domingo, 18 de setembro de 2011

Vídeo Show não é mais o mesmo

O "Vídeo Show" sempre foi um dos melhores programas da Rede Globo. Estreou no dia 20 de março de 1983 e tinha como marca registrada apresentar os bastidores das novelas e demais produções da emissora. Mas em busca de 'inovação' a atração começou a sofrer várias mudanças no formato e foi perdendo sua identidade.

O programa já teve vários apresentadores,mas o mais marcante foi, sem dúvida, Miguel Falabella. Quando resolveu sair do comando (em 2002), Miguel passou o bastão para as mãos de André Marques que acabou segurando o posto bom um bom tempo e de uma maneira competente. Mas foi em 2009 que a atração começou a se perder.

Sob a direção do já conhecido Boninho, houve uma série de mudanças drásticas a começar pelo excessivo número de apresentadores. André se viu obrigado a dividir a apresentação com Luigi Baricelli, Fiorella Matheis e Ana Furtado. Um pouco depois Geovana Tominaga também entrou para o time principal, após a polêmica do roubo do microfone (onde Susana Vieira disse que não tinha paciência com iniciantes e o tirou das mãos da repórter). Outra 'inovação' foi transmitir o programa ao vivo.

Não poderia ter sido pior. Erros constantes eram exibidos e o nervosismo de todos era nítido. No mais,vimos quadros de sucesso como o 'Falha Nossa' ser abolido da atração sem nenhuma explicação. Até hoje, embora os apresentadores insistam em negar, o quadro continua extinto. Quando exibem erros de gravação são sempre reprises e às vezes um ou outro inédito. Mais uma novidade foi um quadro onde são transmitidos flagras dos famosos. Desnecessário. O "Vídeo Game", que mostra uma divertida competição entre os atores da emissora logo após o 'término' do "Vídeo Show",  também sofreu alterações. Descartaram os famosos e apostaram nos anônimos. Outro erro. A graça não era o jogo e sim ver os famosos em situações inusitadas e se divertindo.

Após um tempo foram feitas novas reformulações que deram uma melhorada em alguns aspectos. Fiorella Matheis e Luigi Baricelli deixaram a atração e agora só André Marques e Ana Furtado ocupam a posição de apresentadores principais. Quando algum deles entra de férias, Geovana Tominaga ou Bruno De Luca (que entrou para a trupe fazendo matérias nas ruas com o 'povão')os substituem. É inegável que isso foi um ponto positivo. Vimos menos 'tumulto' no ar. A atração deixou de ser exibida ao vivo e quadro apresentado pela Angélica voltou ao bons tempos com famosos participando. Mas no aspecto geral o programa ainda deixa muito a desejar. Perde-se muito tempo exibindo milhares de cenas dos capítulos que foram ao ar no dia anterior e acaba sendo uma espécie de resumo de todas as novelas atuais. E o que precisa mudar urgentemente é essa conversa 'descontraída' entre André e Ana que é extremamente falsa. Dá pra ver claramente que é tudo lido no teleprompter (equipamento acoplado às câmeras que mostram o texto a ser lido pelos apresentadores) e nada é espontânteo. Qual o problema de deixá-los improvisar?

O "Vídeo Show" ainda é um bom programa, mas se faz necessário que ele volte a utilizar cada vez mais os arquivos riquíssimos da Globo, como fazia antigamente, e voltar com o quadro mais querido pelos telespectadores: o 'Falha Nossa'.

Nenhum comentário: