quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mel Maia: a menina que encantou o Brasil

Assim que "Avenida Brasil" estreou, todos os telespectadores ficaram impressionados com duas situações: a primeira foi a atuação de Adriana Esteves como Carminha, uma vilã que já mostrou a que veio. A segunda foi o talento de uma linda menina que fazia sua estreia na televisão: Mel Maia.


O sofrimento de Rita nas mãos da madrasta comoveu o público imediatamente. E esse envolvimento rápido só aconteceu devido a uma junção de fatores: o texto de João Emanuel Carneiro, uma situação crível que poderia acontecer na vida de qualquer um, e as grandes atuações de Mel e Adriana.

O número de admiradores dessa criança só aumentava a cada cena que
 ela fazia. Como o próprio Ricardo Waddington (o diretor) disse em uma entrevista a Tadeu Schmidt, no "Fantástico", 'Mel é uma atriz que nasceu criança'. É impressionante como uma menina de sete anos consegue depositar, com muita competência, uma gama de sentimentos em uma personagem tão complexa e que muito ator experiente encontraria sérias dificuldades.

É bem verdade que não é a primeira vez que um talento dessa idade é descoberto. Glória Pires, Selton Mello, Cecilia Dassi, Fernanda Rodrigues, Tatiana Goulart e Bruna Marquezine são alguns exemplos. Mas, com exceção de Bruna, nenhum deles teve um personagem tão complicado logo no início da carreira. Bruna, sim, pode ser enquadrada na mesma situação de Mel. A sofrida Sallete, de "Mulheres Apaixonadas", era um perfil com o mesmo grau de dificuldade de Rita e foi interpretado tão maravilhosamente bem quanto.

O talento de Mel é tão grande que não teve uma cena sequer merecedora de críticas. Ela mostrou com perfeição a paixão que sua personagem sentia pelo pai, a tristeza pela morte dele, o ódio pela madrasta, o medo quando foi abandonada no lixão, o sofrimento quando era humilhada por Nilo (José de Abreu) e o carinho que sentiu por Batata, seu amor de infância. Aliás, falando nisso, Bernardo Simões é outro ator-mirim que merece muito elogios. Sua química com Mel foi nítida e ele também conquistou a todos. Batata e Rita viraram amigos, brincaram, se apaixonaram e logo depois se 'casaram' no lixão, na cena mais bonita da novela até então.

Nessa segunda-feira, começou a segunda fase de "Avenida Brasil" e, infelizmente, Mel e Bernardo se despediram da telinha. A última cena em que ambos estavam juntos foi emocionante e nem poderia ser diferente. Difícil que algum telespectador não tenha se comovido ao ver Rita sendo adotada e indo embora, após dar um longo abraço em seu 'marido', com lágrimas nos olhos e dizendo que iria voltar. Mel fará muita falta. Bernardo também. Que Debora Falabella e Cauã Reymond tenham consciência da grande responsabilidade que essas duas crianças talentosas colocaram em suas mãos. Que venham mais novelas para as duas revelações que conquistaram os telespectadores.

9 comentários:

Thallys Bruno disse...

Mel Maia foi o "pequeno grande nome" da primeira semana de Avenida Brasil e conquistou todo mundo. Quem não ficou com vontade de adotar a Ritinha? rs Tão pequena e já deu um verdadeiro banho de atuação em muito Caio Castro/Fiuk da vida. Espero que ela continue aparecendo nos flashbacks e nas próximas novelas globais.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Thallys. Verdade, todo mundo quis adotá-la. Caio e Fiuk precisam nascer de novo quando comparados com ela. Li que a menina está sendo disputada a tapa pelos outros autores. Ótimo!

Unknown disse...

Não só a Mel Maia,mas outros atores vem encantando. O elenco está afiado. Destaque para Adriana Esteves que na segunda fase conseguiu construir o estilo Carminha de maldade.A Isis Valverde está muito bem, dando um banho na Debora Secco e na Carolina Dieckmann, a atriz tem evoluído, gostei dela na pele da Marcela de TiTiTi. Fabiola Nascimento tbm tem me agradado. Na minha humilde opinião o pessoal do núcleo do subúrbio tem atuado melhor do que os da trama central, exceto a Débora Falabella e a Adriana Esteves que são um show. Não dá pra aturar o Tufão, a irmã dele, a mãe e o filho.

Sérgio Santos disse...

Unknown, obrigado pelo comentário. O elenco está afiado mesmo. Isis Valverde está muito bem como a piriguete Suellen e concordo com você em relação ao banho que ela dá em Nathalie e Teodora. Também tenho gostado muito do núcleo do subúrbio, mas também estou achedo ótimo o elenco central. Abraço e bom feriado!

Unknown disse...

Apesar da Isis está indo muito bem principalmente quando a personagem se mostra vigarista e não só piriguete, acho as cenas de sexo apelativas e cansativas. O personagem poderia crescer na trama de outra forma, mas não é culpa da atriz.

Sérgio Santos disse...

Unknown, realmente a Isis cresce quando essa personagem mostra uma outra faceta além da vulgaridade. As cenas de sexo estão dentro do contexto na personagem, mas, claro, também acaba sendo um artifício para atrair audiência. Abraço!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Mel Maia e Bernardo Simões foram a sensação dos primeiros capítulos de "Avenida Brasil".
Espero revê-los em cenas inéditas de flashbacks.

Sérgio Santos disse...

Elvira, também espero que essas duas grandes revelações tenham gravado cenas inéditas. Seria uma surpresa e tanto! Beijos.

Anônimo disse...

Ela é. Falsa e metida . se acha melhor que os outros.