quinta-feira, 24 de maio de 2012

O polêmico depoimento de Xuxa

A entrevista de Xuxa ao "Fantástico", no quadro "O que vi da vida", gerou uma imensa repercussão. O assunto a respeito dos abusos que ela sofreu na infância ainda rende nas redes sociais e na grande imprensa. Há críticas, elogios, dúvidas, desconfianças, enfim, polêmica é o que não falta desde que o desabafo foi exibido no último domingo.


Foram exatos 26 minutos de depoimento, onde Xuxa falou da carreira, a infância no subúrbio, seu amor por Ayrton Senna, a oferta que teve para se casar com Michael Jackson, sexo, a falta de privacidade e, o que teve imenso impacto: que foi abusada sexualmente na infância.

É de se admirar a coragem da apresentadora em expor algo tão íntimo e doloroso, porém, a impressão que se teve durante essa entrevista
era que Xuxa tinha um discurso ensaiado na cabeça. Afinal, mais uma vez ignorou sua briga com Marlene Mattos, não citou o nome de Luciano Szafir (pai de sua única filha), ao falar de sua paixão por Ayrton Senna não pronunciou o nome de Adriane Galisteu (atual namorada do piloto na época) e mais uma vez ignorou sua participação no filme "Amor Estranho Amor", onde interpreta uma prostituta que seduz um garoto de 12 anos. Em suma, só falou o que lhe convinha.

Após o relato, Xuxa foi muito elogiada de um lado e intensamente criticada pelo outro. A repercussão na internet foi imediata e no dia seguinte o assunto estava estampado em todos os jornais. Em meio a essa discussão toda, umas perguntas se fazem necessárias: por que Xuxa demorou tanto tempo para falar sobre esse assunto? Por que nunca revelou esse fato aos seus familiares? Por que não optou em falar isso primeiramente com um analista? Enfim, dúvidas que nunca serão sanadas. No entanto, a apresentadora está engajada numa campanha contra o abuso sexual de crianças e alega que deu esse depoimento justamente para ajudar nessa luta.

Ao que parece essa atitude da Xuxa surtiu efeito. Saiu na coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, que a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos recebeu mais de 220 mil ligações desde domingo, dia em que o "Fantástico" exibiu a entrevista.  Um recorde de denúncias sobre abusos sexuais em crianças.

Xuxa merece reconhecimento pela sua coragem e pelo seu engajamento nessa importante causa, porém, é inegável que houve um sensacionalismo da equipe do "Fantástico" ao ficar anunciando de 5 em 5 minutos a respeito da polêmica entrevista, e a apresentadora também não pode se indignar com as críticas e dúvidas de parte dos telespectadores, uma vez que ela mesma sempre fez questão de esconder parte da sua carreira.

34 comentários:

ELAINE disse...

Ôi Sérgio! Tenho minhas dúvidas a respeito da entrevista da Xuxa.... A partir das dúvidas levantadas, só consigo pensar que ela está procurando aparecer mais e permanecer na mídia.... Excelente post! Excelente quinta-feira! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

janna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
janna disse...

Oi Sérgio, feliz por participar de seu blog!
Acho que todo ser humano merece o benefício da dúvida...Seja verdade, mentira, artimanhas da mídia ou sensacionalismo barato, quem de nós vai saber? Só acredito que se tudo isso for mentira é uma vergonha e decepção para os milhares de fãs que aceitaram a personagem Xuxa, como rainha dos baixinhos, mesmo diante de seus trabalhos anteriores não condizerem com a posição dedicada a ela...
Uma grande abraço...

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

As revelações da Xuxa foram corajosas e surpreendentes até para os familiares. Também me perguntei por que ela demorou tanto tempo para falar sobre o assunto. O trauma das vítimas dos abusos sexuais muitas vezes permanece pela vida toda e as impede de manter relacionamentos afetivos e tocar a vida em frente. Somente com grande força interior, apoio de familiares e terapêutico alguns conseguem superá-lo.
Estranhei Xuxa não ter mencionado Luciano Szafir, Marlene Mattos, o filme proibido. De qualquer forma, se a intenção da produção do "Fantástico" era alavancar a audiência, conseguiu. Mas, quando o "Jornal Nacional" tentou ouvir a apresentadora sobre o tema, ela se recusou. Xuxa deveria imaginar que as revelações provocariam um efeito bombástico.

Patricia Galis disse...

Se for verdade o que ela disse não tem coisa pior que pode ocorrer com um ser humano.


ps: não recebi o e-mail

Sozynho disse...

Olá, Sérgio!
Não vi a entrevista,mas ao mesmo tempo que achei corajoso da parte dela, também achei estranho outros fatos de sua vida não terem sido sequer citados. Ou seja, fico em cima do muro. kkkkk
Abçs!
Rike.

Sozynho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Oi, Elaine. Obrigado pelo comentário. Essa confissão dela foi muito estranha e é totalmente plausível que todos tenham muita desconfiança a respeito do que foi dito. Como confiar levando em conta o passado que ela insiste em esconder mesmo todo mundo estando cansado de saber? Beijos e ótima quinta!

Sérgio Santos disse...

Oi, Janna! Eu que fico feliz! A dúvida persistirá, é inevitável. Xuxa sempre foi uma pessoa controversa e que só diz o que convém, portanto, esse depoimento acabou sendo visto como uma imensa interrogação! Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Elvira. Nem um familiar sabia. Como pode ela não ter desabafado com ninguém? E por que resolveu dizer agora? Ok, a campanha é muito válida, mas ela sempre participou de projetos que protegem e defendem crianças, ou seja, tudo é muito esquisito. E O 'Fantástico' se aproveitou dessa entrevista para aumentar sua audiência, obviamente. Obrigado pelo comentário! bj

Sérgio Santos disse...

É verdade, Patrícia. Isso é um horror mesmo. ps: então tentarei enviar de novo! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi, Rike! Obrigado pelo comentário. Pois é, corajoso mas muito estranho ao mesmo tempo! Paira a dúvida! Abração!

Unknown disse...

Esse assunto está sendo bem polemico
uns diz que ela falou a verdade ,outros
dizem que se fosse tão ruim ela não teria feito o filme que fez, com um menino ..mas sabe Deus o que passa na cabeça dela...Eu nem sei como responder esse assunto...Mas sobre o abuso é muito triste ouvir falar.
Mas vamos ver o que vai acontecer
com esses que abusam
Abraços!!!

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

Sabe-se que muitos artistas e emissoras provocam sensacionalismo
para alavancarem audiência. A Xuxa
não precisa de sensacionalismo, pois já é uma pessoa conhecida e rica.

Não sei se é verdade ou não, ou se é apenas mais ou menos.

Certo é que o resultado está produzindo bons frutos para a campanha proposta por ela mesma contra o abuso sexual de crianças.

De qualquer forma, considerando o mito que ela é, forçoso é reconhecer a sua coragem na divulgação de acontecimentos da espécie.

Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi, Rita. Obrigado pelo comentário. O assunto rende mesmo e mais confunde do que explica. Ainda tem essa questão do filme Amor Estranho Amor mesmo. Por que ela ignora isso se todos sabem que ela fez? Enfim... Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi, Vera. É verdade que esse depoimento ajudou no aumento de denúncias a respeito dos abusos sexuais. Valeu a iniciativa. Porém, há muito polêmica no meio disso tudo. Beijos e obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Olá Sérgio.
Eu penso o seguinte:
A Xuxa precisa estar na mídia,e a Globo precisa de ibope,até porque o Fantástico não anda lá essas coisas...
E nada melhor do que uma polemicazinha para levantar a moral da emissora não é mesmo?
A entrevista me soou mais falsa do que uma note de 3 reais,parecia ali que ela estava lendo um script.
As acusações eram vagas,sem nomes,lugar ou situações específicas.
Me perdoem os fãs da Xuxa,mas o pior cego é aquele que não quer enxergar.
Pra mim tudo não passou de jogada de marketing.

Abraços.

Fabio Dias disse...

Corajosa ela foi em se expor dessa maneira, mas parece que até aumentou as denúncias de pedofilia.
Pelo menos serviu pra alguma coisa!

Fabio
www.ocabidefala.com

Liza disse...

Xuxa e seus defuntos!
Ela só fala claramente de quem já morreu.
Valeu pelo apoio a causa de abuso sexual, mas se eu fosse ela depois de ter feito o tal filme nem tocaria num asunto desses...

Sérgio Santos disse...

Oi, Claudia. Muitos pensaram da mesma forma que você! E convenhamos, é perfeitamente normal esse tipo de questionamento após tantas tentativas da apresentadora em ignorar trabalhos da sua carreira. Obrigado pelo comentário! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Aumentou sim, Fabio. Mais de 220 mil denúncias. Está até no texto. Obrigado pelo comentário! Abraço! ;)

Sérgio Santos disse...

Oi, Liza. Obrigado pelo comentário. Também acho que valeu pelo apoio a essa importante causa, mas também não me convenci totalmente. As contradições são muitas. Beijos!

Thallys Bruno Almeida disse...

A entrevista causou polêmica especialmente por causa da revelação dos abusos que ela sofreu na infância, mas principalmente pela demora dela ao falar desses casos. Foi, de certa forma, uma novidade, assim como o "pedido de casamento" de Michael Jackson.

Porém, faltou aquilo que (acredito eu) o povo realmente queria saber dela, como a polêmica de Amor Estranho Amor (que eu já sabia que ela não ia falar mesmo), o relacionamento com Luciano Szafir e a fase da carreira ao lado da Marlene Mattos, especialmente o rompimento com a empresária, após o qual ela teve certa decadência. O quadro é bom, mas há de se reconhecer que este foi o episódio mais sensacionalista do mesmo.

Mas a coragem da Xuxa em revelar o abuso sofrido merece o reconhecimento. A entrevista mais confundiu do que elucidou qualquer coisa.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Thallys. A entrevista teve esse lado positivo, mas descambou para o sensacionalismo e Xuxa só falou o que interessava. Não foi por acaso esse excesso de críticas que ela sofreu e nem as especulações que fizeram. Abraço e obrigado pelo comentário.

Dandara Blue disse...

Sérgio,

Tenho uma certa relutância com relação a estes depoimentos que por mais que passem-e este passou-emoção,sinto que são bem planejados e atendem ao que o entrevistado quer.No caso,a questão do abuso ajudou sim a motivar muitos jovens a denunciar e só por isso,já teria valido.
O restante,me pareceu frágil.Muitos assuntos importantes não foram mencionados.Ou seja,o impacto maior foi por ser quem é,já que raramente dá entrevistas,mas muitas questões continuam sem respostas e é isso que frustrou um pouco.Realmente,como disse o Stycer,estava mais para sessão de psicanálise.Beijos,adorei o texto.

Cidinha disse...

Olá, Sérgio. Passando por aqui, para agradecer sua carinhosa visita. Obrigada! Gostei do seu cantinho. Já gostei mais de Tv. Más tenho grande admiração pelos grandes talentos! Muito boa a máteria postada... más fica a dúvida! Seria necessário se expor tanto sua vida pro país inteiro? Bom! Que seja feito um bom trabalho em favor da criança e do adolecente. Grande abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi, Dandara. É verdade. O depoimento foi bom de um lado, mas de resto fica difícil confiar plenamente. Não duvido que ela tenha sido abusada de fato, mas omitir os assuntos que sempre ignorou até agora fez diminuir a credibilidade da apresentadora. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi, Cidinha! Obrigado pelo comentário. Essa duvida persistirá. O trabalho em defesa das crianças é muito válido, mas esse assunto nunca ter sido abordado pela Xuxa nem com a própria família é sim muito esquisito. Beijos.

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Me surpreendi com o depoimento de Xuxa, achei emocionante, admiro seu trabalho, e acredito que ela tem uma responsabilidade muito grande para com seus baixinhos, campanha mais que apoiada, ela está de parabens pela coragem de ter aberto sua intimidade, dando esse depoimento emocionante.

Sérgio Santos disse...

Rafael, obrigado pelo comentário. Pelo menos esse depoimento serviu para aumentar o número de denúncias a respeito do abuso sexual de crianças. Abração.

Unknown disse...

fiquei apenas com impressões positivas depois da entrevista,afinal ela falou corajosamente em um assunto grave que é o abuso contra crianças, e quanto ao que resolveu contar ou não da sua vida não nos compete julgar, ela tem liberdade para se expor até onde acha que pode...
bjs :)

Sérgio Santos disse...

Jeanne, obrigado pelo seu comentário! Beijos e bom fim de semana! ;)

Samanta disse...

Olá Sérgio, cheguei ;) Atrasadinha como sempre, mas alegre por estar aqui ! Preciso aprender contigo a tática de ser a primeira hein !! Obrigadíssimo por me ajudar a prestigiar o vrsam, fico muito agradecida com seus belos comentários e consideração ;)

Bom sobre o depoimento, eu procuro não julgar as pessoas, também sofri abusos e sei que não é nada fácil tomar a iniciativa de contar isso para quem quer que seja, cada um tem seu tempo e seus motivos... é muito doloroso e uma vergonha para quem passou por isso...
Sobre ela ter omitido certas coisas , creio que eu faria o mesmo porque existem coisas das quais não nos orgulhamos e que já passaram, todos cometemos erros e alguns assuntos não são muito construtivos, mas também pode ter sido uma tática inteligente de tirar o foco disso tudo, mas não temos como saber as reais intenções dela.
No fim fico com uma boa impressão de ver alguém que teve coragem de se expor e que agora irá ajudar outras pessoas nesta questão do abuso, acho que já é super válido.
Pode ser que eu seja ingênua e ela só queira mais visibilidade, mas se isso gerou algo de bom como a luta contra os abusos, que seja né :)
Gostei muito da postagem, é bom conversar sobre este tipo de coisa e trocar impressões :)

Grande abraço e que seu restinho de semana seja ótimo !!!

Sérgio Santos disse...

Oi, Samanta! Tô ficando bom nisso, né?! rsrs Eu que fico feliz pela sua presença aqui! Imagino o quanto que você sofreu com isso e é um absurdo esse tipo de situação. Realmente não temos como julgar, já que pouco sabemos, mas que ficou um ar de ensaio, ficou. Mas como essa atitude já foi benéfica para o aumento de denúncias contra esse crime asqueroso, já valeu alguma coisa! Beijos e que você também tenha uma ótima semana! :)