira disse...

Uma novela maravilhosa, com duas atrizes centrais que mostram realmente o que cada personagem sente uma pela outra - mais um grande trabalho da Adriana e da Falabella - uma historia central impecavel, com uma direção firme e acertada e um texto simplesmente espetacular com tiradas excepcionais e com uma audiencia que merecia desde os primeiros capitulos.
Ótimo texto! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi amiga, olha,não estava achando nada cansativa, não, mas respeito sua visão. A virada promete muito mais cenas! Obrigado pelo comentário. Bj

Sérgio Santos disse...

Oi Jerônimo, é verdade. Também sentirei muita falta quando essa novela acabar. Adriana está maravilhosa e Débora se superou nessas últimas cenas! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Ana Lucia, obrigado pelo comentário. Por mim a novela poderia demorar um bom tempo, desde que não ficasse monótona. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi "Peixe Antenado", eu estou achando a vingança excelente e nunca uma vilã foi tão humilhada. Vejo fôlego de sobra na novela. Obrigado pelo comentário. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Montez, obrigado. Uma ótima novela e duas atrizes maravilhosas mesmo. Que grandes cenas nós temos visto. Dá gosto de ver. Obrigado pelo elogio! Abração! :)

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, concordo com os elogios às atuações de Débora e Adriana, e acrescento Marcello Novaes, quando Max fica perplexo diante da "nova" Nina. Mas, apesar de bem feitas, as cenas das humilhações estão repetitivas, com dois capítulos dedicados quase exclusivamente a elas.
Espero para logo a volta da família Tufão, para acompanhar as reações dos outros personagens quanto aos rumos da vingança da Nina.

Paty Michele disse...

A novela tá ótima!!! Não perco por nada. E embora não goste de ver ng sendo humilhado, deu até um pouquinho de pena da Carminha. kkkkk
A Nina vai transformá-la num ser humano melhor, vai ensiná-la como tratar suas funcionárias com dignidade!
Tô adorando tbm suas resenhas, viu, Sérgio.

um bjão

Valquíria Novaes disse...

Realmente eu adorei o capítulo em que a Nina aparece no escuro, foi o melhor kkkkkkkkk
Bjos!
amonailart.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi, Sérgio, lá venho eu remando contra a maré...continuo achando que a vingança coloca a pessoa no mesmo patamar que a outra. Mas é indiscutível o talento das duas, principalmente da Adriana Esteves tendo que controlar sua raiva. Será que o Max vai se redimir? Me pareceu que sim. Um abraço!

Carlos disse...

Lá vem vc de novo com essa novela kkkkkkkk

Quanto a interpretação não posso nem reclamar, embora ache que as vezes eles "gritam" demais, principalmente a família do Tufão e a Carminha (detesto vilã escandalosa, pra ser ruim não precisa gritar, vide a Flora). Tbm nem reclamo da parte tecnica, vou direto ao ponto:roteiro.

Não vou me repetir falando dos furos e nem vou falar das tramas paralelas pq não estou assistindo, não posso falar mais de Leleco, Cadinho e o pessoal do Divino, vou direto a trama central. Mas que vingancinha mais furreca essa, viu? 100 capítulos depois, pra isso? Quando eu vi que o JEC estava "enrolando" com a vingança, imaginei "tem que ser uma muita boa pra tanta espera", mas me enganei ao ler as notícias e agora estou confirmando.

Essa vingança é muito parecida com uma exibida a um ano. Sim, falo de Norma e Léo, que fez do último um escravo, a diferença é que a Norma é mais "fina" e a Nina é "escandalosa".

Claro que ter uma situação completamente inédita é difícil (se bobear impossível), não estou falando o contrário, mas na boa, tantos capítulos bons (o primeiro mês) pra no final a tão esperada vingança ser essa? Agora vcs me entendem pq deixei de ver a novela? Estória central fraca, com uma vingança fraca + furos + núcleos paralelos chatos e vazios + trilha sonora de péssima qualidade (só tem ai ai ai, oi oi oi, tchu tcha... O que salva nessa porcaria só Rita Lee e Adele).

J Araújo disse...

Sergio, muito obrigado pela visita e comentário. Com referencia a novela, isso mostra que o povo sempre quer ver justiça; mesmo que essa justiça seja feita com as própria mãos.

abraço,

Anônimo disse...

Nossa, ainda tô pra ver um fã maior da rede globo que esse sérgio, tudo da ex-poderosa pra ele é lindo, perfeito e justificável. Voce no post anterior comparou a recusa da globo em falar das olimpíadas com uma determinada loja de departamentos falar de outra. Só que jornalismo televisivo NÃO é comercio. A globo pode e deve sim mostrar o que acontece nesse tipo de evento, ela só não pode transmitir os jogos, oras. Falta de respeito e consideração com os atletas, com o povo brasileiro, com TUDO! A globo manipula esse país não é de hoje, vc deve saber que o BONI conta no seu livro todos os podres, inclusive a farsa das eleições de 1989 onde a globo favoreceu o candidato Collor nos debates e até levou ao ar duas novelas que faziam alusão ao lula, mostrando como um semi analfabeto pode ser desastroso se for eleito pra algum cargo politico. As novelas eram "o Salvador da pátria" e "Que Rei sou Eu", ambas de 1989. E olha que eu sou anti-PT, mas não aprovo esse tipo de coisa. Qto a novela atual, nosso amigo "Carlos" já disse tudo: essa vingança da nina já aconteceu igual em inúmeras outras novelas e dessa vez tá repetitivo e cansativo. Ah, e a trilha sonora dessa novela é a cara dos dias atuais: LAMENTÁVEL! Mas voce, meu caro sérgio, é novo e compreendo vc estar empolgado com a novelinha da ex-poderosa, eu como acompanhei grandes tramas antigas não vejo as coisas como vc amiguinho.

Carlos disse...

Anônimo

Não querendo defender o Sérgio, mas já fazendo, não acho que ele esteja defendendo a Globo, pelo menos não de uma maneira exagerada como certos críticos.

Quando ele deu esse exemplo é pq é um fato que cada emissora não quer fazer propaganda da outra. A Globo passa notas rápidas sobre as olimpíadas, isso quando fala. O mesmo já aconteceu na Record, quando as olimpíadas estavam na Globo. Uma tenta falar o mínimo possível da outra, mesmo que seja algo de importante pra sociedade. Eu acho isso errado, pq nem todos tem acesso a informação na internet (onde as duas postam sem problemas, se vc for na Globo.com lá estarão falando das olimpíadas), mas esse é o mundo competitivo, onde cada um vai em busca de seus interesses.

Quanto ao caso do Collor, a Globo já até deu uma resposta, não me lembro qual agora, mas ela meio que assumiu a culpa quanto aquela edição feita a favor do mesmo.

A Globo não é santa, e isso todos sabem, aliás nenhuma emissora é, só que não podemos ignorar a sua qualidade e que ela, apesar de não "mandar" como antes, ela ainda dita moda, seja quanto a música, roupa, etc.

Apesar de não gostar de Avenida Brasil e a achar uma trama fraca, não posso ignorar a parte técnica, bem superior as ultimas exibidas no horário. Tem muita coisa ruim nessa novela com mencionei no meu outro comentário, mas não posso colocar essa novela no mesmo patamar da anterior, mas ao mesmo tempo não posso colocá-la no pedestal como a mídia vem fazendo apenas pq JEC conseguiu se sair bem nas ultimas produções e conseguiu um NOME. Parabéns a ele, mas eu esperava mais de Avenida. Fico agora no aguardo de sua próxima trama, a terceira costuma ser a melhor hehe.

Vanessa disse...

Sérgio,
De fato, não me lembro de ter visto uma vilã ser tão humilhada ainda na metade da novela. O mais interessante é que não houve puxão de cabelo, tapa na cara. JEC saiu do lugar comum e optou por um embate psicológico.

Só achei que ficou repetitivo tudo isso no capítulo de ontem, quarta-feira. Se no dia anterior valeu, e muito, ver Nina virar "patroete", no seguinte virou "barriga" e perdeu o impacto. Espero que, com a volta da família do Tufão, o duelo das duas ganhe fôlego.

obs.: É curioso que, nos dois principais sucessos da Globo no momento, tenhamos em ambos o duelo entre "empreguetes" e "patroetes". Cada um com uma tinta, como o horário pede. Curioso também que, diante do estouro de "AVBR", "Cheias" ficou relegada a segundo plano. Não se ouve mais falar da trama das sete com o mesmo entusiasmo de antes, embora o ibope continue altíssimo!

Silvia disse...

Adriana Esteves é show! Gente, será que vai dar ora ficar com dó dela? Nas como vilã a Nina tem muito a aprender. Novelaço.

Milene Lima disse...

Foi mesmo eletrizante o capítulo. Me rendi à Debora Fallabela, de quem jamais fui fã. Mas dois dias seguintes com a mesma ladainha, já está cansando, até porque sabemos que a Carminha não vai ficar nessa até o fim da novela.
Minha maior curiosidade é saber o que vai rolar quando a família Tufão voltar.
Falando nisso, as tramas paralelas estão sim bem chatinhas. O mais divertido é a Suellen tentando fazer um Roni um hétero.

Beijo, Sérgio.

Cla disse...

Sérgio está virando uma loucura, mas o que eu ri com a cara da carminha de coitada foi demais.
Ruim que só os telespectadores sabem, está na mão de Nina e pretende se vingar de alguma forma.
O jeito como o autor usa as personagens está nos fazendo ficar fixados diante da tela sem ter pra onde fugir.

Ótimo texto.
Tenha uma bela noite, um grande beijo.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, obrigado pelo comentário. Impressionante como as atrizes estão fantásticas, né? Ambas merecem muitos troféus! Respeito sua opinião sobre a vingança, mas discordo. Foram só três capítulos até agora e parte do público reclamava que a Nina estava demorando muito para agir. Finalmente isso veio e agora merece uma duração maior. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, tá ótima, né? Olha, acho que nem milagre transforma Carminha num ser humano melhor, quanto mais Nina. Será imperdível ver a vilã sendo obrigada a tratar a filha melhor e os empregados também! Beijão! ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, foi um susto, né? Muito bom mesmo! Não resisti e precisei colocar esse momento na foto do post! Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, Nina não caminha para um final feliz na novela. Débora e Adriana estão sensacionais! Olha, acho que Max está com medo do que vai acontecer. Não sei se ele irá se redimir, não. Quem sabe! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, pois é, voltei com o assunto, não resisto! Realmente a vingança da Norma com o Léo foi semelhante, embora tenha detestado Insensato Coração e a trama ter demorado bem mais para se desenvolver, no entanto, não creio que ficará nisso. É só o começo e muita água vai rolar ainda.

Sobre a trilha nacional, concordo plenamente. Tirando Rita Lee, a música de abertura ('oi oi oi' virou um hino) e Marisa Montem nada mais se salva. No entanto, a trilha internacional é excelente. Com Adele, Coldplay, enfim... Abração!

Sérgio Santos disse...

J Araújo, às vezes na ficção nos contentamos em ver fatos que jamais poderíamos fazer! Abração!

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", não irei me a ter a esse debate de 'manipulação', 'alienação' e afins porque não vale a pena. Só se manipula quem é manipulável. Nesse posto eu nem falei da Globo e sim do autor, do enredo e das atrizes. O fato dessa história ser produzida pela Globo é consequência. Te aconselho a procurar uns textos que escrevi sobre Fina Estampa. Falei muito mal daquela novela, mas foi da novela e não da Globo. Enfim, paro por aqui, "amiguinho".


Obrigado, Carlos. Você entendeu bem. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, obrigado pelo comentário. Respeito sua opinião, mas não vi barriga na vingança e continua achando o embate ótimo. Realmente não teve surra, tapa na cara ou algo do tipo. Fugiu do lugar-comum, embora se tivesse ocorrido não veria problema.

É verdade, 'patroete' e 'empreguete' caiu na boca do povo e foi bacana ver João Emanuel Carneiro prestando uma homenagem à novela das sete. "Cheias de Charme" merece o sucesso, mas os dois último capítulos começaram a apresentar uma barriga saliente. Espero que não se perca! Beijão! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Silvia, Adriana é fantástica. A vida de Carminha deve ter sido bem sofrido, ao que tudo indica, mas ainda assim não acho que ela consiga reverter essa situação após tantas atrocidades que fez. Não justifica. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, Débora merece mesmo todos os elogios que recebe. Que atuação impressionante! Continuo gostando da vingança e das tramas paralelas. Também me divirto com Roni e Suelen!

O troco de Carminha será violento, pelo que se sabe. E Betânia é quem vai pagar o pato! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Cla, concordo plenamente com você. O sadismo dessa vingança divertiu o telespectador. O autor consegue prender o público mesmo! Beijão! =)

Dandara Blue disse...

Ué,já havia comentado e sumiu,então vou comentar de novo.
Texto impecável,como sempre.
Estamos diante de uma trama ímpar,um momento emblemático na dramaturgia e é incrível como existem pessoas que não percebem isso. Vai muito além do desempenho dos atores ou da trama.Trata-se de tratar o espectador como um ser pensante e emocional, provocar e gerar reações,transformações.
Aproveito para te agradecer a aula de paciência que oferece a nós que temos blogs, quando consegue responder com tanta diplomacia tamanhos absurdos.
Um beijo grande,
Dandara

FaloTv disse...

Tô amando as cenas de humilhaçãp cada vez mais pesadas de nina!! Acho a Novela maravilhosa e a sêquencia e atrizes perfeitaa!! JEC se superando a cada capitulo!

Carlos disse...

"Estamos diante de uma trama ímpar,um momento emblemático na dramaturgia e é incrível como existem pessoas que não percebem isso. Vai muito além do desempenho dos atores ou da trama.Trata-se de tratar o espectador como um ser pensante e emocional, provocar e gerar reações,transformações" Blue, Dandara

E eu como um "ser pensante" parei de assistir a uma trama CHEIA de furos, com uma péssima trilha sonora, com personagens feitos pra ENROLAR o público (núcleo Leleco, núcleo Cadinho, núcleo Divino).

O autor de tempos e tempos "esquece" os personagens, já percebeu? Se ele ja tivesse desenvolvendo a vingança da Nina durante esses 100 capítulos não precisaria esquecer o "resto", mas esse capítulo de quinta ele ignorou alguns personagens pra passar essa vingança tola. Tufão e cia não tem nada de bom pra fazer naquele casarão, tem nenhuma trama ali.

Quando ele "esqueceu" a Nina, desenvolveu a trama chata e irrelevante do Cadinho, do Leleco e até da Suellen, que DO NADA virou boliviana (kkkkkk), só se ela veio quando criança, pq ela tem sotaque algum (antes que vcs me venham com aquilo de "tem filmes onde os personagens não tem sotaque mas são de fora", normalmente os personagens dizem algumas palavras do seu "lugar de origem", nem isso a Suellen fez).

Anônimo disse...

Eu me rendo ao sérgio, a globo AINDA é poderosa, com sua programação de primeira, qualidade de deixar a TV fechada no chinelo: ZORRA TOTAL, TURMA DO DIDI, OS CARAS DE PAU, FAUSTÃO, PROGRAMA DA FÁTIMA BERNARDES, MALHAÇÃO, VIDEO CHATO, OPS, SHOW...

Anônimo disse...

E completando, o mais legal, empolgante e divertido programa da TV: BBB, claro. E tambem concordo que a globo não é pedante, nem maniqueísta, nem egoísta... E a novela Avenida Brasil é um marco, Carminha é a nova Odete Roitman, e a novela é uma nova "vale tudo". Tudo nessa novela faz sentido, a nina passar 100 capítulos pra conseguir tirar uma foto foi demais, super criativo mesmo. E aquele núcleo do "cadinho" é quase tão divertido qto assistir... ZORRA TOTAL! Eu me rendo!

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeito artigo, Sérgio. Valeu a pena esperar pela reviravolta de Nina pra cima de Carminha. Os capítulos têm trazido sequências aterrorizantes (no ótimo sentido) e permitiram a Adriana Esteves e Débora Falabella atuações extraordinárias, dignas de todos os prêmios de melhor atriz esse ano. As frases de humilhação de Nina viraram hit na internet, como "me serve vadia", de tal forma que a mobilização de AVBR nas redes sociais está mais forte do que nunca.

Grande abraço!

PS: Eu realmente não tenho paciência pra esse discurso anti-globo desse anônimo aí de cima. Poxa, se odeia a emissora, não assiste! (e não tô defendendo a mesma). Desculpa o desabafo.

Carlos disse...

Anônimo,

Não é questão de a Globo ser poderosa ou não, o que estamos falando, ou melhor, o que EU estou falando é que a Globo tem qualidade sim. Todos esses programas que vc citou são ruins? Sim, são. Mas tbm encontramos vários programas péssimos na Record, no SBT, na Redetv, etc.

A TV a cabo, tbm tem programas de péssima qualidade, mas vc não pode comparar a TV aberta com a fechada. Quem gosta de esporte por exemplo, na TV a berta tem que se contentar com outros produtos, enquanto na fechada vc acha um canal só sobre isso. É injusto fazer essa comparação. O que é mais "fácil": fazer uma tv direcionada a um público ou a vários? Por isso não entro nesse clichê de falar "graças a Deus tenho TV a cabo" pq não é bem assim. TV fechada TEM SIM programas "duvidosos", reprisa EXAGERADAMENTE suas atrações, etc. Na TV a cabo tbm encontramos humor estilo Zorra, encontramos realities estilo BBB, encontramos novelas que não chegam aos pés das brasileiras... Vamos com calma anônimo, por favor hehe.

Uma Interessante Vida disse...

Eu curti essa virada e agora estou no aguardo das novas surpresas... as atrizes estão conduzindo tudo de forma perfeita. beijos e bom final de semana.

Sérgio Santos disse...

Oi Dandara, seu comentário sumiu? Então deu algum erro porque não apaguei nada, aliás, nem modero os comentários. Creio não ter necessidade, pelo menos por enquanto. Tento ser educado com todos e sempre tendo um tempinho, faço questão de responder um a um, mesmo que algum comentário não seja lá muito educado. Porém, se insistir em deboche ou alguma ofensa, aí ignoro.

Sou fã de Avenida Brasil e não escondo isso, também acho a trama de uma qualidade ímpar. Beijos e obrigado pelo carinho de sempre.

Sérgio Santos disse...

Oi Falotv, também tenho me divertido com essas cenas. E hoje ainda fomos surpreendidos com Carminha tentando afogar Nina na banheira! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, aterrizantes e com um suspense que só o JEC sabe fazer. Dá gosto de assistir. Acho que todas as frases da Nina merecem ser lembradas sempre. SENSACIONAIS!!! rsrsrs

Sim, você sabe que eu não perco meu tempo com esse tipo de debate. Nunca perdi. Abração!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, você citou vários programas ruins, mas ignorou os bons. Isso se chama parcialidade. E você não precisa se render a mim, não, longe disso. Aliás, nem quero. Cada um com sua concepção.

Carlos, sobre a sua opinião em relação a todas as emissoras, concordo. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, o que mais teremos é surpresa. Carminha dará o troco em breve. As atrizes estão maravilhosas mesmo. Beijão e bom fim de semana pra você também! =)