domingo, 19 de junho de 2011

Tapas & Beijos se encontra

A nova série da Globo tinha a missão de ocupar o lugar do finado "Casseta e Planeta" (cujo texto sobre o término você pode conferir aqui http://t.co/30foccX ) que ocupava a faixa das 22 horas de terça-feira há mais de quinze anos. A audiência do antigo humorístico estava abaixo do esperado pela emissora e as piadas não tinham mais graça.Então, logo após o término de mais um "Big Brother Brasil", estreou a atração protagonizada por Fernanda Torres e Andrea Beltrão.

Nos primeiros programas, a série não havia dito a que veio. Víamos personagens soltos,sem nenhum tipo de entrosamento e a graça não aparecia em momento algum. A sensação, aliás, era de que já tínhamos visto aquilo em algum lugar. Nada ali empolgava.

Com o passar do tempo isso foi mudando e os atores (que não são muitos) começaram a criar um entrosamento que parecia inexistente nos primeiros episódios. Muito provavelmente isso se deve ao fato de que no início, assim como nós,espectadores, os envolvidos na atração também estavam conhecendo seus próprios papéis e ainda não tinham a intimidade cênica que se faz necessária em qualquer seriado,novela, filme ou peça teatral.

As histórias passaram a ficar mais engraçadas e interessante de serem acompanhadas. A trama se passa,basicamente, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e as protagonistas são duas vendedoras de uma loja para artigos de noivas que se localiza no bairro em questão. O dono do estabelecimento se chama Djalma(Otavio Muller) que é casado com uma de suas vendedoras chamada Flavinha (Fernanda de Freitas). Fernanda Torres e Andrea Beltrão interpretam as personagens centrais: Fátima e Sueli, respectivamente. Além de trabalharem na mesma loja, elas também moram juntas. Sueli tem um ex-marido (Jurandir, vivido pelo Érico Brás) que vive atrás dela. Ela também ainda gosta dele e as idas e vindas do "casal" são o principal dilema da personagem. É importante ressaltar que Marilda, vivida pela mesma atriz em "A Grande Família" tinha um perfil bem semelhante.
Fátima é namorada de um rapaz (Armane,Vladimir Brichta) que é casado e isso, obviamente, gera várias discussões e brigas entre eles. Para completar ainda temos o hilário Seu Chalita, libanês.dono de uma espécie de bar, e interpretado pelo sempre bom Flávio Migliaccio. Chalita vive correndo atrás das protagonistas. Ainda há a pequena participação do excelente ator Kiko Mascarenhas fazendo um Santo Antônio atrapalhado que dá conselhos a Sueli. É uma espécie de imaginação dela.

"Tapas & Beijos" começou devagar,quase parando, mas conseguiu engrenar e já superou a audiência dos "finados" cassetas no horário. A idéia é que a atração fique fixa na grade até o fim do ano e com grandes chances de uma outra temporada em 2012. Será que teremos um seriado com o mesmo fôlego que "A Grande Família" ainda tem e que irá ficar nos ar por mais de dez anos? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário: