domingo, 16 de janeiro de 2011

O final provocador de Passione

Passione chegou ao seu término se consagrando como uma grande novela de Silvio de Abreu, que apesar dos problemas, teve uma excelente história e com um final audacioso.

Após a cansativa  'Caminho das Indias' e a sonolenta 'Viver a Vida', 'Passione' tinha a missão de voltar a prender o telespectador e o deixar empolgado com uma novela das oito. Missão difícil, já que todos estavam descrentes e desanimados após quase dois anos de tramas monótonas, depois da excepcional 'A Favorita'.

A novela começou, mas não decolou no ibope e nem empolgou o público, apesar do ótimo elenco e interessante história que se iniciava.

Porém,aos poucos Silvio começava a prender o seu telespectador com excelentes diálogos, vilões quentes e trama ágil. Os números de 35 pontos começaram a aumentar, chegando aos 39 e tendo esse ibope como média/dia.

A novela teve seus erros (fato comum em tramas que ficam no ar por  meses a fio), como: o casal insosso formado por Mauro e Diana, as canastrices do Gagliasso ao interpretar o safado Berillo, o assassinato de Saulo (um dos melhores e mais ácidos personagens), a forma como foi revelado o segredo de Gerson e a suposta redenção de Clara que se durasse uma semana seria "tranquilo", mas se estendeu demasiadamente ficando cansativo.

Em suas últimas semanas a novela explodiu em audiência, marcando acima dos 50 pontos quase que diariamente e chegando a picos de 59. Fato ocorrido devido aos capítulos ágeis e grandes cenas reservadas para a reta final.

O público se deliciou ao ver Clara sendo desmascarada com o retorno do Totó e humilhada por toda a família Gouveia.As cenas de perseguição onde Fred fugia da polícia foram excelentes e muito bem feitas; o encontro da vilã com a velha porca no presídio,a fuga das detentas,enfim.

Os veteranos nos maravilharam com suas atuações esplêndidas. Vera Holtz, Fernanda Montenegro, Leonardo Villar, Aracy Balabanian, Cleyde Yáconis, Daisy Lúcidi, Elias Gleiser, Emiliano Queiroz, Luis Serra, Irene Ravache, Francisco Cuoco, Flavio Migliaccio, Werner Schunemann e Tony Ramos foram ótimos como de costume. A entrada de Patrícia Pillar na reta final só serviu para coroar esse grandioso elenco.

Em seu último capítulo, Passione se mostrou uma novela ousada. Berillo terminou com as duas mulheres que enganou por toda uma vida, Brígida (grande Cleyde Yáconis) se casou com seu motorista (Elias Gleiser) e manteve um caso com o jardineiro (Emiliano Queiroz), Fred foi condenado por um crime que não cometeu(fato inédito nas novelas vermos um vilão sendo injustiçado) e Clara se revelou a grande assassina da novela, ficando impune numa trama bem amarrada.

Sílvio de Abreu fez o que prometeu: provocou o telespectador e o fez raciocinar do início ao fim.

Nenhum comentário: