sexta-feira, 27 de abril de 2012

Profissão Repórter apresenta um jornalismo de qualidade

O que era apenas um quadro do tradicional "Fantástico", o "Profissão Repórter" --- devido ao sucesso e à repercussão positiva que sempre teve --- , acabou entrando para a grade da Globo em 2008, onde se mantém até hoje e com fôlego de sobra, apresentando um jornalismo de imensa qualidade.


O programa é comandado pelo experiente Caco Barcellos e conta com uma equipe de jornalistas iniciantes, uma espécie de estagiários digamos assim. Em cada edição há um tema, que é abordado com muita competência, onde os repórteres se empenham em busca da notícia, mostrando uma visível paixão pela profissão. Há várias abordagens e as equipes são divididas em duplas. As reportagens são apresentadas de diversos ângulos e cada repórter é acompanhado por um cinegrafista.

Apesar do tempo curto
(a atração não costuma ter muito mais que trinta minutos de duração), o programa consegue extrair tudo o que é possível de cada tema apresentado e as matérias são sempre recheadas de emoção e profissionalismo. Na última terça, vimos uma ótima reportagem sobre transplantes, onde se pôde acompanhar o trabalho da equipe médica, a dificuldade dos pacientes que esperam por um órgão nas longas filas e o resultado de uma cirurgia de sucesso. Essa mesma situação já tinha sido abordada pelo programa ano passado, mas quem disse que pareceu repetitivo? Há uma renovação constante de idéias e isso se reflete no que é apresentado ao telespectador.

Prostituição, tráfico de drogas, a vida dos caminhoneiros, gravidez na adolescência, o trabalho dos bombeiros, trânsito, enfim, muitos temas já foram explorados pelo "Profissão Repórter" e sempre a qualidade se manteve presente, assim como a intensa dedição de Caco e seus fiéis repórteres.

O único motivo de críticas é o horário tardio em que é exibido --- quase sempre começa depois das 23h30m. Muitos telespectadores reclamam e com razão. Porém, com uma grade tão rica  e engessada quanto a da Globo, fica praticamente impossível o programa ir ao ar mais cedo. Então, infelizmente, é preciso se conformar com esse fato. Mas pelo menos há reprises na Globo News (canal a cabo da Globosat), o que facilita um pouco a vida de todos que se interessam pelo programa, mas não podem assisti-lo. E quem não tem tv a cabo pode optar pelos vídeos que estão disponíveis no site da Globo.com.

O "Profissão Repórter" foi um dos grandes acertos da Globo e a ideia de tirá-lo do "Fantástico", para transformá-lo em uma atração semanal na grade da emissora, foi uma ótima idéia. Que Caco Barcellos e sua trupe tenham vida longa nesse competente programa jornalístico. O bom gosto agradece.

21 comentários:

Katherynne Michelynne disse...

Gosto muito do Profissão Reporter, mas ultimamente não tenho visto por causa do horário.
Acho que deveriam trocar e colocar no lugar de Globo Reporter, ô programa ruim...kkk
Bjusssssss...
almaruiva.blogspot.com

Thallys Bruno Almeida disse...

Gostei do artigo. Essa paixão e empenho dos jovens jornalistas pela busca da notícia através dos seus mais variados ângulos, somada à experiência de Caco Barcellos, à diversidade de temas e ao fôlego que o programa mantém desde os tempos de quadro do Fantástico, me permite dizer: o Profissão Repórter assumiu o espírito investigativo que deixou de existir no tradicional Globo Repórter.

Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi, Katheryne. Obrigado pelo comentário! Pois é, o horário acaba afastando parte do público, como é o seu caso. O Globo Repórter não é mais o que era, pena. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Thallys, é verdade. Antes era o Globo repórter que nos apresentava essas matéris interessantes, mas , infelizmente, prefeeriu ficar focando quase que exclusivamente em temas como natureza e saúde. Nada contra, mas cai na mesmice. Abraço.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

O "Profissão Repórter" é um dos melhores programas jornalísticos da TV. A equipe de Caco Barcellos consegue mostrar o outro lado da notícia de uma maneira interessante e dinâmica. O problema é o horário tardio, pouco acessível para quem precisa acordar cedo. Mesmo assim, tem boa audiência.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

PS. Acabei de conhecer seu blog, que é rico em conteúdo e visualmente atraente. Parabéns e boa sorte.

Sozynho disse...

Olá, Sergio!
Concordo totalmente com você!
Abçs!
Rike.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Tudo bem?
..sim..você sabe,que não gosto muito da tv aberta, mas,este programa do Caco, é muito bem feito. O horário, afasta um pouco, para assistir ao vivo...mas, já vi muitas matérias interessantes, e também,pelo que eu acompanhei, dá muita chance para novos repórteres...
Obrigado pelo carinho da visita!
Bom final de semana!
Abraços

Valquíria Novaes disse...

Oi Sergio!
Pois é, sumi. Mas estou com muitos afazeres, tanto que nem tenho visto tv por esses dias :/
Nunca vi esse programa exatamente por ser muito tarde. Sou a favor de tirarem o Fautão do ar e colocar esse programa kkkkkkkkkkkk
Bjos!
amonailart.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi, Sérgio, gosto bastante do programa, mas como passa um pouco tarde e eu durmo cedo, dificilmente dá para assistir! Concordo com a Valquíria, podia passar no lugar do Faustão! Um abraço!

ELAINE disse...

Olá Sérgio! Obrigada a você e a Pat! Seja sempre bem-vindo! Já estou te seguindo também! É sempre bom descobrir um espaço interessante e informativo sobre tv como este! Bênçãos de paz, alegria, união e amor! Um abençoado Domingo! Carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Sérgio Santos disse...

Elvira, seja bem-vinda! Fico feliz em vê-la aqui! Realmente acho o Profissão Repórterum dos melhores jornalísticos da atualidade e merece os elogios que recebe. O horário é realmene o ponto negativo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi, Rike. Mt obrigado. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi, Felisberto. Sei sim! rsrs O programa é bem interessante mesmo e os jovens repórteres são dedicados e competentes. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi, Valquíria. Pois é, estava com saudades de vc! Aí eu reclamo mesmo! haha Pois é, o horário é o único ponto negativo do programa. Creio que essa alternativa não vai se concretizar, viu? rs beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi, Bia! Pois é, acredito que muita gente vai querer a mesma coisa que a Valquíria. rs Beijos e obrigado pela visita.

Sérgio Santos disse...

Oi, Elaine. Mt obrigado pelo carinho! Pra vc tb! Um bom feriado! bjsss

junior disse...

Fala Serjão vim aqui parabenizar pelo seu blog e claro pra quem gosta de televisão o povo pode vir visitar seu blog ok?
ha fico feliz por vc ter ido visitar meu blog tbm meu amigo vc sempre é bem vindo por la ok vou esperar mais comentarios seus falouu acesse

http://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com

grato

junior

Sérgio Santos disse...

Oi, Junior. Obrigado! Você me convidou e fui com prazer. Abração!

Unknown disse...

Nossa, nem me lembrava que antes era um quadro do fantástico... Adoro Profissão Repórter ( nada a ver com ser formada em Jornalismo, ok?) Adoro o Caco Barcellos. O horário tardio p/ mim nem é tão ruim, odeio dormir cedo, hehe. Só acho curto demais. Ah, sim, devia ficar no lugar do Globo Repórter, que há tempos tá uma porcaria e quase sempre, 99,5% só fala de bichos ou de dietas...
Felizmente, desse estilo, tem-se o ótimo Profissão Repórter na Globo e o Conexão Repórter no SBT, com Roberto Cabrini (é assim que se escreve?) e que dá de mil a zero no Globo Repórter...

Anônimo disse...

Presunçosamente se qualifica como um programa de classe mundial...Longe disso ainda, e com um viés sensacionalista, obsoleto.