sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Casseta & Planeta: o acerto do término

O Casseta e Planeta nos seus bons tempos era inigualável. Hubert, Reinaldo, Bussunda, Beto Silva, Claudio Manoel, Helio De La Pena, Marcelo Madureira e Maria Paula faziam um humor ácido e extremamente avançado. Não tinha como não rir das paródias políticas e das Organizações Tabajara.


Porém,o programa foi se desgastando aos poucos e começaram a surgir personagens chatos, cansativos e que não faziam mais ninguém esboçar um riso sequer. Alguém ri da Acarajete Love? Ou do Guerreiro, o Bombeiro? As piadas não tinham mais o mesmo impacto de antes.

Com o surgimento do Pânico na Tv e CQC, as comparações eram inevitáveis. Os dois programas viraram mania e conquistaram o público. Com isso, as críticas que os cassetas sofriam começaram a se intensificar.

Ao contrário do que muitos pensam, o programa já estava esgotado antes da morte do Bussunda. O que ainda salva  são as paródias das novelas, pois as caricaturas de Pegassione são hilárias. E todas as novelas que eles já debocharam? Esculachos de Família (Laços de Família), O Siliclone (O Clone), Chocolate Cumprimenta (Chocolate com Pimenta), Baleíssima (Belíssima), dentre tantas outras. Isso continua tão bom quanto antes (destaque para a perfeição com que Hubert imita Fernanda Montenegro). Mas o programa não se baseia só nisso.

O programa vem perdendo audiência ao longo dos anos (foram 14 pontos  em 10 anos). Passione marca 39, indo aos 40 ultimamente, e quando se inicia o programa o ibope cai para assustadores 23 pontos, mas ainda continuando na liderança. Com isso se acendeu o alerta na Globo e provavelmente fez com que a emissora tomasse providências. Tudo bem que foram eles que decidiram encerrar a atração, mas a empresa deve ter dado uma "forcinha"e com razão.

Apesar de tudo isso, não podemos apagar o que eles fizeram no humor nacional. Eles foram os pioneiros nos ataques bem humorados à política do nosso país e a toda a hipocrisia em que vivíamos e ainda vivemos. Merecem todos os elogios e reconhecimento por isso, mas era necessário esse encerramento da atração. Aliás,até passou do tempo, pois como mencionado, o programa já não tinha graça há muitos anos.

Que agora todos os integrantes corrijam os erros, observem que o humor atual não é mais igual a antigamente e consigam criar um novo programa que seja realmente novo e não apenas um Casseta e Planeta com novos quadros, mas com a mesma essência.

Nenhum comentário: